
A expectativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que pelo menos oito mil pessoas passem pelo evento.
Uma das principais pautas da marcha é a reclamação dos gestores públicos sobre a queda no Fundo de Participação dos Municípios e o agravamento da situação financeira das gestões.
O Prefeito iguaraciense participará ativamente durante toda esta semana da Marcha dos Prefeitos, e irá aproveitar a ocasião para também realizar visitas a Ministérios e Gabinetes, em busca de benefícios para estruturação do município sertanejo.
Principais Reivindicações:
Entre os assuntos, a Marcha irá debater a alteração da lei 11.705/2008, que contém itens que dificultam a formação de consórcios públicos, como o Cauc (Cadastro Único de Convênios). Na prática, se um município estiver com pendência, todo o consórcio fica impedido de celebrar convênios com o governo federal.
Constam ainda da pauta de discussões, a alteração da Lei das Licitações Públicas (Lei 8.666/1993); a regulamentação da Lei Complementar 141/2014, cujo texto atual permite que o Ministério da Saúde possa bloquear transferências constitucionais para estados e municípios; além da revisão do decreto presidencial 8.407/2015, que trata dos ‘restos a pagar’ aos municípios, pois há risco de serem cancelados convênios de exercícios anteriores que somam R$ 13 bilhões.