INFORMATIVO DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE IGUARACY: NA PAUTA, O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)


INFORMATIVO DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE IGUARACY: NA PAUTA, O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 31, a 16ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2016 da Câmara Municipal de Vereadores de Iguaracy. A reunião teve início 30min mais cedo, às 08h30min, em virtude da missa de 30º dia do falecimento do vaqueiro Jean Alves Feitosa realizada às 10h do mesmo dia, ocasião em que os vereadores ajustaram de comparecer.
A reunião foi conduzida pela Presidente Odete Soares Pereira, com a presença dos vereadores Amaury de Oliveira Torres - 1º Secretário, José Jorge da Silva - 2º Secretário (Jorge Soldado), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres e Manoel Olímpio de Siqueira.
Na ordem do dia apenas o cumprimento das formalidades e leitura da ata da sessão anterior. Nenhum requerimento ou projeto foi apresentado. No espaço destinado a tribuna livre, poucos vereadores falaram.
O objeto de maior discussão foi o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Os CEO’s são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os centros são uma das frentes de atuação do programa Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

“Essa é uma luta de todos os vereadores da Casa desde 2013”, disse o vereador Manoel Olímpio no uso da palavra. De acordo com ele, a Câmara tem lutado junto ao Executivo, para implantar uma unidade CEO no Município. Atualmente existe um centro regional em Afogados da Ingazeira que, conforme relatou o vereador, não tem atendido a demanda regional e a burocracia dificultou a manutenção da parceria entre os municípios.

Durante a discussão, alguns vereadores também questionaram a alegação do presidente da Associação Bem Viver – Das Pessoas Com Deficiência, João Amaral, que teria apontado uma possível situação de descaso da Casa quanto ao assunto. “Então não pode se acusar que os vereadores não fazem nada. É uma parceria que tem que ser feita através do Município. Em outra oportunidade o prefeito mostrou interesse nessa parceria, mas também tem que ver a parte financeira do Município. A secretária já se mostrou interessada em rever esses atendimentos do CEO. E é uma coisa que sempre foi lembrada por esta Casa. Em 2013 a Casa já se preocupava com esse atendimento do CEO”, disse o vereador José Torres.

O vereador Manoel Olímpio também defendeu as ações da Câmara. “Se não tivesse nenhum projeto desse tipo, e não viesse se trabalhando nessa situação, acho que caberia dizer que os vereadores não tiveram preocupação. Isso aqui foi uma ideia nossa, mas teve o apoio de todos vocês vereadores. Então é a Câmara de Vereadores que vem preocupada com isso e recebendo o apoio da gestão. É um momento de agradecimento e esclarecimento que nós realmente estamos fazendo alguma coisa nesse sentido”, afirmou.
Ao término da discussão a presidente Odete Soares também se posicionou e disse: “Todas as vezes que ele tem nos procurado aqui na Casa, nem A e nem B tem se ‘encolhido’ para não ajudar ele. Nós estamos todos a disposição. Só que nós fazemos aquilo que está ao nosso alcance e não podemos obrar milagre. Infelizmente a gente escuta algumas coisas que nos deixa triste”.
Essencialmente a implantação de programas do Governo Federal não acontecem pelas vias do legislativo. Porém, a força dos parlamentares por meio de cobranças e com a elaboração de projetos podem ajudar. O que está de acordo entre os vereadores é a continuidade desta luta, no intuito de alcançar o benefício para população. Para acesso aos detalhes, abaixo você pode ouvir a gravação na íntegra.
Os jovens Alissom e Gustavo, que serão voluntários nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, estiveram no plenário. No término da sessão eles tiveram uma breve reunião com os vereadores para tratar de questões ligadas a participação no evento internacional.
A próxima sessão será realizada no dia 07 de Junho, terça-feira, a partir das 9h. Toda a comunidade está convidada a participar. Você também pode curtir e acompanhar nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldevereadoresdeiguaracy/?fref=ts
Para mais informações sobre o Legislativo acesse agora mesmo o portal eletrônico da Casa no endereço: http://camaraiguaracy.pe.gov.br/ (Assessoria de Comunicação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS