Natural de Iguaracy, Raelita é homenageada em Afogados da Ingazeira por serviços à comunidade


Natural de Iguaracy, Raelita é homenageada em Afogados da Ingazeira por serviços à comunidade

A Secretaria de Cultura de Afogados da Ingazeira, através da Comissão do projeto "Arraial no Meu Bairro 2024", concedeu no último sábado, dia 15 de junho, durante o Arraial do Bairro São Sebastião, um Certificado de Reconhecimento à senhora Raelita de Souza Santos por sua relevante contribuição, dedicação e prestação de serviços à comunidade local.

Raelita, mãe de cinco filhos: Elaine, Eleide, Edjaneide, Edlaneide e Edjanilson Rodrigues de Souza que é o atual Secretário de Cultura e Turismo de Iguaracy, recebeu a homenagem em reconhecimento à sua trajetória de vida e dedicação marcada por ações que beneficiaram o Bairro São Sebastião.

Uma das filhas de Raelita, Edjaneide Rodrigues, em sua conta no Instagram, publicou uma homenagem em versos (ao final da matéria) que foi escrito por sua irmã Edlaneide com supervisão da poetisa Sandra, contando um pouco da trajetória de Raelita, cujas raízes estão no município de Iguaracy, onde atualmente residem dois de seus filhos, Edjanilson e Edjaneide.

A Web Sertão, ao se associar à justa homenagem, compartilha um pouco da história de Raelita conforme foi contada em versos, ressaltando a importância de sua figura para a comunidade e reconhecendo seu papel como mãe exemplar e cidadã engajada.

Uma Vida Dedicada à Família e à Comunidade

Nascida há 77 anos no sítio Varzinha, Iguaracy, filha de José e Anália, cresceu no campo, em meio à natureza, que sempre guardou com carinho em sua memória. Mudando-se para Afogados da Ingazeira há quase seis décadas, ela se casou com Mário Rodrigues, formando um casal exemplar. Deus abençoou seu matrimônio com cinco filhos biológicos e muitos outros de coração, que ela sempre cuidou com ternura, amor e atenção.

Sua descendência é motivo de orgulho e gratidão, com filhos, netos e bisnetos que trazem brilho e felicidade à sua vida. Ela também se destaca por sua fé em Deus, transmitindo esses valores à sua família. Dona de múltiplos talentos, ela é reconhecida por suas habilidades na costura, na cozinha e na agricultura. Sua filha Elaine segue seus passos na arte da costura, perpetuando o legado de talento e dedicação da mãe.

Com muito esforço e resignação, ela formou seus cinco filhos, enfrentando desafios e trabalhando arduamente. Hoje, contempla sua prole com grande admiração e orgulho, colhendo os frutos de sua dedicação. Fã de Teixeirinha, ela aprecia boa música e é conhecida por suas deliciosas pamonhas e canjicas. Alegre e disposta, não recusa um convite para dançar forró, sempre disposta a aproveitar os momentos de felicidade.

Intensa e resoluta, ela é conhecida por sua natureza caridosa e busca por clareza em situações difíceis. Respeitada e amada por seus filhos e vizinhos, ela é uma figura querida na comunidade e reconhecida por sua contribuição cultural.

Esta mulher, que vive intensamente e com propósito, recebe o louvor de seus filhos e o reconhecimento da comunidade local. Sua vida é um exemplo de dedicação, amor e compromisso com a família e a comunidade, refletindo a maneira como sempre quis viver.

Conclusão: A homenagem ressalta a importância de reconhecer e valorizar aqueles que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade. Raelita, natural de Iguaracy, é um exemplo de cidadã dedicada, cuja história em Afogados da Ingazeira foi celebrada com justiça e carinho, evidenciando o respeito e a admiração que ela inspira.
 
Homenagem em versos:
 
Raelita é seu nome
É mãe, mãe por vocação
Cinco filhos Deus lhe deu
Outros tantos de coração
Aninha a todos com ternura
Com amor e atenção.

Iguaracy foi seu berço
No sítio Varzinha ela nasceu
Filha de José e Anália
Ali na lida da roça cresceu
Em meio a natureza
Lugar que nunca esqueceu

Há 58 anos atrás
Veio pra Afogados da Ingazeira
Casou se com Mário Rodrigues
Fornando um casal de primeira
Deus abençoa seu ventre
E lhe faz fecunda videira

Descendência é benção de Deus
Ver os filhos dos filhos
Chegaram também os bisnetos
Para tudo mais ter brilho
Feliz é quem teme a Deus
E anda pelos seus trilhos

Cheia de talentos e arte
Na costura é doutora
Se esmera na cozinha
Uma eximia agricultora
E na arte da costura
Elaine é sucessora

Formou os seus 5 filhos
Com muita luta e dedicação
Com o suor do seu rosto
Silêncio e resignação
Hoje olha a sua prole
Com grande admiração

Ela é fã de Teixerinha
Escuta ele e aprova
A Canjica e pamonha
Ela faz na hora
E se chamar pra dançar forró
Ela diz vamu simbora.

Ela vai do 8 ao 80
É intensa por natureza
É resoluta e caridosa
Isso você pode ter certeza
Se ver algo obscuro
Procura ter a clareza

Os seus filhos a ela louvam
Os vizinhos a bendiz
A igrejinha reconhece
Esta moradora feliz
Nela a cultura mora
E foi assim que sempre quis. 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS