BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Iguaracy promove oficina para finalização do Plano Municipal de Cultura

Na próxima quarta-feira (27), a Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Oficina de Finalização do Plano Municipal de Cultura, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes. O encontro marca uma etapa fundamental para consolidar diretrizes, metas e ações que irão nortear as políticas culturais do município nos próximos anos.

O secretário de Cultura e Turismo, Marcone Melo, ressaltou que a oficina é resultado de um processo participativo envolvendo artistas, escolas, agentes culturais e a comunidade em geral. “Esta oficina encerra um ciclo de participação comunitária na construção de políticas culturais mais inclusivas. Vamos fortalecer a produção local e integrar cultura e turismo”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves em valorizar a identidade cultural de Iguaracy e ampliar oportunidades para artistas e produtores locais. O Plano Municipal de Cultura será um importante instrumento de desenvolvimento, garantindo que as manifestações culturais da cidade sejam preservadas, incentivadas e integradas ao turismo, promovendo mais geração de renda e fortalecimento da economia criativa.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Nordeste: Mulheres mortas em praia de Ilhéus apresentavam o mesmo padrão de facadas no pescoço, diz polícia
A Polícia Civil da Bahia revelou que as três mulheres encontradas mortas em uma praia de Ilhéus na última sexta-feira (15) tinham um padrão de lesões semelhantes. Além de ferimentos por cacos de vidro, todas apresentavam facadas no pescoço. A polícia investiga o triplo homicídio e as suspeitas iniciais apontam para o envolvimento de duas a três pessoas, em situação de rua e usuárias de drogas. No entanto, a possibilidade de um único autor não foi descartada devido à semelhança das lesões. As vítimas, identificadas como Alexsandra Suzart (45), Maria Helena do Nascimento (41) e Mariana Bastos (20), desapareceram após saírem para caminhar com um cachorro, que foi encontrado com vida e amarrado ao lado dos corpos. Informação completa


Bebezinha que ficou conhecida por “ressuscitar” no Hospital Regional, infelizmente veio a óbito
A bebê que nasceu morta e “ressuscitou” no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, faleceu na noite de sábado (17). O caso havia ganhado grande repercussão após a publicação de um vídeo que contava a história. A recém-nascida estava internada na UTI em estado grave e não resistiu. Uma condição rara, conhecida como “Síndrome de Lázaro”, foi mencionada como uma possível causa do fenômeno. A síndrome, também chamada de autorressuscitação, é o retorno espontâneo da circulação sanguínea após uma interrupção da ressuscitação cardiopulmonar, quando o indivíduo é dado como morto. Informação completa


Noite violenta em Flores: som alto, ameaças de morte e descumprimento de medida protetiva
A Polícia Militar de Flores atendeu a duas ocorrências de violência doméstica e perturbação do sossego na noite de sábado (23). No bairro Nova Flores, a equipe foi acionada por uma vítima que, ao chegar em casa, encontrou a filha discutindo com vizinhos por causa do som alto. Ao tentar intervir, o morador foi ameaçado de morte. A vítima também relatou ter sido ofendida com palavras de baixo calão. Na segunda ocorrência, no bairro Vila Nova, um homem foi preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva. A ex-companheira do acusado relatou que ele, embriagado, enviou mensagens ofensivas e tentou agredi-la. O suspeito foi contido pelos familiares da vítima antes de ser autuado pela polícia. Informação completa


Homem de 38 anos morre após ser esfaqueado em Sta Cruz da Baixa Verde; acusado seria seu companheiro, dizem populares
Um homem de 38 anos, identificado como Rudinei Pereira da Silva, foi assassinado com quatro facadas no tórax na madrugada de sábado (23) em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco. A Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, encontrou a vítima caída e consciente, que ainda conseguiu identificar seu agressor, Augusto Alves Nascimento, de 22 anos. Rudinei foi socorrido para o hospital local e depois transferido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O suspeito do crime, que possui antecedentes criminais, não foi localizado. Populares relataram à polícia que a vítima e o acusado mantinham um relacionamento amoroso, mas a motivação do crime segue em investigação. Informação completa


Shepton Mallet: a prisão mais assombrada do Reino Unido, onde fantasmas ainda “cumprem pena”
A prisão de Shepton Mallet, construída em 1625 em Somerset, Inglaterra, é considerada uma das mais assombradas do Reino Unido, mesmo após ser fechada em 2013. A fortaleza, que foi palco de execuções brutais e serviu como custódia para criminosos e soldados, é repleta de relatos de presenças invisíveis. Entre as lendas mais conhecidas está a da "White Lady", uma prisioneira que teria sido encontrada morta na cela e cuja presença é sentida através de um perfume doce. Além disso, visitantes afirmam ouvir passos, portas que batem e vozes sussurrando nos corredores. O local se tornou uma atração turística, oferecendo tours e até pernoites para os mais corajosos. Informação completa


