Estiveram presentes os prefeitos: Dêva Pessoa (Tuparetama); Luciano Torres (Ingazeira); Luciano Duque (Serra Talhada); José Vanderley (Custódia); Francisco Dessoles( Iguaracy); José Patriota (Afogados da Ingazeira); Guga Lins (Sertânia), Zé Mário (Carnaíba), Zé Pretinho (Quixaba) e Luiz Carlos (Custódia). Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, o presidente da Cooperativa de Jabitacá (CODJA) Demócrito Elias,vereadores, secretários municipais, entre outros.
A Gerente do FEM, Andréa Chaves, fez uma apresentação detalhada sobre os critérios da nova edição do Fundo, sobre o FEM Mulher (que destina 5% do valor para políticas públicas voltadas às mulheres), lançado pelo governador Paulo Câmara em março, e sobre o Escritório de Projetos.
Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa
No Seminário promovido pela Prefeitura de Tuparetama os municípios e os prefeitos do Sertão do Pajeú puderão tirar suas dúvidas sobre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) de 2015. O Governo do Estado, através do FEM, investirá R$ 263 milhões para a realização de obras no estado neste ano. Todas as cidades pernambucanas podem apresentar projetos, que serão analisados pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, pasta responsável gerência do Fundo. O Fundo visa apoiar os municípios pernambucanos na implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento municipal e permitam a retomada da realização de investimentos cuja execução foi comprometida pelo atual momento de fragilidade das finanças municipais.O Prefeito de Iguaracy e Secretário do consórcio, Francisco Dessoles Monteiro, informou ao demais prefeitos sobre o andamento da transição da iluminação pública, veja o que disse o prefeito: “A celpe colocou no call center da compania que daqui pra frente é com os prefeitos e a gente negociou a retirada dessa expressão, para que fosse dito realmente que só a partir da transição seria de responsabilidade dos prefeitos. A Amupe fez um apelo aos prefeitos para que eles massificassem essa informação, porque somente 60 dias depois, contando a partir de 22 de abril, a iluminação pública passará efetivamente para o controle dos Municípios pernambucanos. É importante que cada prefeito difunda em sua localidade o que é iluminação pública. Resumidamente compreende-se no “braço”, lâmpada e o reator. É preciso que a população entenda o que é verdadeiramente de responsabilidade das prefeituras. Expansão de rede, controle de energia, fornecimento, queda de tensão, dentre outros serviços, continuarão na responsabilidade da Celpe. Passada essa primeira batalha, ainda será preciso setar outras lutas em favor dos municípios, para corrigir outros prejuízos em torno desse mesmo assunto.”
Além dos assuntos pertinentes a reunião, ainda foram apresentados os seguintes informes: Implanatação do SAMU, Núcleo de Saúde do CIMPAJEÚ e Cadastro Ambiental Rural.
Participantes fazem degustação dos produtos da CODJA
Na oportunidade o presidente da CODJA, Demócrito Elias, e o promotor Dr. Lúcio Luiz de Almeida, apresentaram algumas propostas de adesão aos produtos da cooperativa de Jabitacá. Em suas palavras, Dr Lúcio falou da oportunidade de cada município adquirir produtos de alta qualidade e riqueza nutricional. O leite de cabra e seus derivados que são produzidos aqui no Pajeú, além de ser uma opção saudável para a merenda escolar, é fonte de emprego, renda e favorece os produtores da região. O Município de Iguaracy foi destaque na reunião como o principal produtor de leite de cabra no pajeú. O Governo Municipal apoia a iniciativa e mantém no distrito de Jabitacá uma moderna usina de processamento de leite.