INSS passa a exigir biometria facial para liberar empréstimo consignado de aposentados e pensionistas


INSS passa a exigir biometria facial para liberar empréstimo consignado de aposentados e pensionistas

Novas exigências de segurança para empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a valer nesta terça-feira (19). A partir de agora, aposentados e pensionistas que solicitarem esse tipo de crédito precisarão confirmar a operação por biometria facial, por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

Os empréstimos consignados são modalidades de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário. A chamada “anuência biométrica” foi estabelecida pela Lei nº 15.327/2026, criada para reforçar a segurança das contratações e reduzir fraudes envolvendo segurados.

Com a mudança, os beneficiários passarão a receber a proposta de empréstimo no Meu INSS com o status de “pendente de confirmação”. O segurado terá até cinco dias corridos para validar a contratação por reconhecimento facial. Caso a confirmação não seja feita dentro do prazo, o contrato será cancelado automaticamente.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.