Apac prevê calor acima da média e pouca chuva nos próximos meses em Pernambuco


Apac prevê calor acima da média e pouca chuva nos próximos meses em Pernambuco

Os próximos meses em Pernambuco devem ser marcados por temperaturas elevadas e chuvas escassas. A previsão, divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vale para o primeiro trimestre de 2026 — janeiro, fevereiro e março — período típico do verão.

Segundo a presidente da Apac, Suzana Montenegro, a expectativa é de calor acima da média e volumes de chuva entre a média histórica e ligeiramente abaixo do normal, com impactos distintos entre as regiões do estado.

O Sertão deve sentir os efeitos de forma mais intensa, por já estar no período seco. De acordo com a agência, ao longo de 2025 houve agravamento da seca, especialmente no Sertão do São Francisco e no Agreste Central, que evoluíram de níveis moderados para extremos.

Suzana Montenegro ressalta, no entanto, que seca extrema não representa o grau máximo de criticidade e que não há municípios em situação de colapso hídrico. A Apac também alerta que, mesmo com previsão de pouca chuva, podem ocorrer episódios pontuais de precipitações intensas, devido à variabilidade climática característica do estado.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.