Estudo indica que novas variantes viajam melhor pelo ar, por isso são mais contagiosas


Estudo indica que novas variantes viajam melhor pelo ar, por isso são mais contagiosas

As recentes variantes do coronavírus, como a Alfa e a Delta, são altamente contagiosas, infectando muito mais pessoas do que o vírus original. Dois novos estudos oferecem uma explicação possível para explicar esse alto contágio: o vírus está evoluindo para se espalhar com mais eficiência pelo ar.
A constatação de que o coronavírus é transportado pelo ar em ambientes fechados transformou os esforços para conter a pandemia no ano passado, e suscitou debates acirrados sobre máscaras, distanciamento social e ventilação em espaços públicos.
De acordo com o Jornal O Globo, a maioria dos pesquisadores agora concorda que o coronavírus é transmitido principalmente por meio de grandes gotículas que rapidamente afundam no chão e por meio de outras muito menores, chamadas aerossóis, que podem flutuar por distâncias mais longas em ambientes fechados e se estabelecerem diretamente nos pulmões, onde o vírus é mais prejudicial.
Os novos estudos não mudam fundamentalmente essa visão. Mas as descobertas sinalizam a necessidade de melhores máscaras em algumas situações e indicam que o vírus está mudando de forma que o torna mais temível.
"Não se trata de um cenário apocalíptico. É como uma modificação do vírus para uma transmissão mais eficiente, algo que acho que todos esperávamos, e agora vemos isso acontecendo em tempo real", disse Vincent Munster, virologista do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos EUA.
A equipe de Munster mostrou que pequenos aerossóis viajam distâncias muito maiores do que gotículas maiores e que a variante Alfa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, era muito mais provável de causar novas infecções por transmissão via aerossol. O segundo estudo descobriu que as pessoas infectadas com a Alfa exalaram cerca de 43 vezes mais vírus em minúsculos aerossóis do que as infectadas com cepas mais antigas.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS