Estudo aponta que haveria água líquida em Marte... à noite


Estudo aponta que haveria água líquida em Marte... à noite

A novela científica sobre a possibilidade de encontrar água e, consequentemente, potencial de vida em Marte continua com capítulos cada vez mais estranhos e fascinantes. Desta vez, uma equipe de pequisadores espanhóis demonstrou que pode existir água líquida no planeta vermelho, embora com certas condições: teria que ser à noite e na zona equatorial.
Segundo estudo publicado pela Nature Geoscience, nos primeiros cinco centímetros do solo da cratera Gale, localizada no equador de Marte, há condições ambientais suficientes para que exista salmoura (água líquida salgada) durante a noite; depois, as temperaturas aumentam e as salmouras se secam, mas, na noite seguinte, voltam a absorver o vapor de água da atmosfera. Os resultados sugerem um intercâmbio ativo de água entre a atmosfera e a superfície marciana.
E será que isso significa que é possível existir vida no planeta? Em parte. Acontece que, durante as horas em que é possível a existência de água líquida, as temperaturas em Gale são muito baixas para o metabolismo e a reprodução celular da forma que ocorrem na Terra. De qualquer forma, o diretor da pesquisa explica que o resultado tem implicações enormes para a habitabilidade em todo o planeta, para a sua futura exploração e para todos os processos geológicos que estejam relacionados à água.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.