Produtor rural precisará emitir Nota Fiscal eletrônica a partir de janeiro


Produtor rural precisará emitir Nota Fiscal eletrônica a partir de janeiro

Os produtores rurais devem utilizar, obrigatoriamente, a Nota Fiscal eletrônica (NFP-e) nas operações estaduais a partir de 02 de janeiro de 2025. Na data, o documento comprobatório físico (de papel) ficará inválido. O processo será feito pelo site da Secretaria da Fazenda dos Estados de forma 100% on-line. O passo a passo da emissão vai depender de cada unidade da Federação.

Antes do fim do prazo, os produtores precisam emitir a certificação eletrônica, uma espécie de assinatura eletrônica, caso não a tenham. Ela pode ser feita a partir das Autoridades Certificadoras (ACs), como o Serasa, por exemplo. Foi o que explicou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O governo federal disponibiliza uma lista das autoridades certificadoras autorizadas.

Veja a lista aqui.
A mudança impulsionará uma transformação tecnológica para os pequenos e médios produtores, segundo a CNA. O coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon, diz que a operação é “difícil” para o setor.

Segundo Conchon, menos da metade das propriedades agropecuárias têm internet atualmente. A CNA discute com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) possíveis flexibilizações da mudança. Todas ainda estão em estudo, explicou o coordenador.
VER MATÉRIA COMPLETA
Poder360 via PE Notícias

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS