Como sobreviver a um raio? Molhe a cabeça


Como sobreviver a um raio? Molhe a cabeça

Ser atingido por um raio pode ser uma coisa bem difícil de acontecer, mas isso não quer dizer que é impossível. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em um milhão. Mas, se ela estiver numa área descampada, essa chance é de uma em mil.

Mesmo que seja bem difícil uma pessoa ser atingida por um raio, isso não quer dizer que a ocorrência seja pouca. No caso do nosso país, por conta da sua grande extensão territorial e clima tropical, ele é um dos países com mais raios no mundo. Para se ter uma ideia, são registrados até 57 milhões anualmente.

E quando o assunto é raio, é bem provável que as pessoas já tenham escutado alguma história de alguém que foi atingido por um e conseguiu sobreviver. Isso não é somente algo de histórias inventadas. Realmente é possível sobreviver a um raio?

Pensando nisso, os cientistas da Universidade Tecnológica de Ilmenau, na Alemanha, foram estudar o que poderia ter uma influência na força da descarga elétrica no meio de uma tempestade. Os resultados que eles encontraram foram bem interessantes.

Por exemplo, se uma pessoa estiver com a cabeça molhada ela pode aguentar o impacto de um raio de forma melhor. E mesmo que pareça algo impossível de ser feito, que é sobreviver a um impacto direto na cabeça, isso ainda é possível.

Para se ter uma noção, a taxa de sobrevivência às descargas elétricas que escapam dos para-raios fica entre 70% e 90%. Essa é uma porcentagem bem alta. Claro que para isso acontecer vários fatores estão envolvidos. Além disso, os cientistas acreditam que ter uma superfície “flashover”, que é a que espalha a descarga do raio de maneira rápida, é o fator principal na ajuda a sobrevivência das pessoas.
VER MATÉRIA COMPLETA
Fatos Desconhecidos

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS