Pernambuco pode decretar lockdow na quarta (17)

A coluna FalaPE apurou, ontem, com exclusividade, que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março. O anúncio seria feito pelo mandatário já nesta segunda (15). O formato é o mesmo do ano passado: fechar tudo e restringir ao máximo a circulação de pessoas, mantendo aberto e funcionando apenas os serviços essenciais.
Caso opte pelo fechamento, o governador estará tomando uma decisão acertada; seguindo, inclusive, o exemplo de outros estados brasileiros como Ceará e São Paulo, por exemplo. Os números são estarrecedores. Ontem, Pernambuco completou um ano do primeiro caso de coronavírus registrado aqui. Na última semana epidemiológica, o Estado registrou uma aceleração acentuada da COVID-19 com forte escalada nos indicadores.
Esse crescimento da doença acarretou um total estrangulamento do sistema de saúde com a quase totalidade dos leitos de UTIs ocupados no interior. A abertura de novos leitos – 100 nos próximos dias – não parece ser suficiente para impedir o lockdown. No último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, já eram 313.227 casos confirmados, com 11.269 óbitos. Uma realidade muito triste.
A saída para amenizar esse quadro não é outra se não o fechamento do comércio, empresas, órgãos públicos; suspensão das aulas e outras medidas restritivas. O custo político é alto, mas o governador está tomando o caminho mais prudente. A população, contudo, precisa ajudar mantendo o distanciamento social, usando máscara e álcool em gel. O que é pouco feito. Até porque o governo sozinho não vencerá essa guerra. Precisa da ajuda dos pernambucanos.