O fenômeno das 'pedras vivas' da Romênia: As pedras que crescem, se multiplicam e se movem


O fenômeno das 'pedras vivas' da Romênia: As pedras que crescem, se multiplicam e se movem

Os trovants são mais uma das maravilhas da natureza. Tudo o que eles precisam é de chuva e umidade para ganhar vida, crescer e se multiplicar.
As pedras são objetos inanimados. Elas não são organismos vivos. Elas não têm processos biológicos. Elas não podem se mover, elas não podem respirar e elas não podem se reproduzir. Pelo menos, isso é o que todos nós estamos acostumados.
No entanto, existe um tipo especial de pedra na Romênia que é uma exceção completa. As pedras "vivas" da Romênia, mais comumente conhecidas como Trovants, são as únicas pedras do mundo listadas como organismos vivos. Aqui está minha apresentação detalhada desta maravilha geológica e, a seguir, haverá um breve resumo da discussão.
A maravilha geológica Trovant
Na parte central da Romênia, existe um lugar maravilhoso onde você pode ver notáveis formações rochosas. Elas são chamadas de trovants. Elas não só podem aumentar de tamanho, mas também ... se multiplicar. É por isso que essas pedras romenas estão oficialmente incluídas na lista dos organismos vivos.
Mesmo hoje, os cientistas não conseguem decifrar as propriedades fenomenais dos trovants romenos. Tudo o que sabemos é que existe uma conexão entre os processos que ocorrem nas pedras e as condições meteorológicas.
Na estação seca, ficam todos completamente imóveis e permanecem imóveis sem alterar o seu tamanho. Quando chega a estação das chuvas, no entanto, as pedras parecem ganhar vida, começam a aumentar de tamanho e até a se mover (e não é porque a terra fica fofa, elas de fato se movem).
Em geral, nesta época os trovants parecem cogumelos em crescimento. Após as chuvas, atingem tamanhos bastante grandes. Os pesquisadores descobriram que uma pedra do tamanho de um grão de areia pode se transformar em uma enorme pedra pesando várias toneladas em apenas alguns anos.
Os maiores trovants têm cerca de 10 metros de altura. Quanto maior fica uma pedra, mais lento ela cresce.
O mais incrível é que os trovantes têm a estrutura de uma árvore - dentro deles têm anéis que mostram seu crescimento, assim como os tocos. No entanto, eles consistem de areia.
A maioria dos trovantes são encontrados na região romena de Valcea. Os moradores locais até fazem lembranças de trovants, que vendem aos turistas. Você pode até "plantar" uma pedra no solo e esperar que ela cresça.
Em 2006, em pedreiras de areia perto da aldeia de Costeshti, foi inaugurado um Museu dos Trovants. Sua coleção inclui os espécimes mais curiosos trazidos de diferentes locais da Romênia. Desde então, tornou-se uma das maiores atrações turísticas da região, se não da Romênia, e atrai milhares de pessoas anualmente.
10 coisas que você provavelmente não sabia sobre os Trovants
1. Trovants são as únicas pedras listadas como organismos vivos
2. Elas podem crescer até vários metros de altura e diâmetro
3. Os maiores Trovants descobertos têm cerca de 10 metros de altura
4. Seu crescimento está ligado à estação das chuvas
5. A taxa de crescimento exata é desconhecida, mas uma pequena pedra pode atingir alguns metros de diâmetro em apenas alguns anos
6. Assim como as árvores, os trovants têm anéis que mostram sua idade
7. Os cientistas acreditam que as pedras podem se reproduzir ou se multiplicar
8. Você pode comprar um souvenir Trovant que pode potencialmente crescer se você hidratá-lo
9. Os trovants crescem em todos os tipos de formas
10. Há um Museu de Trovants ao ar livre na Romênia

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS