Perto de se aposentar, Gilmar articula para aumentar idade de aposentadoria dos ministros do STF



Perto de se aposentar, Gilmar articula para aumentar idade de aposentadoria dos ministros do STF

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estaria articulando no Senado Federal pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição para aumentar de 75 para 80 anos a idade da aposentadoria compulsória dos ministros.

Segundo matéria publicada na Revista Oeste, o magistrado tem conversado com senadores e pretende levar a iniciativa adiante na próxima legislatura, que começa em fevereiro de 2027.

Nos bastidores, a iniciativa é chamada de “PEC do Andador”, em referência à “PEC da Bengala”, que elevou de 70 para 75 anos a idade-limite em 2015.

A eventual aprovação da proposta beneficiaria diretamente Mendes. Nascido em 30 de dezembro de 1955, o decano do STF completará 75 anos em 2030 e, pelas regras atuais, terá de deixar a Corte naquele ano. Com a elevação da idade para 80 anos, poderia permanecer no tribunal até dezembro de 2035. 
— Jornal da Cidade Online

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.