
Os apenados liberados são do regime semiaberto, que são aqueles que podem sair da unidade prisional durante o dia para trabalhar. Segundo a Seres, a lista com o nome dos presos que não retornaram já foi encaminhada para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) para serem recapturados. Caso sejam pegos, os foragidos terão regressão de regime, voltando ao regime fechado.
O indulto natalino só beneficia os reeducandos que estão no semiaberto que respondem por crimes de menor potencial efetivo, além disso, para ter direito ao beneficio também é preciso apresentar bom comportamento. A assessoria de Imprensa da Seres confirmou que outro grupo de detentos do regime semiaberto, dessa vez condenados por tráfico terá o indulto de passar um período em casa a partir do próximo dia 7. Porém, não soube confirmar o número de beneficiados e o tempo que os detentos vão passar fora das prisões. A assessoria também não confirmou a que unidades prisionais os foragidos pertencem.
Um dos estabelecimentos prisionais que dispõem do regime semiaberto em Pernambuco é a Penitenciária Agroindustrial São João, no município de Itamaracá, no Litoral Norte. Outra unidade é o Centro de Ressocialização do Agreste, na cidade de Canhotinho. (Folha PE)