Resgatando a história de Adolfo Meia Noite: pesquisador revela segredos do cangaço na região de Jabitacá e Pajeú


Resgatando a história de Adolfo Meia Noite: pesquisador revela segredos do cangaço na região de Jabitacá e Pajeú

Em uma jornada para desvendar os mistérios do passado e ajudar a manter viva a memória de uma figura emblemática do cangaço, avançamos mais uma etapa no projeto do documentário: "Adolfo Meia Noite - A Fera de Varas". Este cangaceiro, que assombrou a região de Jabitacá e do Sertão do Pajeú, durante a segunda metade do século XIX, emerge das sombras do esquecimento e vem se tornando bastante conhecido através de nossas inúmeras postagens e esperamos contribuir ainda mais após o documentário concluído.

Resgatando a História Esquecida
Adolfo Meia Noite, neto do famoso Inglês da Volta, Ricardo Brito (Richard Breitt), é uma figura que habitou os pesadelos dos sertanejos muito antes de nomes como Antônio Silvino e Lampião entrarem para a história do cangaço. Porém, sua trajetória pouco conhecida, estava fadada ao anonimato trancafiada em livros raros que nem todos tem acesso, informações orais que desaparecem com o tempo e algumas poucas e confusas citações na internet, até que decidimos, que era a hora de contar essa história ao mundo através do Blog Tv Web Sertão e suas redes sociais @sertao e também na produção do citado vídeo documentário.

Com imagens de Keviny Cordeiro e Sérgio Coelho da Elite Filmes e Produções e incentivo de Lei Paulo Gustavo via Secretaria de Cultura e Turismo de Iguaracy, o projeto começa a tomar forma e em breve revelará segredos há muito enterrados sob as camadas do tempo.

Potencialidades Turísticas
No último sábado, durante um evento promovido pelo Cariri Cangaço no distrito de Jabitacá, aproveitamos a oportunidade para adicionar mais uma peça a este elemento histórico que estamos montando. Dessa vez, para falar um pouco dos atrativos do lugar. Uma entrevista com o atual secretário de Cultura e Turismo de Iguaracy, Edjanilson Rodrigues, trouxe à tona as potencialidades turísticas da região, enquanto artistas locais como Darcílio do Pifano e os poetas Américo Barros e Neto Ferreira fizeram uma participação que irá enriquecer ainda mais o material.

Testemunhos e Revelações
Nesta terça-feira (23), foi a vez do escritor, historiador e pesquisador, Alexsandro Acioly Silva, mais conhecido como Leca Acioly, entrar em cena. Membro do CEPEDOC – Centro de Pesquisa e Documento do Pajeú e autor de um livro que brevemente será lançado e que também irá contar a saga de Adolfo Meia Noite, Leca trouxe para o nosso documentário uma riqueza de documentos históricos que ajudam a pintar um retrato mais claro dessa figura enigmática do cangaço.

Desmistificando o Passado
Leca não apenas trouxe informações cruciais sobre os feitos de Adolfo Meia Noite, mas também ajudou a desfazer alguns mitos perpetuados na internet. Fotos e relatos falsos sobre o cangaceiro foram confrontados com evidências concretas, fornecidas através de uma perspectiva mais precisa sobre sua vida e suas ações.

Uma Jornada pelos Vestígios do Passado
Além das entrevistas e das revelações históricas, nossa equipe também se aventurou por locais significativos ligados à história de Adolfo Meia Noite. Ruínas da casa de seus antepassados, a perigosa furna na Serra do Brejinho e outros pontos marcantes da região foram explorados, trazendo à tona a atmosfera do passado e a brutalidade do mundo do cangaço.

O Legado do documentário sobre Adolfo Meia Noite
À medida que o projeto avança em direção à sua conclusão, previsto para este mês de maio, espera-se que este documentário não apenas resgate a história esquecida de Adolfo Meia Noite, mas também apresente uma visão renovada sobre o cangaço e seu impacto na região do Pajeú. Com informações ricas e imagens envolventes, esta produção promete ser uma fonte valiosa para os estudiosos da história do Brasil e da saga dos cangaceiros do Sertão.
Com o sobrinho-neto de Adolfo, Antônio Alves de Freitas
Veja abaixo uma seleção de imagens realizadas por nossa equipe durante os trabalhos: 























































BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS