Lula vai criar mais um ministério para agradar ao centrão


Lula vai criar mais um ministério para agradar ao centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira, 29, a criação de mais um ministério, que se somará às 37 pastas já existentes. Será o Ministério da Pequena e Média Empresa, disse o petista. O anúncio ocorre em meio às discussões sobre uma reforma ministerial para acolher o centrão.

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais”, disse Lula durante a live semanal transmitida pelas redes sociais do petista. “Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade.”
 

O presidente, ao responder sobre desenvolvimento e geração de emprego, disse que o novo ministério vai ajudar as pessoas que querem empreender.

Na live, ele não mencionou as discussões com o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e com o Republicanos, que também pretende ingressar no governo com o comando de pelo menos um ministério.

Nos bastidores, é dado como certo que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) vão assumir ministérios no governo Lula, embora as pastas não estejam definidas.

Apesar do possível ingresso dos dois partidos no governo petista, os presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), classificam as legendas como de direita e afirmam que as siglas vão continuar independentes.

Nogueira, que já foi aliado ao PT, afirma que, até o fim dos seus dias, jamais se aliará novamente ao partido. Já o Republicanos tem Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como um dos principais expoentes. Recentemente, Tarcísio disse que é leal a Jair Bolsonaro, de quem foi ministro, e que pondera deixar seu partido se houver uma aliança formal com Lula.

Em entrevista exclusiva à Revista Oeste, Tarcísio reforçou sua postura como aliado do ex-presidente. “Para mim, o líder da direita é Bolsonaro”, disse ele. A íntegra da entrevista com o governador de São Paulo está disponível na Edição 179 da Revista Oeste.

Lula teve poucas reuniões reservadas com a maioria dos ministros

Lula não costuma se encontrar reservadamente com a maioria dos ministros | Foto: Reprodução

O novo ministério certamente só servirá para abrigar o centrão. Reportagem da Revista Oeste mostra que Lula nem sequer atende os ministros reservadamente. Com as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Anielle Franco (Igualdade Racial), Lula se reuniu apenas duas vezes desde o início do mandato.

Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) também só se encontraram duas vezes com Lula.

Com outros seis ministros, o presidente teve uma única reunião nos seis primeiros meses de governo: Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Juscelino Filho (Comunicações); Marina Silva (Meio Ambiente); André de Paula (Pesca e Aquicultura); Carlos Lupi (Previdência Social); e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

POR:
Revista Oeste / Anderson Scardoelli
....
Origem da publicação (acessar)
Fonte da imagem principal que ilustra a matéria (
acessar)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS