A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. A denominação hanseníase deve-se ao descobridor do microrganismo causador da doença, dr. Gerhard Hansen. É contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.
O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura. O tratamento geralmente é fornecido por sistemas públicos de saúde (como o brasileiro Sistema Único de Saúde).
( EXEMPLO DE MANCHAS DA HANSENÍASE)
Em Iguaracy a campanha já passou pelo ESF da sede, no Centro, permitindo a acessibilidade de todos, inclusive dos munícipes que vivem na Zona Rural. Seguindo o cronograma, nesta terça (11) as equipes estarão no ESF do bairro Santa Ana realizando o atendimento na comunidade, no horário das 8:30 até as 12:00. E nos próximos dias, Jabitacá e Irajaí estarão com as equipes disponíveis, no atendimento exclusivo para os usuários que apresentarem qualquer tipo de mancha na pele. Cuide da sua saúde, participe!
Veja todas as imagens, clique em LEIA MAIS