Bolsonaro diz que Petrobras “infelizmente” é independente e sugere privatização


Bolsonaro diz que Petrobras “infelizmente” é independente e sugere privatização


Ao comentar sobre preços de combustíveis em alta, o presidente Jair Bolsonaro lamentou neste sábado (06) que a Petrobras seja independente na definição das cotações e voltou a falar sobre a possibilidade de privatizar a companhia.
“Sabemos da inflação, aumento de combustíveis, sabemos da Petrobras, (ela) é independente, infelizmente, independente. E estamos buscando uma maneira da nossa parte de ficar livre da Petrobras”, afirmou ele, após participar de uma motociata no Paraná.
O presidente também manifestou a intenção de fatiar “bastante” a Petrobras e “quem sabe partir para privatização”. Mas ele ponderou que esse processo de desestatização seria demorado.
A Petrobras vem realizando um amplo programa de desinvestimentos, que inclui vendas de oito refinarias, para reduzir sua dívida e focar investimentos em ativos de exploração e produção de petróleo no pré-sal.
Recentemente, executivos da Petrobras reforçaram que a empresa segue política de preços de combustíveis que se baseia em análises técnicas independentes, mas evitando repassar para o mercado e clientes as volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.
Com ajustes ao final do mês passado, o diesel vendido nas refinarias da Petrobras passou a acumular alta de cerca de 65% neste ano, enquanto a gasolina subiu mais de 70% no acumulado de 2021.
Os comentários de Bolsonaro ocorrem após o Ministério da Economia ter encaminhado comunicação à Petrobras afirmando que não há estudos para a privatização da empresa, após o presidente Jair Bolsonaro ter feito declarações sobre o tema.
“O Ministério da Economia encaminhou comunicação formal informando não haver fato relevante a ser comunicado ao mercado pela União neste momento ou recomendação de inclusão da desestatização da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos, e que não há estudos ou avaliações em curso que tratem do tema”, informou a Petrobras em nota pública divulgada na última sexta-feira.
Procurada neste sábado, a companhia informou que não vai se posicionar sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro e destacou que o único posicionamento da estatal será o já enviado na sexta-feira (05).
PEC dos Precatórios
O presidente voltou a afirmar sobre a importância de o Congresso Nacional concluir a votação da chamada PEC dos Precatórios, para o governo “fazer com que o orçamento funcione no ano que vem, para dobrar o Bolsa Família”.
“Estamos vivendo uma inflação de alimentos, inflação de combustíveis, estamos pagando a conta ‘do fique em casa, a economia a gente vê depois’”, comentou diante de uma plateia, formada em grande parte por motociclistas que participaram do evento.
Ele disse também que é importante renovar o Poder Judiciário.
“No Judiciário também tem renovação, quem se eleger presidente ano que vem indica dois ministros do Supremo no início de 2023, vai mudando, vamos oxigenando, e não podemos ficar eternamente no poder, isso não é bom, o meu limite são oito anos”, disse.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS