
Ronieri trabalhava no canteiro de obras dos prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHH), no quilômetro 3,5 da rodovia Emerenciano Prestes de Barros. No dia 9 de janeiro, ele saiu do trabalho por volta das 16h30, quando foi atingido por um disparo no tórax. O operário chegou a ser socorrido pelos bombeiros ao Pronto-Atendimento da zona norte, mas não resistiu aos ferimentos.
O caso começou a ser investigado pela equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que descobriu que a morte teria sido motivada por vingança. Pedro e Ronieri moravam em Tabira, em Pernambuco, e já haviam se desentendido. Ronieri e seus familiares mudaram-se para Sorocaba e, depois disso, seu conterrâneo veio morar na cidade, continuando as ameaças que já fazia naquele Estado.
Após o cruzamento de dados, a polícia identificou Pedro como autor deste homicídio e de outro, praticado em 1998, em Pernambuco, com a participação de Josaete. A vítima era Gérson Pereira de Carvalho. Dois anos depois, Pedro foi preso e cumpriu pena até 2011; já seu irmão conseguiu fugir e foi a Sorocaba para conseguir emprego como pedreiro.
PRISÃO – Com o esclarecimento da morte de Ronieri Paiva de Siqueira, os agentes do 8º Distrito Policial começaram as buscas e localizaram os irmãos no Jardim Bom Sucesso. Pedro tinha um mandado de prisão temporária contra ele e foi conduzido à unidade transitória de São Roque; Josaete, com mandado de prisão preventiva, foi recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
(TabiraHoje)