259 presos não voltaram das "saidinhas de Natal" somente no Rio de Janeiro


259 presos não voltaram das "saidinhas de Natal" somente no Rio de Janeiro

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ) informou que 259 detentos beneficiados pela saída temporária de Natal não retornaram às unidades prisionais após o período autorizado. O número representa cerca de 14% dos 1.868 internos que receberam permissão para deixar os presídios durante as festividades de fim de ano.

De acordo com o levantamento divulgado pela pasta, a maioria dos presos que não se reapresentou possui ligação com organizações criminosas atuantes no estado. Entre os foragidos, 150 têm vínculo com o Comando Vermelho, 39 com o Terceiro Comando Puro e 23 com a facção Amigos dos Amigos. Outros 46 detentos declararam não manter relação com grupos criminosos.

A Seap-RJ destacou ainda que, entre os que permanecem fora do sistema, cinco são considerados de alta periculosidade, o que elevou o nível de alerta das forças de segurança. As autoridades afirmam que medidas estão sendo adotadas para localizar e recapturar os foragidos, com apoio de ações integradas de inteligência e policiamento.

A saída temporária é um benefício previsto em lei e concedido a presos do regime semiaberto que atendem a critérios específicos, como bom comportamento e cumprimento de parte da pena. O não retorno dentro do prazo estabelecido caracteriza falta grave e pode resultar na perda do benefício, além de outras sanções previstas na legislação penal.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.