Lula se reúne nesta quinta com 40 parlamentares para atrair independentes e antigos opositores


Lula se reúne nesta quinta com 40 parlamentares para atrair independentes e antigos opositores

Por Malu Gaspar/O Globo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta quinta-feira (10) com 40 parlamentares no gabinete de transição em Brasília, montado dentro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). O encontro, marcado para às 10h, ocorrerá um dia após as reuniões de Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Parlamentares independentes e até de oposição ao futuro governo do PT foram convidados para o encontro nas últimas 24 horas, o que tem sido interpretado como um gesto do presidente eleito pela abertura de diálogo com políticos que não são apoiadores automáticos do PT, mas também não orbitam o bolsonarismo raiz.

Foram convidados políticos do MDB, PDT, Podemos e até do PSDB, como o senador tucano Tasso Jereissati (CE), que declarou voto no PT no segundo turno.

Esse será o quarto encontro político de Lula em Brasília desde sua eleição, no último dia 30. Nesta quarta-feira, ele se encontrou com Lira, Pacheco e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A assessoria do presidente eleito não comentou o tema da reunião. Mas a expectativa dos parlamentares convidados é que sejam discutidos a eleição para a presidência do Senado, em fevereiro, e a votação da chamada PEC da Transição, para permitir que o governo faça despesas acima do teto de gastos e cumpra promessas de campanha como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 .

Os dois temas são de importância imediata para o presidente eleito, que tomará posse no dia 1º de janeiro com dificuldades de caixa e a um mês das eleições para o comando do Senado. A maior bancada na próxima legislatura será a do PL de Jair Bolsonaro, que já reivindica o controle do Senado.

Como ocorre em todos os ciclos eleitorais, Lula governará no primeiro ano sob a Lei Orçamentária Anual elaborada pelo governo do antecessor. O orçamento de Jair Bolsonaro não contempla propostas do PT, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e o programa da Farmácia Popular. O valor do salvo conduto a ser conferido pela PEC, no entanto, não está fechado e deverá ser um dos pontos do encontro.

A disputa pela presidência do Senado também tem uma importância fundamental para o futuro do governo Lula. O atual dirigente da Casa, Rodrigo Pacheco, pretende disputar mais um mandato com o apoio do PT e de Lula.

Mas, com a nova correlação de forças da nova legislatura, que toma posse em fevereiro, o PL sai na frente na disputa pela cadeira, o que preocupa petistas.

Caso o partido de Bolsonaro controle a Casa pelos próximos dois anos, Lula se tornaria um alvo mais fácil de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e poderia enfrentar obstáculos na tramitação de emendas à Constituição, indicações para o Judiciário e nomeações que dependem de sabatinas no Senado.

Com 15 senadores e a possível filiação da senadora eleita Tereza Cristina (PP-MS), o PL já trabalha com a meta de candidatura própria, como anunciou o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, em coletiva de imprensa na última terça-feira.

Em função do tamanho da bancada e do voto de senadores bolsonaristas espalhados por outras legendas, como o próprio PP de Arthur Lira, Republicanos e União Brasil, o partido tem chances reais contra Pacheco, cujo PSD terá o controle de 11 cadeiras.

O presidente eleito, que tenta costurar uma base de apoio sólida no Congresso, mantém conversas que vão do velho MDB ao União Brasil e já avisou que não deve se envolver diretamente na disputa pela Presidência da Câmara.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS