Iguaraciense nota 1000 no Enem 2021 treinou redação por apenas seis meses


Iguaracy foi destaque no ENEM 2021 através da estudante Fernanda Quaresma, filha de Edvânia Quaresma e José Fernandes Nunes. A jovem está como destaque em matéria da UOL (vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem) e o Blog Tv Web Sertão reproduz aqui ao mesmo tempo que parabeniza Fernanda pelo feito, pois não é sempre que se emplaca 1.000 pontos no exigente processo de exame das redações do Enem. Vamos a matéria escrita por Adriano Lesme:

A pernambucana Fernanda Quaresma, de 20 anos, foi uma das estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2021. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi liberado de surpresa na noite desta quarta, dia 9.
Fernanda é natural de Iguaracy, no sertão de Pernambuco, mas mora atualmente em Recife. Ela se mudou em 2019, quando foi aprovada no SiSU para o curso de Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Como não se identificou com o curso, a jovem decidiu, em meados de abril do ano passado, estudar novamente para o Enem para tentar mudar de carreira. “Eu gosto de outras áreas, como Arquitetura ou Design, mas posso tentar também Medicina”, releva Fernanda, que pretende seguir na UFPE.
Preparação
Antes do Enem 2021, o último exame que Fernanda tinha feito foi em 2018, quando tirou 840 na dissertação. Por isso, optou por se matricular em um cursinho específico de redação, da professora Fernanda Pessoa.
Durante pouco mais de seis meses, a jovem de Iguaracy conciliou a faculdade de Biomedicina com as aulas do cursinho. Ela comenta que teve dificuldade no início, mas que nos últimos dois meses decidiu “dar um gás nas redações”. Nesse período, fez cerca de 8 textos.

Surpresa
As notas das últimas redações feitas no cursinho foram boas, algumas com pontuação máxima, mas Fernanda revela que não esperava tirar 1000 no Enem. “Eu sou muito autocrítica e, para mim, tinham vários erros no texto. No geral, a redação ficou boa, mas jamais imaginava que seria tudo isso”.
Fernanda acessou o resultado do Enem assim que ele saiu, na noite de quarta-feira. Quando viu a nota da redação, não acreditou. Como a Página do Participante estava com instabilidade, achou que poderia ser um erro.
“No primeiro momento achei que era um erro do site e, inclusive, tirei um print achando que, quando atualizasse a página, o resultado mudaria. Conferi um milhão de vezes se tava vendo certo antes de falar pra minha professora”, comentou sorridente.
A redação
O tema da redação do Enem 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Fernanda disse que, na introdução, citou a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, na qual os filhos do personagem principal são chamados apenas de “mais velho” e “mais novo”. “O fato dos meninos não terem nomes fazia com que eles fossem desumanizados no livro”.
A estudante também citou o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, que defende que a cidadania não é plena se não houver garantia dos direitos civis, como o registro do nome em cartório.
Na proposta de intervenção, Fernanda escreveu sobre estimular o registro civil dos brasileiros. “Como estou no interior e meu rascunho ficou em Recife, não lembro todos os detalhes do texto”.
Dicas
Para os estudantes que estão se preparando para o Enem 2022, Fernanda deu algumas dicas para mandar bem na redação. Veja!
- Tenha constância nos estudos e na prática da redação;
- Estude a estrutura de uma dissertação argumentativa;
- Tenha repertório, anote qualquer informação que você acredite que poderia citar em uma redação;
- Procure ajuda de um cursinho, se tiver condições;
- Corrija todas as suas redações, erro por erro, e tente melhorar no texto seguinte;
- Uma redação por semana é o suficiente, pois, se fizer mais, é provável que os erros sejam os mesmos.

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232