BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Iguaracy encerra o São João do Gonzagão com vitória do Brasil, visitas ilustres e Praça lotada

A última noite do São João do Gonzagão 2026 entrou para a história de Iguaracy. Nesta quarta-feira (24), a Praça Antônio Rabelo ficou completamente tomada pelo público em uma grande celebração que reuniu cultura, tradição, futebol e muito forró. O encerramento da programação contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Alves, da primeira-dama Dra. Graça Valadares, autoridades, lideranças políticas e centenas de moradores, em um clima de confraternização e alegria. (BNews)

Antes dos shows, a festa ganhou um ingrediente especial com a transmissão da vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu ao Brasil a liderança do Grupo C da Copa do Mundo. Ao lado da primeira-dama, o prefeito reuniu amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e a população para acompanhar a partida, transformando a noite em um grande encontro de união e patriotismo. (matéria completa aqui).

Entre os convidados estiveram os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, recepcionados pelo prefeito Dr. Pedro Alves e homenageados pelo apoio que vêm destinando ao município por meio da conquista de investimentos e obras importantes para Iguaracy.

Em pronunciamento emocionado, o prefeito ressaltou a satisfação de compartilhar a noite ao lado de personalidades tão importantes, enfatizando a importância da parceria institucional para a conquista de novos investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Iguaracy.

Com decoração temática, bandeirinhas verde e amarelas, barracas de comidas e bebidas, além de uma estrutura de som e iluminação profissional, a Praça Antônio Rabelo foi transformada em um verdadeiro arraial junino, unindo o clima da Copa do Mundo à tradição nordestina em um ambiente agradável que encantou o público.

Na grade de atrações da noite, subiram ao palco o cantor Vaqueiro Ktatal e a dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como "As Lendas das Vaquejadas". Donos de uma legião de fãs, os artistas contagiaram o público com muita emoção e energia, encerrando a programação com chave de ouro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, comemorou o sucesso dos quatro dias de programação e destacou o fortalecimento das tradições populares. "Foram dias de muita alegria, lindas apresentações de quadrilhas juninas, muito forró e participação popular. 

O São João é muito mais do que uma festa; é um movimento de valorização da nossa cultura e da identidade do povo nordestino. Encerrar essa programação com a vitória do Brasil e a praça completamente lotada é motivo de gratidão e comemoração", afirmou.

Promovido pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o São João do Gonzagão contou com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Fundarpe, consolidando-se mais uma vez como um dos maiores e mais prestigiados eventos culturais da região. (Álbum).
Veja outras imagens abaixo:

Mulheres mantêm Flávio Bolsonaro na liderança da rejeição eleitoral

Flávio Bolsonaro, candidato do Partido Liberal à presidência da República vive um drama familiar, um conflito público com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que comanda a seção feminina do PL e é candidata ao Senado no Distrito Federal. Por José Casado/VEJA

A crise é antiga, passou a ter visibilidade em dezembro, quando Jair Bolsonaro escolheu o filho mais velho, senador pelo Rio de Janeiro, para representá-lo na disputa presidencial. Desde então, ressentimentos afloram entre divergências sobre táticas eleitorais do PL nos Estados.

Nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama divulgou dois vídeos dizendo-se desrespeitada, maltratada e humilhada pelo candidato à presidência: “Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia ‘chegado ontem’ e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha, e assim permaneço”.

Flávio Bolsonaro retrucou, em vídeo, com sarcasmo: “Hoje [dia de jogo da seleção brasileira], nada nem ninguém me aborrece”.

Muito além dos ressentimentos no clã Bolsonaro, o choque público do candidato presidencial com a ex-primeira-dama está induzindo o Partido Liberal à análise das suas dificuldades com o eleitorado feminino, notavelmente similares às do pai durante as campanhas de 2018 e 2022.



Flávio Bolsonaro aparece como recordista de rejeição na maioria das pesquisas. Quase metade dos eleitores diz não pretender votar nele “de jeito nenhum”, e, nesse grupo, ampla maioria é de mulheres: 53% sustentam a alta rejeição do candidato do PL, em escala bem superior (dez pontos de diferença) ao patamar de 43% dos homens.

Situação oposta é a Lula, que passou à segunda posição (com 46%) entre os mais rejeitados, em virtual empate com Flávio Bolsonaro (48%), segundo o Datafolha.

É de 40% a taxa de rejeição das mulheres ao presidente-candidato. Chega a 52% entre os homens, informa o Datafolha.

O candidato do Partido Liberal, aparentemente, tem dois grandes problemas emergindo na sua campanha, já conturbada pelas revelações sobre o seu envolvimento no caso das fraudes do Banco Master.

Um deles é o repúdio da maioria das eleitoras. Outro é a crise familiar com a ex-primeira-dama, que tem potencial altamente corrosivo.

As palavras de Flávio Bolsonaro voam, os vídeos de Michelle Bolsonaro permanecem.
Por José Casado/VEJA - via

Governo Lula prepara programa para renegociar dívidas de MEIs com descontos de até 70%

O governo Lula prepara um programa de renegociação de dívidas voltado aos microempreendedores individuais (MEIs), com potencial para beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas. A proposta prevê descontos de até 70% sobre débitos de até R$ 20 mil e parcelamento em até 12 anos, com prestações mínimas de R$ 25. A medida, que está em elaboração pela equipe econômica e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, busca reduzir a inadimplência e facilitar a regularização de pequenos negócios em todo o país.

A iniciativa faz parte de um pacote mais amplo para o setor, que inclui o aumento do teto de faturamento do MEI e a ampliação do número de funcionários que podem ser contratados. O governo pretende elevar gradualmente o limite anual de faturamento, chegando a R$ 140 mil em 2028, após pressão do Congresso por um valor superior ao inicialmente previsto. Também há consenso entre Executivo e Câmara para permitir que microempreendedores contratem dois funcionários, em vez de apenas um.

As mudanças ocorrem em meio às negociações entre governo e parlamentares para modernizar as regras do MEI e do Simples Nacional. Além da ampliação dos limites de faturamento, o debate inclui medidas para combater a pejotização e reduzir a inadimplência. Entre as propostas em discussão está a redução do prazo para suspensão do CNPJ de MEIs inadimplentes, atualmente de 12 meses, numa tentativa de fortalecer a arrecadação sem comprometer a sustentabilidade do regime voltado aos pequenos empreendedores.
Mídia Ninja com informações da Folha de S. Paulo.

Novo recorde: Pela primeira vez, Brasil baterá R$ 2 TRILHÕES em impostos no 1º semestre

O Brasil de Lula vai bater, pela primeira vez, a marca de R$ 2 trilhões em impostos arrecadados ainda no 1º semestre.

A “grande conquista” do governo, na prática, é mais uma derrota para o bolso do brasileiro. Enquanto o povo enfrenta comida cara, conta de luz pesada, combustível alto e salário cada vez mais apertado, Brasília segue arrecadando como nunca.

Segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, a marca deve ser atingida antes do registrado no ano passado, mostrando que o brasileiro está pagando mais imposto, mais cedo e com menos retorno.

No Brasil real, não há motivo para comemoração. O trabalhador acorda cedo, pega no pesado, paga imposto em tudo o que consome e, mesmo assim, continua vendo saúde precária, segurança abandonada e uma vida cada vez mais difícil.

Enquanto o governo Lula coleciona mais uma “vitória” em cima do brasileiro, quem sai perdendo de novo é o trabalhador. Ele trabalha cada vez mais, não para crescer financeiramente e ter uma vida estável, mas para bancar a máquina pública, o governo Lula e seus “impostos do amor”. (É o mundo)

Flávio Bolsonaro foi aconselhado a indicar Michelle como ministra e ignorou

Lideranças relatam que o pré-candidato foi aconselhado recentemente a fazer um gesto em direção à ex-primeira-dama dizendo que ela seria ministra em seu futuro governo e também a convidá-la a ajudar a escolher a sua candidata a vice-presidente. Por Raquel Landim/Estadão

Um influente interlocutor disse que faltou “sensibilidade” a Flávio, que não a incluiu na campanha.

Pessoas do entorno de Michelle afirmam que ela esperava um pedido de desculpas público do enteado por tê-la “humilhado” e por ter dito que ela “não entendia nada de política”, como ela mesmo descreve no vídeo que divulgou.

Flávio até tentou se aproximar de Michelle, mas não com uma sinalização de divisão efetiva de poder, como seria, por exemplo, uma indicação para um ministério.

Ele tentou fazer uma ponte por meio da senadora Damares Alves (Republicanos–DF) e da administradora Daniella Marques. Michelle, Damares e Daniella são amigas desde o governo Jair Bolsonaro.

Na semana passada, Daniella esteve no gabinete de Damares para discutir projetos de empoderamento feminino, por meio do combate à violência contra a mulher.

Flávio então pediu à senadora para organizar uma reunião de mulheres conservadoras e ligou para que Michelle participasse, sem resposta. Já era tarde.

A crise provocada pelo vídeo explosivo de Michelle não é boa notícia para a campanha de Flávio, que ainda se recuperava do escândalo do caso Dark Horse, em que foi pego pedindo dinheiro para o banqueiro Daniel Vorcaro.

Michelle foi uma primeira-dama muito discreta, mas depois que assumiu a presidência do PL Mulher tomou gosto pela política. Hoje é uma liderança não só entre os evangélicos, mas entre as mulheres, especialmente as conservadoras.

Especialistas em pesquisas de intenção de voto dizem que uma madrasta dizer que foi “desrespeitada” e “humilhada” pelo enteado tem apelo entre todas as mulheres.

A resposta inicial de Flávio que, a princípio, desdenhou, dizendo que o futebol era mais importante, também não foi a melhor estratégia.

Lembrando que a eleição de 2026 promete ser a mais polarizada dos últimos tempos.

“O público feminino já é resistente ao Bolsonaro. Então, a narrativa da Michele tem mais adesão ainda. Na minha visão, essa é uma eleição que vai ser decidida por 3% do eleitorado. Desses 3%, 69% são mulheres. Essas mulheres são apartidárias, não estão nem do lado do Lula, nem do lado do Flávio. É muito importante o candidato conquistar essas mulheres”, diz Cila Schulman, CEO do Instituto de Pesquisa Idea. (Por Raquel Landim/Estadão - via)

PIB do Nordeste cresce 8% em 2025 e se aproxima de R$ 2 trilhões

O Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste alcançou R$ 1,76 trilhão em 2025, representando um crescimento nominal de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), elaborada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central. Segundo o estudo, a economia regional deve manter a trajetória de expansão e atingir R$ 1,88 trilhão em 2026, superando os R$ 2 trilhões em 2027. (Do JC)

Já a economia brasileira alcançou R$ 12,6 trilhões em 2025, equivalendo a uma alta de 8,1% em relação ao ano anterior. A projeção é de que o PIB nacional chegue a R$ 13,6 trilhões em 2026 e ultrapasse R$ 14,5 trilhões em 2027.

De acordo com o estudo, o desempenho da economia nordestina supera o desempenho nacional, quando se considera os últimos quatro anos. Enquanto o crescimento acumulado do Brasil foi de 26,3%, o Nordeste registrou expansão de 26,9% no período.

Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, a combinação entre investimentos e melhora dos indicadores econômicos tem impulsionado a atividade produtiva na Região.

“A taxa de desocupação no País atingiu em 2025 o menor nível da série histórica, ficando em 5,6%, abaixo dos 6,6% registrados em 2024. No Nordeste, a queda foi de 9,1% para 7,9%. O rendimento médio real da Região em 2025 também apresentou um maior crescimento do que o do Brasil: 5,3% contra uma alta de 4,1% no país. O Banco do Nordeste contribuiu decisivamente para este desempenho, tendo aplicado R$ 68 bilhões em sua área de atuação no ano passado. Esses investimentos cresceram quase 50% desde 2022, quando foram financiados R$ 46 bilhões”, afirma.

Pernambuco
O PIB de Pernambuco foi de R$ 314 bilhões em 2025. O resultado representa crescimento de 5,93% em relação a 2024. De 2022 até o ano passado, a economia pernambucana acumulou expansão de 27,84%, desempenho superior ao registrado tanto no Nordeste quanto no Brasil.

Para 2026, a estimativa é que o PIB do estado alcance R$ 337 bilhões e ultrapasse R$ 362 bilhões em 2027.

André Mendonça manda transferir Daniel Vorcaro para a Papudinha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou nesta quinta-feira (25) que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, seja transferido, em um prazo de 24 horas, para uma cela na Papudinha, no Complexo da Papuda.

Vorcaro está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF) desde março deste ano. Ele foi autorizado a ficar no local para ter maior contato com sua advogados enquanto negociava um acordo de delação premiada com a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

No entanto, a PF e o Ministério Público rejeitaram as duas propostas apresentadas pela defesa de Vorcaro. As autoridades avaliaram que as propostas pouco avançaram em relação ao que já foi apurado pela Polícia Federal.

Como as negociações não evoluíram, a PF solicitou a transferência de Vorcaro. A corporação alegou que o local só tem cela para presos de passagem, o que não é o caso do ex-banqueiro. Ele cumpre prisão preventiva, ou seja, sem prazo determinado.

Além da transferência, Mendonça ordenou ainda que a direção da Papudinha "adote todas as providências necessárias para preservar a incomunicabilidade entre os custodiados presos em razão da denominada Operação Compliance Zero".

Daniel Vorcaro é investigado na Operação Compliance Zero. Ele é apontado como líder de um suposto esquema que envolve crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, além de táticas de intimidação, coerção e invasão de dispositivos informáticos. (BNews)

Em resposta a João, Túlio Gadêlha pública imagem com Lula e Raquel. “Artilharia nordestina”26 de junho de 2026

O Deputado Federal e pré-candidato ao Senado Túlio Gadêlha, do PSD, publicou uma imagem feita através de IA com ele, a governadora Raquel Lyra e o presidente Lula.

Com a chamada “Artilharia Nordestina em campo”, Túlio escreveu: “Time que transforma Pernambuco e o Brasil! Não sei vc, mas eu sou time Luquel”.

A postagem foi feita horas depois de uma publicação de João Campos com o presidente Lula em Brasília, onde assistiram Brasil x Escócia. (via Nill Júnior)

Após dizer que foi humilhada por Flávio Bolsonaro, Michelle prega união e minimiza crise no PL

Da redação - Depois de tornar pública uma divergência com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro adotou um tom conciliador nesta quinta-feira (25) e defendeu a união das lideranças do partido. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que não guarda ressentimentos e destacou que o foco deve ser a atuação conjunta da oposição.

"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição", escreveu Michelle em um story no Instagram. Ela também afirmou que apenas buscou esclarecer uma situação que, segundo disse, vinha sendo interpretada de forma equivocada, pedindo que suas declarações não fossem retiradas do contexto.

A manifestação ocorre um dia após Michelle relatar ter sido tratada de forma desrespeitosa por Flávio Bolsonaro durante uma conversa telefônica. Segundo ela, o senador reagiu de maneira ríspida às críticas feitas por ela sobre a estratégia política do PL no Ceará, especialmente em relação à aproximação do partido com o ex-governador Ciro Gomes.

Michelle afirmou que ouviu de Flávio que deveria se manter distante das decisões partidárias e que não teria experiência suficiente para opinar sobre questões políticas. Ela rebateu as declarações, dizendo que não aceita ser tratada como alguém sem conhecimento sobre o tema.

O impasse está ligado às articulações eleitorais no Ceará. Enquanto Michelle defende o apoio do PL ao senador Eduardo Girão (Novo) na disputa pelo governo estadual e à deputada Priscila Costa (PL) para o Senado, dirigentes da legenda sustentam que a aliança com Ciro Gomes foi construída com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e não deverá ser revista.

Após a repercussão das declarações da ex-primeira-dama, Flávio Bolsonaro afirmou que não teve a intenção de ofendê-la, disse estar de "coração aberto" e apresentou um pedido público de desculpas, buscando reduzir o desgaste provocado pelo episódio.

Pai é preso após usar ChatGPT para planejar morte do próprio filho por não querer pagar pensão alimentícia

Um homem de 36 anos foi preso pela Polícia Civil (PC) em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, suspeito de planejar a morte do próprio filho, de 8 anos, para não pagar pensão alimentícia. O caso foi descoberto após o suspeito manter conversas com o ChatGPT, que foram compartilhadas com autoridades norte-americanas.

De acordo com a PC, a OpenIA, empresa responsável pelo ChatGPT, identificou mensagens em que o homem fazia ameaças contra a criança e comunicou o caso ao FBI. Em seguida, o Ministério de Justiça brasileiro foi acionado e encaminhou as informações às autoridades capixabas.

Segundo as investigações, o homem revelou nas conversas com a inteligência artificial que pretendia matar o filho. Para praticar o crime, ele afirmou que tinha uma arma de fogo, uma corda e cianeto, substância altamente tóxica utilizada em atividades industriais e de mineração.

Além do suposto plano contra a criança, a Polícia Civil identificou que o suspeito tinha interesse em promover ataques em massa contra escolas e igrejas, com a intenção de provocar o maior número possível de vítimas.

Conforme o delegado responsável pelo caso, o homem mencionou, durante os diálogos, um suposto contato com um pistoleiro que seria contratado para executar o filho, com quem ele não mantinha convivência, embora pagasse pensão alimentícia.

Os investigadores tiveram às mensagens enviadas pelo homem ao ChatGPT, mas não às respostas geradas por ela. Segundo a polícia, as conversas eram descritas como uma espécie de desabafo, no qual o suspeito expunha seus pensamentos e intenções.

O homem foi capturado em uma propriedade na zona rural de São Gabriel da Palha, município situado a cerca de 210 quilômetros de Vitória. O celular dele também foi apreendido e será submetido à perícia.

Em depoimento, o suspeito negou que tivesse a intenção de matar o filho. Ele poderá responder por crimes como ameaça, incitação ao crime e tentativa de homicídio.

Prefeito Dr. Pedro reúne lideranças na Praça Antônio Rabelo, celebra vitória do Brasil e destaca parceria com Luciano Duque e Renildo Calheiros

A noite desta quarta-feira (24) foi marcada por confraternização, futebol e política na Praça Antônio Rabelo, em Iguaracy. O prefeito Dr. Pedro Alves ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares reuniu amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e a população para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu ao Brasil a liderança do Grupo C.

Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam reconhecimento público pelas ações e investimentos destinados ao município. Em sua fala, Dr. Pedro destacou que compartilhar o momento ao lado dos parlamentares tornou a celebração ainda mais especial, ressaltando que ambos têm desempenhado papel importante na conquista de obras e recursos para Iguaracy.

Ao falar sobre Renildo Calheiros, o prefeito lembrou da longa parceria construída ao longo dos anos e destacou que, somente na atual gestão, o deputado já contribuiu para viabilizar quase R$ 7 milhões em investimentos para o município. Entre as conquistas estão R$ 749.846,57 destinados à pavimentação de oito ruas na sede e no distrito de Jabitacá, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte I, orçada em R$ 1.732.137,99, a implantação de uma Creche Padrão FNDE Tipo I, no valor de R$ 4.515.000,00, além da entrega de uma retroescavadeira para reforçar os serviços da administração municipal.

Dr. Pedro também enalteceu o trabalho do deputado estadual Luciano Duque, afirmando que o parlamentar conquistou rapidamente o respeito e a confiança da população por meio de ações concretas. Segundo o prefeito, graças ao empenho de Duque, Iguaracy foi contemplada com três micro-ônibus, quatro ensiladeiras, três tratores com grades de aração, quatro roçadeiras, dois dessalinizadores destinados às comunidades da Queimada I e Caatingueira, aproximadamente R$ 5 milhões em recursos da Compesa para investimentos em obras, além do piçarramento com terraplanagem da PE-282. O deputado também assumiu o compromisso de destinar, em breve, um novo ônibus para o Transporte Fora do Domicílio (TFD).

Fazendo uma analogia com o placar da partida, o prefeito afirmou que a vitória da Seleção Brasileira simbolizou o momento positivo vivido pelo município e dedicou o resultado aos deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, pelo compromisso demonstrado com Iguaracy. A homenagem também foi estendida aos vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e à população que, segundo ele, caminham juntos na construção de uma cidade mais desenvolvida e com mais oportunidades.

Prestigiaram o encontro o ex-presidente do IPA e pré candidato a deputado federal, Miguel Duque, o vice-prefeito Marquinhos Melo, os vereadores Chico Torres, Lequinho, Jorge Soldado, Amaury e Simão Rafael; os ex-vereadores  Fábio TorresManoel OlímpioChico de Sales, JucianoNeguinho de Irajaí,  Marinho, Janduir Simões e Inácio Alves; além das lideranças Carlinhos de Trindade, Luiz da Sucam, Itinho do Sindicato e diversos apoiadores da gestão municipal.
Veja imagens abaixo:

Luciano Duque cobra respostas, exige reforço na segurança e se solidariza com vítimas após tragédia no São João de Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque se pronunciou nesta quarta-feira (24) sobre o grave episódio de violência que marcou o São João de Serra Talhada, deixando uma pessoa morta e outras 15 feridas durante a programação na Estação do Forró. Representante do município na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a toda a população, ao mesmo tempo em que cobrou rigor na apuração dos fatos e medidas imediatas para reforçar a segurança dos festejos.

O parlamentar afirmou que acompanha de perto as investigações e defendeu que todas as circunstâncias da ocorrência sejam esclarecidas, inclusive a atuação do esquema de segurança previsto para o evento. Para ele, é indispensável identificar possíveis falhas, apurar responsabilidades e garantir transparência à população.

"É um momento de profunda tristeza para Serra Talhada. Não podemos tratar um fato dessa gravidade com normalidade. É preciso esclarecer o que aconteceu, identificar responsabilidades e tomar todas as providências necessárias para que uma tragédia como essa jamais se repita", destacou.

Luciano Duque também ressaltou que o São João é um dos maiores patrimônios culturais de Serra Talhada, movimentando a economia, fortalecendo o comércio e gerando renda para centenas de famílias. No entanto, enfatizou que nenhuma festa pode acontecer sem que a segurança da população seja prioridade absoluta.

Diante da decisão da Prefeitura de manter a programação junina, o deputado anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e à Secretaria de Defesa Social o reforço imediato do efetivo policial e de todas as ações preventivas necessárias para garantir tranquilidade aos moradores e visitantes.

"O povo de Serra Talhada merece celebrar sua maior festa com paz e segurança. Vamos cobrar o reforço do policiamento e todas as medidas que assegurem que as famílias possam participar do São João sem medo", afirmou. 

Entenda o caso

O tiroteio aconteceu na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos na Estação do Forró. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas, entre elas dez civis e cinco policiais militares que atuavam na segurança do evento.

As vítimas foram socorridas para o Hospital Eduardo Campos e para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam). O homem apontado como autor dos disparos, de 36 anos, também foi baleado, chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

Imagens registradas por participantes mostram momentos de desespero, correria e o trabalho das equipes de resgate atendendo os feridos ainda no local da ocorrência. A motivação do crime segue sendo investigada pela Polícia Civil, enquanto a Polícia Militar acompanha o caso e monitora o estado de saúde dos policiais atingidos.

O episódio provocou forte comoção e reacendeu o debate sobre a necessidade de ampliar as ações de segurança em grandes eventos públicos, especialmente durante um dos maiores ciclos festivos do calendário pernambucano.

São João do Gonzagão reúne grande público em mais uma noite de sucesso e valorização da cultura nordestina

O tradicional São João do Gonzagão voltou a reunir um grande público na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação, organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves com a valorização da cultura nordestina e a oferta de atrações de qualidade para a população.
Dr. Pedro e autoridades públicas municipais prestigiando as apresentações
Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais que enriqueceram a programação da noite. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo "Um Sonho de São João", encantando os presentes com uma apresentação marcada pela criatividade e valorização das tradições juninas. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró de toda a nossa região. 

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max, que encerrou a noite com uma apresentação contagiante. O artista, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário musical, levou o público a cantar e dançar seus maiores sucessos, confirmando o grande momento de sua carreira.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor com seu carisma irradiante percorreu o espaço da festa, visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes, demonstrando o carinho e a proximidade que mantém com a população.

Mesmo sendo a noite que antecede o Dia de São João, quando muitas famílias tradicionalmente celebram em suas residências ou na zona rural ao redor das fogueiras, a Praça Antônio Rabelo recebeu um excelente público, evidenciando o sucesso da programação e a forte participação popular nas festividades.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24) com a expectativa de mais uma noite de grande público e muita animação. O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, celebrou o sucesso da festa realizada na terça-feira (23) e aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas. 

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como "As Lendas das Vaquejadas", artistas que vivem um grande momento na carreira, acumulam uma legião de fãs e prometem levar muita emoção e forró ao palco do São João do Gonzagão.
Veja outras imagens abaixo:

Dr. Bruno Vilaça comemora sucesso da 14ª Caminhada do Forró e destaca investimento da Oftalmo PE no evento

O médico oftalmologista Dr. Bruno Vilaça, marcou presença na 14ª edição da Caminhada do Forró, realizada no último dia 21 de junho, em Arcoverde. Pelo terceiro ano consecutivo, Dr. Bruno e a Oftalmo PE, figuram entre os patrocinadores do evento, reforçando o compromisso com a valorização da cultura nordestina e o fortalecimento de uma das maiores manifestações populares do país.

Durante a festa, Dr. Bruno que estava na companhia de João Carlos Vilaça, demais familiares e amigos, destacou a satisfação de participar novamente da Caminhada do Forró, considerada por ele o momento mais especial da programação junina de Arcoverde. Segundo o médico, a Oftalmo PE faz questão de investir em iniciativas que preservam as tradições culturais e promovem integração entre a população.

"É uma grande satisfação estar aqui pelo terceiro ano consecutivo na Caminhada do Forró. A Oftalmo PE apoia essa questão cultural e é uma alegria estar ao lado de Kleber e de toda a equipe do COCAR. Sempre digo que, entre todos os eventos do São João, a Caminhada do Forró é o meu xodó. Estamos presentes nos camarotes e no palco principal, mas é aqui que faço questão de marcar presença como apoiador e patrocinador", afirmou.

Dr. Bruno também ressaltou o envolvimento dos colaboradores da empresa na celebração. Segundo ele, a Oftalmo PE mobilizou funcionários de diversas cidades para prestigiar o evento. "Hoje contamos com mais de 200 colaboradores e fazemos questão de trazer todos aqueles que desejam participar, inclusive profissionais de Garanhuns, Lajedo, Caruaru e outras cidades. Contratamos transporte para que todos possam viver esse grande momento cultural de Arcoverde", destacou.

Considerada o maior cortejo junino do Brasil, a 14ª Caminhada do Forró reuniu cerca de 45 mil pessoas e consolidou mais uma edição histórica. Promovido pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR), o evento contou com aproximadamente dez horas de programação, mais de 20 atrações culturais, quatro trios elétricos, apresentações de artistas, grupos de cultura popular, violeiros, bandas de forró, quadrilhas juninas, bois, grupos de coco, pandeirada e, pela primeira vez, a participação do tradicional Boi da Macuca.

Além da valorização da cultura popular, a festa também impulsionou a economia local. Cerca de 400 profissionais atuaram diretamente na organização, enquanto centenas de oportunidades indiretas foram geradas nos setores de hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços.

Em visita a Iguaracy, Luciano Duque enaltece Raquel Lyra e ressalta que Creches e Delegacias em PE são iniciativas do próprio Governo do Estado

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebeu na última segunda-feira (22) o deputado estadual Luciano Duque para uma agenda institucional que também contemplou visitas às obras da nova Creche e da nova Delegacia de Polícia, investimentos executados pelo Governo de Pernambuco no município.

Durante a visita, Luciano Duque fez questão de destacar que as duas obras são frutos de uma iniciativa da própria governadora Raquel Lyra, concebida pelo Governo do Estado atendendo às necessidades de cada cidade. Segundo o parlamentar, os investimentos não foram condicionados a solicitações ou se os prefeitos votaram contra ou a favor de sua gestão, mas integram uma política estadual voltada à ampliação da infraestrutura e dos serviços públicos nos municípios pernambucanos.

O deputado afirmou ainda que uma das grandes virtudes da gestão de Raquel Lyra é governar olhando para as necessidades da população, e não pelo viés político. "A política passa, mas as obras permanecem vivas transformando a vida das pessoas", ressaltou.

Ao falar sobre a construção das creches, Luciano Duque classificou a iniciativa como inédita no Brasil. De acordo com ele, tradicionalmente essa responsabilidade cabe ao Governo Federal, mas, em Pernambuco, o Governo do Estado assumiu a construção de 250 novas unidades. Para o parlamentar, a decisão representa um marco para a educação pernambucana e evidencia o compromisso da governadora Raquel Lyra com a primeira infância, razão pela qual ela merece exclusivo reconhecimento pela iniciativa.

Falas de João Campos sobre “investigações da PF” em Pernambuco alertam sobre pressão do PSB em Brasília para reverter eleição estadual, diz blog

As repetidas declarações do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) sobre possíveis investigações da Polícia Federal em Pernambuco contra adversários, sobretudo a respeito do que o próprio declara ser uma “rede de gabinete de ódio” contra ele, acenderam um alerta na política pernambucana sobre a fonte de possíveis informações privilegiadas e existência de pressão política em Brasília, via figurões do PSB, para que se criem crie fatos novos na eleição estadual de Pernambuco a partir da credibilidade de uma das instituições mais sérias do País. Do Blog Manoel Medeiros.

Nas últimas horas, o vazamento de um ofício protocolar em resposta a seis deputados estaduais do PSB, datado de 13 de maio, assinado pela direção da Polícia Federal em Brasília, levanta mais questões sobre a pressão para que se criem artificialmente fatos novos que seriam interessantes ao partido. O Vero Notícias, site que recebe publicidade oficial da Prefeitura do Recife, imputa à PF o envio ao STJ de pedido de investigação solicitada pela oposição contra a vice-governadora, Priscila Krause (PSD).

O que se sabe é que, como ocorre com frequência, os parlamentares de oposição apresentaram denúncia à PF e perguntaram via pedido de informações como estava o seu andamento. Por sua vez, a Polícia respondeu explicando que eventual investigação contra autoridade detentora de foro por prerrogativa de função depende de autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

É a quarta vez desde 2023 que os mesmos parlamentares tentam imputar à vice-governadora conduta irregular pela contratação de um hospital que presta serviços ao governo de Pernambuco ininterruptamente há 55 anos para prestação de atendimentos de saúde de alta complexidade oferecidos exclusivamente pela unidade na região do Agreste Meridional, como hemodiálise.

Esses mesmos deputados solicitaram e tiveram negada pelo TCE medida cautelar para suspender a prestação dos serviços da unidade hospitalar em 2024. No caso, a avaliação dos técnicos é que não houve irregularidade ou nepotismo nas contratações que ocorrem há vários governos. A relação entre a gestão estadual e a unidade hospitalar, inclusive, alcançou o maior faturamento justamente na gestão anterior, comandada pelo PSB. Uma auditoria especial do mesmo TCE já foi concluída e não apontou imputação de débitos.

O próprio João Campos tem reforçado a narrativa de “investigações da PF em curso” afirmando que existiria pelo menos um inquérito em andamento determinado pelo Supremo Tribunal Federal sobre o assunto “milícias digitais”, fato sobre o qual não se tem conhecimento público por meio de declarações ou documentos oficiais.

Se sabe que o ministro Gilmar Mendes pediu à PF, em decisão monocrática de 30 de janeiro deste ano, que investigue a regularidade de atuação da Polícia Civil de Pernambuco em procedimento investigativo contra um secretário e amigo de João Campos que poderia estar praticando corrupção na Prefeitura do Recife. Sobre redes digitais, no entanto, não se tem confirmação de absolutamente nenhuma instauração de inquérito. Apenas as falas de João Campos.

