Saiba tudo sobre o Algodão Pima Peruano (Em breve loja em Iguaracy).


Cultivado no norte do Perú com as condições equatoriais perfeitas para o material, o algodão Pima se enquadra na linha premium de tecidos. O algodão Pima peruano é uma variedade de algodão exclusiva de Piura, região de vales próxima à costa noroeste do Peru. A produção é restrita, não utiliza pesticidas ou fertilizantes e é colhida manualmente para não danificar suas fibras extra-longas.
Suas fibras extra-longas resultam em fios maiores e mais resistentes, que geram um tecido mais leve, macio e durável. Chegam a ser até 50% mais resistentes do que as fibras do algodão convencional.
O algodão Pima cresce como um pequeno arbusto, com flores amarelas e sementes pretas. Suas fibras extra-longas atingem de 38 mm a 41 mm – contra até 31 mm do algodão convencional de fibras médias e são colhidas manualmente para que não sejam danificadas.
Quanto maior o comprimento da fibra do algodão, mais finos e resistentes são os fios produzidos por ele. Consequentemente, maior a qualidade e a suavidade do tecido.
Por isso, o algodão Pima, mundialmente reconhecido por sua maciez, frescor e resistência, é considerado uns dos melhores tecidos do mundo.
Além de ser reconhecido por sua maciez, frescor e resistência, o algodão Pima também apresenta uma qualidade excepcional: possui tramas respiráveis. Ao contrário dos tecidos sintéticos comuns, o algodão Pima facilita as trocas de ar entre a pele e o meio ambiente, não é a toa que as camisas da Lacoste destinadas ao mercado das Américas são fabricadas numa empresa chamada Devanley no Peru.
Muitos fabricantes Peruanos, compram a mesma matéria prima e os materiais utilizados nas roupas da Lacoste e fabricam com a mesma qualidade e materiais, revendendo com preços mais justos.