Pandemia ‘envelheceu’ cérebro de adolescentes em três anos, diz estudo


Pandemia ‘envelheceu’ cérebro de adolescentes em três anos, diz estudo

A pandemia da covid-19 pode ter acelerado o envelhecimento cerebral dos adolescentes, de acordo com um novo estudo publicado na revista científica Biological Psychiatry: Global Open Science.

Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, investigaram o cérebro de adolescentes antes e depois do isolamento pandêmico e identificaram sinais de um envelhecimento precoce no segundo grupo.

Mudanças na estrutura cerebral ocorrem naturalmente à medida que envelhecemos. Durante a puberdade, por exemplo, sabe-se que ocorre um crescimento mais expressivo tanto no hipocampo quanto na amígdala, áreas do cérebro que controlam o acesso a certas memórias e ajudam a modular as emoções.
Já os tecidos do córtex —uma área envolvida no funcionamento executivo— tornam-se mais finos.

No entanto, ao comparar exames de ressonância magnética de um grupo de 163 crianças, realizados antes e após a pandemia, o estudo concluiu que esse processo de desenvolvimento parece ter sido mais intenso no segundo grupo.

É como se o cérebro deles estivesse três anos mais velho do que era antes da crise global, de acordo com o estudo.

Sintomas severos de depressão e ansiedade também foram encontrados com maior frequência no segundo grupo. Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que a pandemia não apenas afetou adversamente a saúde mental dos adolescentes, mas também acelerou a maturação do cérebro.

Fonte: VivaBem (UOL)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS