Alarme mundial: pela primeira vez, microplásticos são encontrados na neve recém caída na Antártida


Alarme mundial: pela primeira vez, microplásticos são encontrados na neve recém caída na Antártida

Segundo as primeiras análises, as minúsculas partículas teriam viajado milhares de quilômetros pelo ar
Pela primeira vez na história, partículas de plástico foram detectadas na neve fresca da Antártida. A descoberta deixa o mundo em alerta, pois desperta temores de que esse tipo de contaminação tenha se espalhado para as partes mais distantes e intocadas do planeta. Isso significa que nenhum território está a salvo da presença desse material poluente.
Mudanças climáticas:
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Canterbury, na Nova Zelândia, e publicado na revista científica The Cryosphere. Análises mostraram uma média de 29 partículas de microplástico por litro de amostra de neve derretida, uma taxa muito maior do que as concentrações detectadas anteriormente na região. Essas pequenas partículas de plástico foram coletadas em 19 locais diferentes, o que leva os cientistas a supor que foram transportadas por correntes de ar por milhares e milhares de quilômetros.
No total, os cientistas identificaram 13 tipos de plástico no local, sendo o PET (polietileno tereftalato) o mais abundante. As maiores concentrações de microplástico foram encontradas em torno das bases científicas da Ilha de Ross. o que indica que a presença humana na Antártida também é um fator que influencia o fenômeno. Laura Revell, professora associada de física ambiental, ficou chocada com a descoberta: "É incrivelmente triste, mas encontrar microplásticos na neve fresca da Antártida destaca a extensão da poluição plástica mesmo nas regiões mais remotas do mundo", afirmou.
Segundo os pesquisadores, essa forma de poluição pode ser prejudicial de diversas formas. Um estudo anterior de Revell apontou que a presença de microplásticos na atmosfera pode reter a radiação emitida pela Terra e contribuir para as mudanças climáticas. Segundo ela, microplásticos escuros em superfícies geladas poderiam absorver a luz solar e levar a um aquecimento localizado.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS