Queiroga diz que 3,5 mi não voltaram para tomar 2ª dose de vacina e lança campanha


Queiroga diz que 3,5 mi não voltaram para tomar 2ª dose de vacina e lança campanha

Cerca de 3,5 milhões de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid ainda não voltaram aos postos para tomar a segunda, informou nesta quarta-feira (7) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A informação foi divulgada durante o lançamento de uma campanha para estimular que as pessoas completem o esquema de vacinação, o que é necessário para garantir a proteção.
"É importante que a população que tomou a primeira dose volte para a segunda, pois só assim a imunização estará completa", disse o ministro no evento.
"O ministério tem feito esse alerta, mas ainda há um número superior a 3,5 milhões de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina", completou.
A pasta, no entanto, não divulgou os números detalhados. Questionado, o ministro negou que o problema ainda tenha relação com uma possível falta de doses, como ocorreu nos últimos meses em relação a algumas vacinas, como a Coronavac.
"Até pouco tempo atrás a segunda dose atrasada era por falta de imunizantes. Hoje o problema não é esse", afirmou, sem citar quais seriam os outros fatores.
O alerta sobre a necessidade da segunda dose foi reforçado por outros membros da pasta e em vídeos da nova campanha. No material, a família do personagem Zé Gotinha conversa sobre a segunda dose e demais medidas de proteção contra a Covid, como uso de máscaras.
"Temos observado, quando olhamos nossas curvas, que temos de acordo com as faixas etárias diminuído internações, casos e mortes [com a vacinação]. Mas precisamos entender que só estamos imunizados se tomar a primeira e segunda dose", disse o secretário de vigilância em saúde substituto, Gerson Pereira.
Ainda no evento, o ministro voltou a repetir a meta de imunizar toda a população adulta com ao menos uma dose até setembro, e com duas doses até dezembro.
Ele também defendeu o uso de diferentes vacinas na campanha de imunização. "Todos os imunizantes com registro na Anvisa são eficientes e têm nos ajudado."
Questionado sobre a possibilidade de reduzir o intervalo de aplicação das doses de algumas vacinas, possibilidade discutida em alguns estados, como São Paulo, o ministro disse que as decisões sobre esquemas de aplicação ocorrem pela câmara técnica de especialistas que assessoram o Programa Nacional de Imunizações, com base em dados dos produtores.
Ele pediu que as decisões acordadas sejam seguidas por estados e municípios. E citou impasses em outros temas, como a intercambiabilidade de doses, posição que tem sido adotada em alguns locais para vacinação de gestantes, por exemplo.
"Intercambialidade de doses, por exemplo. É uma possibilidade? É. Mas as evidências científicas ainda são frágeis, e não podemos queremos uma evidência self-service, que para uma coisa é de um jeito e para outra de outro", disse. (Via: Folhapress)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS