Podemos estar vivendo a sexta onda de extinção em massa


Podemos estar vivendo a sexta onda de extinção em massa

Quando se fala em extinção em massa, logo nos vem à cabeça uma situação caótica e apocalíptica. É muito fácil associar isso com o fim dos dinossauros no planeta. Até porque, ela foi o último desse tipo de evento, há 66 milhões de anos, eliminando 75% de todas as espécies do planeta. Mas acontece que essa foi apenas uma das cinco extinções pelas quais a Terra já passou.

Hoje em dia, cerca de 30% das espécies de plantas e animais que estão catalogados pelos biólogos estão ameaçadas de extinção, e o principal responsável por isso é o ser humano. Algumas das coisas que colocam essas espécies em risco é a falta de alimentos por conta da destruição dos habitats, envenenamento com pesticidas e a caça por lucro ou diversão.

Para se ter uma noção, a taxa de extinção natural por ano é entre 10 a 100 espécies. No entanto, a atividade humana fez com que esse número subisse para aproximadamente 27 mil por ano. Apenas o desmatamento da Amazônia poderia desaparecer com 10 mil espécies do Brasil.

Por conta da extinção das espécies, os ecossistemas perdem estabilidade e entram em colapso, o que gera consequências para o ser humano. Por exemplo, com menos animais polinizadores, a produção de frutas, vegetais e nozes diminuiu e com menos animais e peixes, a fonte de proteínas também cai.
Fatos Desconhecidos

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS