Radar com inteligência artificial já flagra motoristas sem cinto e usando celular ao volante


Radar com inteligência artificial já flagra motoristas sem cinto e usando celular ao volante

O uso de tecnologia de ponta no monitoramento do trânsito já é realidade em rodovias brasileiras. Radares equipados com inteligência artificial (IA) passaram a identificar, com alto nível de precisão, motoristas que trafegam sem cinto de segurança ou utilizando o celular enquanto dirigem.

Instaladas em pontos estratégicos das estradas, as câmeras possuem resolução ultradefinida e são capazes de captar imagens nítidas mesmo com veículos em alta velocidade, chegando a até 300 km/h. Os equipamentos funcionam 24 horas por dia, inclusive em condições de pouca luminosidade ou com reflexos intensos, sem perda de qualidade nas imagens.

A tecnologia analisa as cenas em tempo real e detecta possíveis infrações de trânsito. Apesar do uso de inteligência artificial, as autuações não são automáticas: todas as ocorrências identificadas passam por verificação de agentes humanos antes da confirmação da multa.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma das primeiras regiões a adotar o sistema por meio de concessionárias de rodovias, os resultados já chamam atenção. Entre os meses de julho e novembro de 2025, foram contabilizadas mais de 20 mil infrações. Deste total, mais de mil registros foram por uso do celular ao volante, enquanto quase 17 mil motoristas foram flagrados sem o cinto de segurança.

Segundo informações de uma concessionária responsável pelo monitoramento, a implantação dos radares com IA contribuiu para uma redução de aproximadamente 30% no número de acidentes, reforçando o papel da tecnologia como aliada na segurança viária e na preservação de vidas.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.