Auditoria do TCE elogia eficiência do ensino de Iguaracy em relatório de prestação de contas dos municípios pernambucanos.


Auditoria do TCE elogia eficiência do ensino de Iguaracy em relatório de prestação de contas dos municípios pernambucanos.

O relatório de Auditoria da Prestação de Contas do TCE, exercício de 2020, elogiou a eficiência do ensino público no município de Iguaracy, inclusive, fez um quadro comparativo interessante com outros Municípios do mesmo porte.
Na frase que antecede o gráfico, o TCE enaltece o posicionamento de Iguaracy com municípios do mesmo porte populacional. Veja:
"O resultado está no gráfico a seguir, que mostra a despesa por aluno do Ensino Fundamental no eixo horizontal e a nota média da Prova Brasil no eixo vertical. Observe o posicionamento de Iguaracy em comparação com municípios do mesmo porte populacional, e por consequência com tamanho da rede de ensino fundamental semelhante"
Confira o gráfico abaixo:

O TCE cita ainda que a mesma eficiência alcançada por Iguaracy não ocorre também em outros municípios, colocando a Educação de Iguaracy em um grande destaque a nível estadual. Confira:
"Observe, então, que em 2019, comparado a municípios pernambucanos com porte semelhante, o município de Iguaracy alcançou uma destacada eficiência econômica da despesa executada com a educação do ensino fundamental, ou seja, com um menor custo conseguiu melhores resultados, o que não ocorre em outros municípios". Confira o texto no relatório acima.
Sobre - A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A leitura do gráfico anterior é simples os municípios no quadrante superior esquerdo do gráfico obtiveram notas maiores na prova Brasil de 2019 com um menor custo por aluno já os municípios no quadrante inferior direito do gráfico tiveram despesas mais elevadas por alunos do ensino fundamental porém obtiveram nota mais baixa na prova Brasil.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS