CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES DESPERTA REFLEXÕES IMPORTANTES SOBRE COMO ANDA A VALORIZAÇÃO DESTE ÓRGÃO PERANTE AS AUTORIDADES POLÍTICAS


CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES DESPERTA REFLEXÕES IMPORTANTES SOBRE COMO ANDA A VALORIZAÇÃO DESTE ÓRGÃO PERANTE AS AUTORIDADES POLÍTICAS

Em primeiro plano o Conselheiro Tutelar e Blogueiro Sérgio Coelho 
ao lado da Conselheira Tutelar e Radialista Alanne Ramos
O evento que vem acontecendo na cidade de Afogados da Ingazeira nesses dias 11,12 e 13 de fevereiro, será de suma importância em matéria de capacitação humana para um melhor e mais eficaz atendimento em atenção às necessidades de nossas crianças e adolescentes. O SIPIA (Sistema de Informações para Infância e Adolescência) é um mecanismo criado para instrumentalizar o exercício da função de Conselheiro, gerando também informações que subsidiarão a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes
Gostaria em nome de todos os conselheiros tutelares agradecer a receptividade do Governo Municipal de Afogados da Ingazeira que nos recebeu em sua sede, em especial a equipe da Secretaria de Assistência Social que nos ofereceu durante o curso almoço e lanches.

O Conselho Tutelar ainda é um órgão em ascensão em nosso país, e apesar de seus representantes serem cidadãos eleitos pelo povo assim como são as demais autoridades políticas, e mesmo defendendo uma bandeira tão nobre como é a de atender as crianças e adolescentes nos momentos mais difíceis de suas vidas, em atenção a Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente que incluem maus-tratos, violência sexual, trabalho e prostituição infantil. Em suma, os Conselhos Tutelares são os responsáveis diretos por receberem as denúncias em um âmbito municipal e providenciar as medidas que levem ao ressarcimento dos direitos violados. Mesmo desempenhando uma função de elevada importância, os Conselhos Tutelares ainda não alcançaram da parte da maioria dos gestores municipais (responsáveis pela remuneração e manutenção do órgão) um reconhecimento justo e igualitário semelhantemente ao que tem recebido componentes de outros órgãos que compõe as esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Valorizar um Conselho Tutelar é também valorizar suas crianças e adolescentes, os gestores devem estar sempre atentos às necessidades deste órgão tão especial e procurar auxilia-los de uma forma que venham a desempenhar seus trabalhos com mais alegria e prazer. Ser Conselheiro Tutelar não é fácil, o sofrimento alheio compartilhado acaba gerando no conselheiro uma série de sentimentos de tristeza e por vezes de impotência que causa transtornos diversos dentre eles o psicológico.

Infelizmente ainda há conselhos tutelares que recebem menos que 20% ou 30% do que recebe um vereador de seu município, mesmo apesar de ter passado também por um processo de escolha através de eleição, de responder por uma Lei Federal e de ter uma escala de trabalho diferente de todos os outros órgãos conhecidos, são apenas 5 membros, para uma escala de plantão de 24 horas por dia, durante os 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos de um ano. 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS