Governo Federal vai organizar leilão de energia renovável para garantir sustentabilidade do Projeto São Francisco


Governo Federal vai organizar leilão de energia renovável para garantir sustentabilidade do Projeto São Francisco

Ação conjunta entre os ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e de Minas e Energia (MME) vai estruturar o leilão de energia renovável, com intuito de tornar sustentável a operação e manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). A ideia é aumentar o potencial energético resultante da infraestrutura do empreendimento, com poder de geração de 3,5 gigawatts, e garantir recursos para o bombeamento das águas nos eixos Norte e Leste, com custo anual aproximado de R$ 300 milhões.
O plano foi anunciado ontem, 5, durante a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. Estiveram presentes o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Na ocasião, Bolsonaro assinou Decreto que coloca o Pisf como prioridade no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil.
A energia renovável será gerada por placas solares flutuantes e placas terrestres, reduzindo também a evaporação da água em reservatórios e canais ao longo do projeto. O governo afirma que não há necessidade de desapropriação de terras. O objetivo do leilão, agendado para o terceiro trimestre de 2020, é viabilizar um custo menor da água que chegará à população dos estados beneficiados: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog Alvinho Patriota

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.