A maior árvore do mundo pode pegar fogo

A maior árvore do mundo é uma sequoia de 83,8 metros nomeada de General Sherman. Estimada em 2.000 ou 3.000 anos de idade, a árvore cresce na Floresta Gigante do Parque Nacional de Sequoia, no sul da Serra Nevada, a leste de Visalia, Califórnia. Era uma de um grupo de sequoias antigas que esta semana estava envolta em cobertores à prova de fogo, numa tentativa de protegê-las dos incêndios florestais que se alastram em todo o oeste dos EUA.
Esforços para salvar a maior árvore do mundo
Enquanto os incêndios florestais mais suaves realmente ajudam as sequoias a se reproduzir, fazendo com que os cones se abram e liberem as sementes, as chamas mais quentes, como o “Fogo de Colônia”, queimam mais acima nos troncos e queimam os cones. Isto aconteceu no ano passado quando o “O Castelo de Fogo” matou cerca de “7.500 a 10.600 grandes sequoias”, de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA.
“Eles [bombeiros] estão tomando medidas extraordinárias para proteger estas árvores“, disse o gerente de recursos do Parque Nacional da Sequoia, Christy Brigham.
“Nós realmente queremos fazer tudo o que pudermos para proteger estas árvores de 2.000 e 3.000 anos”, disse um comandante de incidente de incêndio.
Casas e empresas em risco também
Várias casas e edifícios governamentais, incluindo o Museu da Floresta Gigante, foram revestidos com envoltórios de alumínio projetados para resistir ao calor intenso por curtos períodos de tempo. Autoridades federais dizem que o material está em serviço por vários anos em todos os EUA. Por exemplo, casas perto do Lago Tahoe foram recentemente envolvidas com o material de proteção durante um incêndio, e enquanto estas casas sobreviveram, muitas outras sem a cobertura de proteção foram completamente destruídas.
Centenas de milhares de hectares de florestas na Califórnia já arderam este ano, no que especialistas chamam de estação de incêndio muito mais quente do que o normal. No ano passado, um incêndio florestal matou milhares de sequoias nesta mesma região e muitas árvores do tamanho de arranha-céus e com milhares de anos de idade foram mortas.
Oficiais do Corpo de Bombeiros dos EUA disseram que o chamado Fogo de Colônia deverá chegar ao bosque de sequoias da Floresta Gigante dentro de dias. Entretanto, a porta-voz do incêndio Katy Hooper disse que o fogo não cresceu significativamente na última quinta-feira porque uma camada de fumaça espessa reduziu a propagação pela manhã.

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232