Cuidado! 5 doenças que podem ser transmitidas pela saliva dos cães


Cuidado! 5 doenças que podem ser transmitidas pela saliva dos cães

Cachorros são companheiros leais e queridos por muita gente. Embora sejam o melhor amigo do homem, esses animais podem transmitir doenças por meio de mordidas, arranhões e até lambidas no rosto.

Pensando nisso, a veterinária Laura García Ortiz listou cinco das principais doenças transmitidas pela saliva dos cães. A boa notícia é que os humanos podem tomar medidas simples para prevenir o risco de contrair as enfermidades. As informações são do jornal O Globo.

Raiva
Talvez uma das doenças mais conhecidas, a raiva canina é transmitida pela saliva dos cães. O vírus do gênero Lyssavirus e da família Rhabdoviridae é o responsável pela enfermidade, afetando o sistema nervoso central. Os sinais em cães vão de agressividade a convulsões.

No caso dos humanos, os sintomas incluem medo de água, mudanças no estado de ânimo, febre, náuseas, vômitos, espasmos musculares e, em fases avançadas, paralisia e até morte. A vacinação é a melhor forma de prevenção.

Giardíase

O protozoário Giardia pode ser transmitido por meio da saliva caso os cães lambam suas áreas anais e, depois, mãos ou rosto dos tutores. Embora em alguns casos possa ser assintomática, a diarreia mucosa ou aquosa pode ser um sintoma.

Infecção por Capnocytophaga canimorsus

Segundo a veterinária Laura, existe uma bactéria que vive nas gengivas dos cães e pode ser transmitida por lambidas ou mordidas. Apesar de 10% dos cães portarem os germes mais prejudiciais, a infecção em humanos pode ser devastadora, levando até a amputações de membros.

Cachorro babando

Pasteurelose

A bactéria Pasteurella multocida está presente na boca dos cães e pode causar infecções em caso de contato com feridas. Os sintomas mais conhecidos são celulite, abscessos e, em casos graves, artrite séptica ou osteomielite.

Leptospirose

A leptospirose pode ser transmitida pela urina ou saliva contaminada dos cães. Enquanto os sintomas em humanos variam entre febre e dores musculares, os cachorros infectados podem apresentar icterícia e desidratação. A recomendação é manter uma boa higiene e evitar o contato com água parada.

Metrópoles

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS