Estado brasileiro atinge emergência de saúde pública por varíola dos macacos


Estado brasileiro atinge emergência de saúde pública por varíola dos macacos

Um dos estados brasileiros já atingiu emergência de saúde pública devido à contaminação da varíola dos macacos. Nesta segunda-feira (22), o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que Goiás tem 160 casos confirmados da doença. Além dos diagnósticos positivos, o estado tem 297 suspeitos e dez prováveis.

Segundo o Metrópoles, os confirmados são 157 homens e três mulheres. Entre os pacientes, as idades de maior contágio estão entre os 9 e 64 anos. De acordo com a pasta, Goiânia é a cidade com maior número de casos da varíola no estado, com 132 positivos. 

Através do plano de contingência, a secretaria dividiu a situação da doença em três níveis. Segundo o documento, Goiás se encontra no terceiro estágio, conhecido como emergência de saúde pública. O órgão explica que esta fase é confirmada quando ocorre transmissão comunitária.

Plano de contingência
Equipes de vigilância epidemiológica e as unidades de saúde públicas e privadas devem ficar atentas aos casos de pessoas que apresentam sintomas que indicam a doença para fazer a coleta o mais rápido possível e, também, providenciar o exame.

O objetivo do plano é fixar orientações para o enfrentamento da doença a fim de minimizar os impactos dela na vida e na saúde da população de Goiás. O documento define normas que profissionais de saúde precisam seguir para atender os casos suspeitos da doença e informar como devem monitorar as pessoas que estão doentes de quem teve contato com pessoas infectadas.

Mesmo com a situação de emergência declarada, o plano de contingência não tem medidas de enfrentamento que provoquem um impacto econômico ou administrativo, como no caso do Coronavírus.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS