Veja seis coisas possíveis de fazer com bots no WhatsApp


Os bots ou chatbots do WhatsApp, robôs automatizados, podem exercer inúmeras funções. A ferramenta está disponível para empresas e organizações cadastradas no WhatsApp Business.
Os robôs podem ajudar a realizar operações bancárias e até a estudar. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usou bots para trazer esclarecimentos sobre as eleições municipais; veja lista.
PIX e transações bancárias
É possível cadastrar as chaves Pix e realizar transferências pelo aplicativo a partir do bot do Banco do Brasil. Os bancos Itaú e Bradesco também possuem robôs cadastrados na versão do mensageiro para empresas que permitem consultar o saldo, negociar dívidas e tirar dúvidas.
Pedir corridas
Através dos bots é possível solicitar corridas pelo aplicativo de transporte 99. Para pedir um carro, é necessário adicionar o número (11) 99797-9090 nos contatos e confirmar o cadastro na 99.
Após confirmar o cadastro, o usuário deve informar o endereço de origem e o de destino, enviando os locais escritos por extenso no chat ou abrindo o mapa e compartilhando a localização pelo mensageiro. Depois será informado ao usuário o tempo de espera previsto e os dados do motorista.
Denúncias de violência doméstica
A partir dos bots é possível denunciar violência doméstica. O robô do programa Você Não Está Sozinha, desenvolvido pelo Instituto Avon em parceria com a Uber e Wieden+Kennedy foi desenvolvido para que as mulheres pudessem denunciar sem levantar suspeitas.
Os comandos do robô são gerados a partir das respostas das vítimas e as orientações variam conforme os questionamentos do bot. Há casos em que o bot pode sugerir que a mulher vítima de violência procure um hospital ou uma delegacia da mulher e, para levá-la até o local, o Uber gera um cupom para a corrida, que é gratuita. O robô pode ser acessado a partir do número (11) 94494-2415. Mesmo com o DDD de São Paulo, a ferramenta é válida em todo o território nacional.
Dúvidas com órgãos do governo
Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usou bots para trazer esclarecimentos sobre as eleições municipais. O ministério da Saúde também utilizou a ferramenta para orientar e tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.
Compras
É possível fazer compras e acompanhar pedidos por meio dos robôs do WhatsApp. Estabelecimentos de diversos setores podem utilizar o serviço de automação no mensageiro para atrair clientes.
Estudar
O bot AprendiZap pode ser utilizado por alunos do 6º ao 9º ano utilizem o mensageiro para aprender e solucionar dúvidas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Inglês. A ferramenta foi desenvolvida pela Fundação 1Bi em parceria com a Fundação Lemann e Imaginable Futures.
É possível conversar com o robô AprendiZap através do número (11) 97450-6763. (Via: Agência Brasil)

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232