Após morte de veterinária Secretaria de Saúde divulga orientações sobre “doença da urina preta” em Pernambuco


Após morte de veterinária Secretaria de Saúde divulga orientações sobre “doença da urina preta” em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta terça-feira (2), que entre os anos de 2017 e 2021, foram registrados 15 casos da Síndrome de Haff em Pernambuco, conhecida como a “doença da urina preta”. Conforme o órgão, deste quantitativo, 10 casos foram confirmados por critério clínico epidemiológico, sendo quatro em 2017, seis em 2020, e cinco em 2021, estes últimos ainda em investigação.
Apesar do recente episódio com a médica veterinária Priscyla Andrade, de 31 anos, que faleceu no Recife com os sintomas suspeitos deste mal, a Secretaria ressalta que não há mortes confirmadas pela doença nesse período.
A pasta estadual informou ainda, por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) que, no momento, não há nenhuma restrição voltada para o consumo de peixes e crustáceos em território pernambucano.
Em caso de sintomas sugestivos para doença, o paciente deve procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo de sua residência, relatar a sintomatologia e o histórico de consumo de pescados. A investigação epidemiológica de cada caso é feita pelas secretarias de Saúde municipais, com apoio da SES-PE.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS