Voar sempre fascinou o ser humano, e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade. E claro que esse meio de transporte também é usado para outros fins, como por exemplo, finalidades bélicas.
Nesse caso, a Rússia tem um dos aviões mais enigmáticos e poderosos do mundo: o Ilyushin Il-80, conhecido como o avião do juízo final. Ele é um centro de comando aéreo para o caso de uma guerra nuclear. Para se ter uma ideia, essa aeronave é equipada para conseguir manter os líderes de estado e oficiais militares em segurança para que eles possam comandar a situação.
O avião
O design desse avião, que fez seu primeiro voo em 1985 e começou a ser entregue em 1987, foi baseado no modelo civil Il-86 da Ilyushin, mas tendo algumas diferenças visíveis. O avião é chamado de Maxdome, com algumas pessoas também o chamando de Camber, que é um termo usado na navegação comercial para os Il-86s.
Um ponto que é notado logo de cara no Maxdome é que ele não tem janelas na cabine, somente no cockpit, que são janelas com proteção contra explosões. Isso foi feito para proteger quem estivesse dentro do avião contra um pulso eletromagnético (EMP) ou explosão nuclear. Além disso, as portas do deck superior foram diminuídas em número e ficou somente uma escada.
No topo da fuselagem na frente tem uma grande canoa SATCOM e na parte traseira tem grandes antenas. A cauda do avião tem um guincho para uma antena de frequência muito baixa (VLF) rebocada. Já os estabilizadores horizontais têm espaço para mais sensores ou uma antena de comunicação.
O Maxdome também tem dois geradores elétricos grandes que foram colocados para dentro dos seus motores, que tem entradas de ar e jatos de exaustão em suas extremidades. Embaixo do cockpit tem uma sonda de reabastecimento retrátil.
Esse avião russo também é protegido de EMP porque seus equipamentos e fiação são blindados, e ele também deixa seus instrumentos analógicos dentro do cockpit.
Outras coisas que a aeronave tem são painéis elétricos, transformadores redutores de tensão, equipamentos SATCOM e VLF e uma antena de fio de arrasto que pode se estender até oito quilômetros de comprimento e consegue carregar 13 links de comunicação.
Tudo isso faz com que esse avião seja uma peça central na estratégia de defesa e comando da Rússia no caso de uma guerra nuclear. E somente o fato do Ilyushin Il-80 existir é um lembrete que um conflito nuclear pode realmente acontecer.
Outro modelo
A Rússia não é o único país que tem um avião para o caso de uma guerra nuclear, os EUA também tem o seu.O avião do Juízo Final dos EUA é o E-4B Nightwatch, que é uma versão militarizada do Boeing 747, e pode ser reabastecido enquanto está em voo. A aeronave pode levar até 112 pessoas, como equipes de operações conjuntas do comando militar, de comunicações, manutenção e de segurança. Além deles, em casos especiais, pode levar pessoas selecionadas para determinada missão.
Esse avião começou a ser implementado em 1980 a partir da modernização do modelo E-4A, que já estava em operação desde 1974. O modelo é dividido em seis áreas, sendo elas: sala de conferências, de briefing, área de trabalho do comando, de trabalho da equipe de operações, de comunicações, de descanso.
Atualmente, existem quatro aviões desse construídos e todos estão a serviço do governo norte-americano. Desses, pelo menos um está sempre pronto para entrar em ação caso seja preciso.
A estrutura dele foi feita para resistir aos efeitos das pulsões eletromagnéticas. Ele também tem uma blindagem térmica e contra os efeitos de uma possível explosão nuclear. Além disso, o avião tem um sistema de comunicação via satélite que lhe garante uma conexão com os principais líderes do mundo.
Ficha técnica
Construtor: BoeingPropulsão: Quatro motores General Electric CF6-50E2
Comprimento: 70,5 metros
Envergadura: 59,7 metros
Altura: 19,3 metros
Peso máximo de decolagem: 360 toneladas
Capacidade de voo: até 12 horas (sem ser reabastecido)
Altitude máxima de voo: Acima de 9.091 metros (30.000 pés)
Custo unitário: US$ 223,2 milhões à época (R$ 1,2 bilhão no câmbio atual sem correção da inflação)
Capacidade: Até 112 passageiros
Fonte: Olhar digital, UOL