

A ideia partiu do conselheiro Sérgio Coelho que elaborou um passo a passo para ajudar a desvendar este tipo de violência que na sua concepção é o pior entre todos e que durante o decorrer do ano o conselheiro espera ser realizado em todas as salas de aulas do município de Iguaracy. O objetivo principal é atingir praticamente toda a rede de ensino infantil e consequentemente cerca de 90% das crianças e pré-adolescentes do município.

A estratégia consta de primeiramente apresentar em cada sala de aula um vídeo que foi minuciosamente elaborado com teor educativo e atrativo para as crianças, onde se tem todas as informações necessárias sobre o que é abuso sexual. O vídeo que tem cerca de 20 minutos é envolvente e conta pequenas histórias de crianças que passam por diversos tipos de situações, e tem como um dos principais objetivos conquistar a confiança da criança abusada e incentivar a prática da denuncia.

O trabalho na Escola Dr. Diomedes infelizmente mostrou resultados positivos

O trabalho na Escola Dr. Diomedes infelizmente mostrou resultados positivos
Logo após o vídeo, os conselheiros fazem uma breve explanação sobre o conselho como órgão protetor e amigo e como ápice final distribui a cada aluno uma espécie de “provinha”, que é um questionário elaborado a partir de desenhos e perguntas simples de responder, mas que pode ajudar a identificar crianças vítimas de abusos e violência sexual.