Casos de dengue foram maiores em cidades com temperaturas mais altas, mostra estudo


Casos de dengue foram maiores em cidades com temperaturas mais altas, mostra estudo

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A doença febril aguda é causada por um vírus e seu principal vetor de transmissão é o famoso mosquito Aedes aegypti. E no Brasil, esse ano, o avanço dela não foi pouco e, de acordo com os especialistas, o pico de infecções ainda virá.

Assim, dentre todos os lugares do país, um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mostrou que mais casos de dengue foram vistos, no período de 10 anos, nas cidades de Minas Gerais que tinham uma média de temperaturas mínimas de 21,2°C. E Minas Gerais é uma das regiões com maior incidência de casos prováveis da doença esse ano.

De acordo com o estudo, a incidência de dengue e a temperatura tem uma relação que os pesquisadores chamam de não linear, o que quer dizer que não aumenta de forma igual uma para a outra. E conforme for a temperatura, ela pode funcionar como fator de risco ou proteção. Por exemplo, um frio moderado ou extremo age como proteção, enquanto que o calor moderado está relacionado com um risco maior de infecções.
Fatos Desconhecidos

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS