CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE COMEÇA A "TODO VAPOR" EM IGUARACY


CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE COMEÇA A "TODO VAPOR" EM IGUARACY

O Governo Municipal de Iguaracy através da Secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira (10) a campanha “Iguaracy na Luta Contra a Hanseníase”. Uma iniciativa que visa diagnosticar casos, trata-los e alertar a população sobre as consequências do não tratamento desta doença.
 
A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. A denominação hanseníase deve-se ao descobridor do microrganismo causador da doença, dr. Gerhard Hansen. É contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.
O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura. O tratamento geralmente é fornecido por sistemas públicos de saúde (como o brasileiro Sistema Único de Saúde).
( EXEMPLO DE MANCHAS DA HANSENÍASE)
Em Iguaracy a campanha já passou pelo ESF da sede, no Centro, permitindo a acessibilidade de todos, inclusive dos munícipes que vivem na Zona Rural. Seguindo o cronograma, nesta terça (11) as equipes estarão no ESF do bairro Santa Ana realizando o atendimento na comunidade, no horário das 8:30 até as 12:00. E nos próximos dias, Jabitacá e Irajaí estarão com as equipes disponíveis, no atendimento exclusivo para os usuários que apresentarem qualquer tipo de mancha na pele. Cuide da sua saúde, participe!
Veja todas as imagens, clique em LEIA MAIS

Aqui a Enfermeira, Thania Mirely, explica como é feito o diagnóstico no paciente.
 
 


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.