Foram quase 30.000 feridos com internamentos e cirurgias. “Isso é uma guerra, é 20 vezes a tragédia da boite Kiss no Rio Grande do Sul”, diz. Outros dados alarmantes : Em 2000 a frota de motos em PE era de 144.804. Em 2012 era de 837.272, sem contar as famigeradas cinquentinhas.
No ano de 2011 morreram 790 pessoas de eventos com motos. São, em média, 2 pessoas por dia. Em 2012 com a criação do CEPAM - Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto e ações de fiscalização e monitoramento, ao menos uma boa notícia : o número caiu para 596, apesar de ainda considerado alto. “Terminamos um belo trabalho de estatística com a colaboração dos doutores Lívia e Eduardo, coordenadores do núcleo de pesquisa do CEPAM”, comemora.
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Os dados mostram também que o problema é social : em relação a cor, 74% eram pretos e pardos, com aumento de 30% no período. Brancos eram 29,2% das mortes em 2000 e houve queda de 62% em 2011, passando para 11,1% das mortes. Das 5.004 mortes por eventos de motos de 2000 a 2012, 4.500 eram do sexo masculino. Pessoas como Gilmário José de Resende de apenas 23 anos, do Bairro Gitirana, Carnaíba, vítima fatal de um acidente envolvendo a moto que ele guiava uma CG HONDA TITAN de cor verde, PLACA CMZ – 8955 e um caminhão da empresa Schincariol de PLACA PFJ 7298, na PE 320 (fotos abaixo, matéria do Blog do Nill Júnior).