Estrutura soterrada é detectada em cemitério das Pirâmides de Gizé


Estrutura soterrada é detectada em cemitério das Pirâmides de Gizé


As três pirâmides de Gizé foram construídas há mais ou menos 4500 anos. A maior delas é a pirâmide do faraó Quéops, com 138 metros de altura. Ela é inclusive conhecida como a “Grande Pirâmide”.

É praticamente impossível alguém não conhecer esse monumento, nem que seja por foto. Contudo, mesmo que a pirâmide tenha sido descoberta e estudada há tempos, algumas coisas novas ainda são descobertas. Um exemplo disso é essa estrutura soterrada e anomalias detectadas pelos pesquisadores entre 2021 e 2023 perto das pirâmides de Gizé.

Eles encontraram uma estrutura no formato da letra L no Cemitério Ocidental através de um radar de penetração no solo (GPR) e tomografia de resistividade elétrica (ERT). Essa descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade Internacional de Higashi Nippon, da Universidade de Tohoku e do Instituto Nacional de Pesquisa de Astronomia e Geofísica (NRIAG).

Descoberta

Galileu

Os arqueólogos encontraram uma construção no formato da letra L, de 10 por 10 metros. “Os dados mostram anomalias claras que podem ser atribuídas a uma potencialidade arqueológica [pontos de contorno de alta resistividade] na região pesquisada. As características mostraram uma extensão adicional entre 3 e 5 metros a mais do que a profundidade examinada pela pesquisa de GPR. Concluímos a partir desses resultados que a estrutura causadora das anomalias poderia ser de paredes verticais de calcário ou poços levando a uma estrutura de túmulo”, disse o estudo.

O acreditado é que essa estrutura tenha se formado com areia depois da construção e possa ter sido uma entrada para uma outra mais profunda. Embaixo dela, a ERT conseguiu fazer a detecção de uma anomalia bem resistiva eletricamente, que tinha uma resistência elétrica maior do que o normal, a uma profundidade de entre cinco a 10 metros embaixo da superfície.
Uma possibilidade para esse material resistivo eletricamente em uma duna de areia é uma mistura de areia e cascalho com espaçamentos grandes ou vazios com ar dentro. Contudo, nenhum dos métodos usados pelos arqueólogos conseguiu identificar quais eram as propriedades dessa anomalia.

“Acreditamos que a continuidade da estrutura rasa e da estrutura grande profunda seja importante. A partir dos resultados da pesquisa, não podemos determinar o material que causa a anomalia, mas pode ser uma grande estrutura arqueológica subsuperficial”, concluíram os arqueólogos.

Pirâmides de Gizé

Olhar digital

Várias descobertas são feitas perto ou nas pirâmides de Gizé. Como, por exemplo, um corredor oculto de nove metros de comprimento foi descoberto perto da entrada principal da pirâmide de Gizé, conforme as autoridades de antiguidades egípcias.

Essa descoberta, que é a última das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé, foi feita no projeto chamado Scan Pyramids. Desde 2015, esse projeto consegue espiar dentro da estrutura das pirâmides através de termografia infravermelha, simulações 3D e endoscópios.

A grande pirâmide foi construída por volta de 2560 a.C. como uma tumba monumental no tempo de reinado do faraó Khufu. Para se ter uma noção do seu tamanho, a altura da pirâmide é de 146 metros e era a estrutura mais alta construída por humanos até 1889 quando a Torre Eiffel foi construída.

Sobre o corredor descoberto, o mais provável é que ele tenha sido feito para redistribuir o peso da pirâmide ao redor da entrada principal, que fica cerca de sete metros de distância, ou talvez em outra câmara, ou em um local ainda não descoberto.

“Vamos continuar nossa varredura para ver o que podemos fazer para descobrir abaixo dela, ou apenas no final deste corredor”, disse Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

O túnel foi confirmado pelos cientistas através de radar e ultrassom. Isso antes de ter imagens dele quando enviaram um endoscópio japonês de seis milímetros de espessura em uma pequena junta nas pedras da pirâmide.

Ainda em 2017, os pesquisadores da Scan Pyramids anunciaram a descoberta de um vazio de, pelo menos, 30 metros de comprimento dentro da pirâmide. Ela foi a primeira estrutura grande a ser descoberta desde o século XIX.
Fonte: Galileu, CNN

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS