Vídeo com entrevista realizada pela nossa equipe de reportagem
Nesta quarta-feira dia 03 de agosto de 2011, ocorreu na Secretaria de Educação do Município de Iguaracy, um encontro com representantes do MEC, os técnicos Welington Brasileiro e Alice Maria de Lima que realizam o acompanhamento e monitoramento do PAR, Plano de Ações Articuladas. O momento, que foi muito importante para o município de Iguaracy, contou com a presença de representantes das comunidades escolares e representantes da sociedade. Durante a nossa entrevista, o Sr. Welington fala do que se trata PAA e qual é o ponto alvo deste projeto e a Srª Alice Maria fala sobre as exigências existentes e sobre a necessidade de haver as contra-partidas por parte das prefeituras, e não havendo esforço e boa vontade por parte dos gestores seria impossível viabilizar os projetos existentes.
A Secretária de Educação a Srª Josefa Marinalva fala sobre a alegria do município estar recebendo dois ônibus escolares e a aprovação de uma creche para o distrito de jabitacá, falou também sobre o projeto da creche para a sede do município de Iguaracy que está arquivada, e que através de informações da Secretaria Estadual de Educação, no mês de setembro estará reabrindo no sistema e que o município irá reelaborar o projeto e reenviar para garantir aos munícipes esta obra tão importante para todos. Sobre a reunião com os técnicos do MEC, falou que é de suma importância porque estão decidindo em conjunto mais ações para os próximos quatro anos. Esse processo é um momento significativo para educação dos municípios, onde vão ser identificadas as necessidades e perspectivas da educação.
Por Sérgio Coelho
Por dentro do Plano de Ações Articuladas
Esse programa de metas é opcional: cada secretaria de Educação decide se faz ou não o planejamento para seu estado ou município
Foto: Stock
É preciso planejar as ações da secretaria milimetricamente
Para ajudar os gestores a analisarem a qualidade do ensino municipal, o MEC distribui um roteiro de autoavaliação e várias tabelas com informações demográficas e de censo escolar. Cada item do balanço vale quatro pontos, sendo que os que recebem notas 1 ou 2 tornam-se as maiores prioridades. Como muitas vezes o mais urgente é ampliar a infraestrutura da cidade (através da construção de creches, melhoria de escolas em zona rural/periférica etc.), o PAR acaba se tornando um importante mecanismo de redistribuição de verba do orçamento federal. Atualmente, cada vez mais são requisitados também cursos de atualização e formação continuada para educadores.
Todos os governadores, prefeitos e secretários de educação que se cadastrarem no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) recebem uma senha para acompanhar pela internet o andamento dos projetos de melhoria do ensino. O restante dos cidadãos não tem acesso a nenhum dado sobre o progresso das ações do PAR. Podem apenas conferir os relatórios emitidos pelas administrações municipais no portal do Simec (para verificar o status da sua cidade, clique aqui).
Além de consultores, que atendem às regiões nas quais a situação das escolas é mais crítica, o MEC também fornece apoio técnico por meio de uma parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Já quando a ajuda vem na forma de dinheiro, o município precisa firmar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano. Hoje, todos os 5.563 municípios brasileiros estão comprometidos a realizar o Plano de Ações Articuladas, segundo o Ministério da Educação.