Celebrações online do Domingo de Ramos marcam início da Semana Santa dos católicos

Neste domingo (28) começa, para os católicos, a Semana Santa, cujo ponto alto será no outro domingo, quando acontece a Páscoa. A primeira celebração é o Domingo de Ramos, que simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém. Devido à pandemia de covid-19, por determinação do governo estadual, as igrejas de Pernambuco estarão fechadas para o público, podendo receber apenas sacerdotes para cerimônia virtual. As missas serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife e das paróquias.
A arquidiocese disponibilizou, em sua página na internet, um roteiro para celebração em família, em casa, com reflexões sobre o sentido do Domingo de Ramos. Há cânticos, orações e um texto para reflexão escrito pelo papa Francisco. O material foi produzido pela Comissão Arquidiocesana Pastoral para a Liturgia.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vai presidir missa às 9h na Catedral da Sé, em Olinda. A sugestão é que os católicos separem ramos de ervas e coloquem em suas portas ou janelas. Haverá transmissão pela @radioolinda, Facebook e YouTube de arquidiocese.
O bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio estará em Escada, na Zona da Mata, para conduzir a missa do Domingo de Ramos às 10h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, igualmente com transmissão pela rede social (@pascomsjcescada).
Explicação
A bíblia conta que Jesus, ao entrar em Jerusalém, foi saudados pelas pessoas com ramos de palmeira e oliveira, por isso chama-se Domingo de Ramos. Para recordar, os fiéis, em tempos sem pandemia, costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos. Há também pequenas procissões para aclamar a chegada do filho de Deus. Muitos levam os ramos para casa e guardam como forma de proteção.