Dr. Pedro Alves recebe o deputado Luciano Duque em agenda com foco em obras e novas demandas para o município

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebeu na última segunda-feira (22) o deputado estadual Luciano Duque para uma extensa agenda institucional voltada ao acompanhamento de obras e ao fortalecimento de parcerias em benefício do município.

A programação teve início no gabinete do prefeito, onde foi realizada uma reunião com secretários municipais e integrantes da equipe de governo. Durante o encontro, foram apresentadas as principais demandas de Iguaracy e discutidas ações que poderão ser viabilizadas junto ao Governo de Pernambuco, com o apoio da governadora Raquel Lyra. O ex-prefeito Francisco Dessoles também participou da reunião, contribuindo com sua experiência administrativa e conhecimento sobre as necessidades do município.

O encontro também contemplou visita as obras da nova Creche e da nova Delegacia de Polícia, ambas realizadas pelo governo do Estado através da governadora Raquel Lyra. A agenda foi encerrada com uma visita às obras de melhoria da estrada que liga Iguaracy ao distrito de Jabitacá, onde estão sendo executados serviços de piçarramento, com nivelamento e terraplenagem da PE-282. A intervenção deverá proporcionar mais segurança, melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento da região.

Ao final da agenda, o prefeito Dr. Pedro Alves agradeceu a parceria do deputado Luciano Duque e o apoio às demandas do município. Também reconheceu a atenção da governadora Raquel Lyra, além da contribuição do ex-presidente do IPA, Miguel Duque, do atual presidente da instituição, Epaminondas Marins, e dos vereadores Amaury da Ração, Chico Torres e Lequinho, que acompanharam as visitas ao lado de secretários e outros membros da equipe de Governo. O gestor destacou que o trabalho conjunto entre as lideranças continuará sendo fundamental para garantir novos investimentos e melhorias para a população de Iguaracy.












“Quando chegarem à conclusão que todo político é ladrão entrem na política “, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a jovens de escola pública que entrem na política quando chegarem à conclusão de que “todo político é ladrão”. As declarações aconteceram durante a cerimônia de entrega de medalhas da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro.

“Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política”, afirmou o petista na última segunda-feira (22).

Lula afirmou aos estudantes que a honestidade que eles desejam na política brasileira estão dentro deles mesmos. O presidente incentivou os alunos a ser o que eles quiserem.

“O político honesto que vocês querem está dentro de vocês. Não está dentro de mim. Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem”, declarou o presidente. (BNews)

São João do Gonzagão comanda noite de forró com talentos da terra e ex-vocalista do Brasas do Forró, Pio Cantor

A programação do São João do Gonzagão 2026, promovido pelo Governo Municipal de Iguaracy por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, teve mais uma noite de sucesso na Praça Antônio Rabelo. O evento, reuniu apresentações musicais e culturais que valorizaram as tradições nordestinas e a diversidade artística.

Mantendo a proposta de unir atrações de destaque regional com a valorização dos artistas da terra, a gestão municipal abriu espaço para a dupla Paulo Bom D'Farra e Galego Stylizado. Com um repertório diversificado, sintonia no palco e muito carisma, os músicos animaram o público, que acompanhou a apresentação dançando e cantando os grandes sucessos do forró.

Na sequência, o cantor Pio Cantor subiu ao palco levando toda a força do forró de vaquejada. Natural de Carnaíba, o artista é reconhecido por sua trajetória em bandas como Arreio de Ouro, Medalha de Ouro e Brasas do Forró, onde participou da retomada do tradicional trio masculino entre 2023 e meados de 2024. Em Iguaracy, apresentou um show vibrante, marcado pela potência vocal, presença de palco e um repertório que conquistou o público.

Antes das atrações musicais, a programação contou com apresentações culturais da Escola Nações Unidas, da EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes, da Escola Prof.ª Rosete Bezerra de Sousa e do Grupo Florarte, da cidade de Flores, reforçando o compromisso do evento com a valorização da cultura popular e dos talentos da região.

O prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou toda a programação ao lado de familiares, amigos, secretários e servidores municipais. Na fotografia que ilustra a matéria, o gestor aparece ao lado do secretário adjunto de Administração, Dr. Luís Henrique, do secretário de Obras, Fábio Torres, e do servidor municipal Juarez Leite.

A atual gestão, em conjunto com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação do secretário Rodrigo Faustino, tem fortalecido o São João do Gonzagão como um espaço de promoção da diversidade cultural, preservando as tradições juninas e incentivando artistas locais e regionais a integrarem a programação do evento.








BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.