
O prefeito Zeinha Torres esteve participando esta semana do 6º Congresso Pernambucano de Municípios realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) que tem na presidência, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado.
Durante a edição deste ano, que trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade” foram discutidas questões relacionadas ao municipalismo de Pernambuco e do Brasil. “O evento foi um sucesso. Agradeço às prefeitas e aos prefeitos presentes, aos patrocinadores do 6º Congresso, a equipe da Amupe. E dizer que só o municipalismo pernambucano é que ganha. Este congresso foi o maior já realizado por uma associação de municípios no Nordeste. Só a população é quem tem a ganhar”, comemorou, Márcia Conrado.

Os municípios brasileiros estão em crise, com recursos insuficientes para atender a todas as demandas da população. A queda de 0,39% na arrecadação do governo Federal, de janeiro a julho, reflete nas finanças municipais. Isso porque o tamanho dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depende do desempenho fiscal da União.

O impacto sobre o FPM é ainda mais severo no Nordeste, onde a dependência do Fundo sobre a receita municipal é maior. Para chamar atenção do governo federal sobre a queda nos repasses do FPM, prefeituras de vários municípios nordestinos também realizaram uma paralisação nesta quarta-feira (30).