Chac Mool: as misteriosas esculturas que os arqueólogos tentam explicar há décadas e não conseguem


Chac Mool: as misteriosas esculturas que os arqueólogos tentam explicar há décadas e não conseguem

Em uma expedição inovadora, em 1875, o explorador franco-americano Augustus Le Plongeon e sua esposa, Alice Dixon, fizeram uma descoberta notável no sudeste do México, enquanto exploravam as ruínas da civilização Maia.

Eles buscavam evidências para sua teoria peculiar de que a cultura egípcia se originou na Península de Yucatán, mas acabaram encontrando algo diferente: uma escultura de um homem semi-reclinado na cidade de Chichen Itzá. Le Plongeon nomeou essa figura de “Chac Mool”, que significa “tigre vermelho”, em idioma Maia.

Essa descoberta foi apenas o começo. Desde então, esculturas similares foram encontradas não apenas na região Maia, mas em vários locais da Mesoamérica, um berço de grandes civilizações que se estende do centro do México até a Costa Rica.

Esses achados geraram intensos debates entre arqueólogos sobre a identidade, função e origem do Chac Mool, bem como o motivo de sua presença em tantos e variados lugares.

O Dr. José Luis Punzo Díaz, um arqueólogo que lidera uma equipe investigando o mais recente achado de um Chac Mool em Pátzcuaro, Michoacán (México), ressalta a falta de dados científicos concretos sobre essas peças, de acordo com a BBC.
Jornal Ciência

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS