IGUARACY: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2014


IGUARACY: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2014

Em atendimento a legislação em vigor, a Secretaria Municipal da Saúde realizou na última sexta, 27 de fevereiro, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para apresentação e discussão do quadro orçamentário referente ao 3º quadrimestre do ano de 2014. O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, como agentes comunitários de saúde, da vigilância sanitária, funcionários municipais, secretários, vereadores, representantes de outras organizações e população em geral, além da presença da secretária de saúde Laura Véras, do prefeito do município Francisco Dessoles e do contador da prefeitura Fabrício Martins.
Uma apresentação dos gastos e receitas, especialmente das atividades realizadas pela secretaria durante o período, foram muito bem explicados aos participantes.
A exposição sobre a movimentação financeira ficou por conta do Contador da Prefeitura Fabrício Martins. Objetivo principal desta Audiência Pública é dar transparência aos atos públicos bem como a prestação de contas a comunidade.
Os vereadores presentes puderam questionar e se manifestar diante das contas apresentadas, como é devido. A população iguaraciense também deve e pode ter acesso a todas as informações das contas públicas. Para isso, basta o internauta acessar a página do Governo Municipal de Iguaracy e clicar no link do portal da transparência. Acesse: www.iguaracy.pe.gov.br
Prefeito
Em suas palavras, o prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, aproveitou para informar a todos sobre o portal da transparência. O site contendo todas as informações das contas públicas do Município, apesar da necessidade de alguns ajustes, está atualizado e disponível para consulta. Em resposta ao questionamento do público, o prefeito citou a dificuldade de atuação da Secretaria de Saúde nas regiões de fronteira, aquelas localidades onde a população se divide entre duas cidades. O mapeamento, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde, muitas vezes demora a ser atualizado, dificultando o trabalho dos agentes de saúde municipais. O prefeito também lembrou a “velha questão” vivida na região do Pajeú no que se refere ao Hospital Regional Emília Câmara. Sobrecarregado, o hospital tem atendido cada vez menos as urgências e usuários das cidades da região. De acordo com um levantamento feito pelo próprio HR em janeiro deste ano, o hospital realizou 2.700 atendimentos a usuários de Afogados da Ingazeira. Em contrapartida, os outros onze municípios do Pajeú, juntos, somaram 1.200 atendimentos. Nota-se, portanto, que a cidade de Afogados da Ingazeira, que possui uma grande demanda e é a cidade sede do HR, está sempre na vantagem. Dessoles falou ainda sobre a situação de travamento das ambulâncias do SAMU. São dezenas de unidades móveis paradas aguardando para servir ao povo. Apesar de trabalhar com poucos recursos, o prefeito finalizou reafirmando o seu compromisso de fazer o melhor para a população de Iguaracy.
Outro tema importante discutido na audiência, revela a preocupação da gestão com relação a atenção básica de saúde. Os médicos das UBS’s e PSF’s, a partir de agora deverão cumprir carga horária de 40 horas semanais, assim como outros profissionais do setor. A novidade não agradou os médicos e muitos deles estão deixando a atenção básica. No caso de Iguaracy, segundo a secretária de saúde Laura Véras, o município tem agora mais dificuldade na contratação de médicos para a atenção básica. E informou que se não houver as equipes de saúde da família atuando nas unidades, o município também perde recursos federais.
Laura Véras
As audiências públicas do executivo municipal são um canal direto de interação com os moradores e seus representantes, que ganham a chance de questionar a gestão e de participar da elaboração das metas do governo local para o desenvolvimento da cidade. É a oportunidade para que a população participe e conheça a realidade de sua cidade. (Bruno Júnior)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.