Prefeitura celebra parceira com Agricultores Familiares através do PNAE


Os agricultores que atenderam a chamada pública 001/2022 para o fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural para o atendimento de alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino do município de Iguaracy, estiveram reunidos na sede do PAR, na manhã desta segunda-feira (14), com o prefeito do município, Zeinha Torres, com o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marquinhos Melo e com o coordenador de Políticas Agrícolas, Gilélio Leite, onde foi assinado o contrato de aquisição de gêneros alimentícios através do PNAE.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Em Iguaracy, 25 agricultores familiares das mais diversas regiões do território municipal estão cadastrados no PNAE e aptos para o fornecimento dos produtos alimentares.

O prefeito Zeinha Torres, em sua fala lembrou que desde o inicio de sua gestão tem estado ao lado dos pequenos agricultores do município, disse que a Casa do PAR foi criada justamente para oferecer todo suporte com equipe técnica, contador, assessoria jurídica entre outros, e que as portas estão sempre abertas para encontros, reuniões e até mesmo como ponto de apoio quando virem para a cidade.

Zeinha lembrou ainda que vem ampliando as unidades escolares e o número de alunos tem aumentado satisfatoriamente, havendo a necessidade de maior investimento também na merenda escolar e que fica muito feliz em comprar parte destas merendas dentro do próprio município.

Gil lembrou em sua fala da importância do crédito rural que graças ao investimento da Prefeitura quitando os débitos de centenas de agricultores junto ao Banco do Nordeste, foi possível a captação de novos recursos para serem investidos na agricultura do município, gerando fonte de renda para inúmeras famílias.

A senhora Cícera Francisca, que é produtora rural e moradora do Sítio Caldeirões, disse que através do PNAI e todo suporte dado pelo município, muitas mulheres hoje se veem com independência financeira e podendo ajudar no sustento de suas famílias. Ainda em janeiro de 2020, a gestão municipal conseguiu um trator 0km para os moradores dos assentamentos dos Caldeirões e Ramada da Quixabeira.

Segundo o secretário de Administração, Marquinhos Melo, os dois principais objetivos da gestão municipal é que o programa possa gerar renda para os pequenos agricultores, para que possam se manter dentro de suas propriedades rurais e que também o município possa levar alimentos de qualidade para complementar a merenda escolar.

Os agricultores assinaram o documento se comprometendo a fornecer os gêneros alimentícios da agricultura familiar a Prefeitura conforme descrito no projeto.

Ao todo, será investido no município o montante de R$ 218.000 (duzentos e dezoito mil reais), com verba oriunda do FNDE/PNAE. Os gêneros alimentícios deverão complementar as necessidades alimentares de estudantes da educação infantil, ensino fundamental, creches e educação de jovens e adultos.

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232