Homem é executado dentro de sua casa na zona rural de Arcoverde
Um pedreiro de 30 anos foi morto a tiros dentro de sua residência, no Povoado Caraíbas, zona rural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A vítima, identificada como Marco Aurélio de Sá Soares, estava em casa na tarde de sexta-feira (22) quando homens armados invadiram o local e renderam as pessoas presentes. Ao tentar fugir pela porta dos fundos, a vítima foi atingida por diversos disparos e morreu no local. Após o crime, os suspeitos fugiram em um veículo não identificado. O corpo do pedreiro foi encaminhado para o IML de Caruaru. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a autoria e a motivação do crime. Informação completa


Assassina de idosos em Serra Talhada é presa no Sertão após fugir da justiça
Maria Aparecida da Silva, condenada pelo assassinato de um casal de idosos em Serra Talhada, foi presa em Petrolina após fugir da justiça. O crime, que chocou a cidade, ocorreu em 28 de dezembro de 2022, na residência das vítimas, Cirilo Diniz Carvalho e Maria do Socorro Bezerra Carvalho. Maria Aparecida, que era inquilina do casal, confessou na época ter cometido os assassinatos após uma cobrança de contas de água e luz atrasadas. A criminosa se apresentou voluntariamente à polícia acompanhada de seu advogado, sendo capturada em um dos crimes mais cruéis praticados na cidade. Informação completa


Ex-policial militar condenado pelo assassinato do Promotor de Justiça Rossini é assassinado a tiros no interior de PE
O ex-policial militar José Ivan Marques de Assis, de 63 anos, foi assassinado na noite de sábado (23) no município de Brejão, no interior de Pernambuco. Ele foi surpreendido por homens armados em um mercadinho e atingido por vários disparos, morrendo no local. José Ivan era conhecido por ter sido condenado em 2005 pelo assassinato do promotor de Justiça Rossini Alves Couto, morto a tiros enquanto almoçava em um restaurante em Cupira. O ex-policial também tinha condenação por outro homicídio em Garanhuns. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Delegacia de Brejão abriu um inquérito para investigar as circunstâncias e a autoria do crime. Informação completa


Filme dirigido por serra-talhadense estreou nesta 5ª em todo o Brasil
O filme “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, dirigido pelo serra-talhadense Marcos Carvalho em parceria com o carioca Diogo Fontes, estreou nos cinemas brasileiros na quinta-feira (21). O longa-metragem, que conta com a participação do ator também serra-talhadense Modesto Barros, retrata a infância e a adolescência de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no sertão pernambucano. O elenco conta com Kayro Oliveira, Wellington Lugo, Chambinho do Acordeon e Joquinha Gonzaga, sobrinho do cantor, interpretando diferentes fases da vida do artista. A produção é vista como um marco histórico para a cidade, valorizando a cultura local e a história de um dos maiores nomes da música nacional. Informação completa


Pedreiro morre eletrocutado em obra na cidade de Arcoverde
Um pedreiro de 43 anos, identificado como Ivanildo André da Silva, morreu eletrocutado em um acidente de trabalho na tarde de quinta-feira (21) no bairro Cohab 1, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A vítima trabalhava em cima de uma laje quando, ao manusear um varão de ferro, tocou em um fio da rede elétrica e caiu desacordado. Seu irmão, que também estava na obra, ouviu a queda e o socorreu. Ivanildo foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a poucos metros da unidade de saúde. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru para os procedimentos legais. Informação completa


Pernambuco convoca segunda turma para o Curso de Formação da Polícia Militar
O estado de Pernambuco anunciou a convocação da segunda turma de 2.285 alunos para o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar. Os futuros soldados devem se apresentar no dia 8 de setembro, às 8h, na Arena Pernambuco. O treinamento terá duração de sete meses, com aulas práticas e teóricas, visando a atuação dos novos policiais na segurança pública. A primeira turma do concurso, com 2.299 policiais, já está atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife desde 12 de agosto. A medida faz parte do plano do governo estadual de fortalecer a segurança da população e ampliar a presença policial. Informação completa


Expansão do PCC e do CV obriga Ministério da Justiça a tomar medidas emergenciais
A expansão das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) levou o Governo Federal a buscar estratégias mais severas para combatê-las. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está elaborando um 'Plano Real' para enfrentar essas organizações. O plano, que será apresentado como Projeto de Lei, inclui a criação de um banco de dados nacional para mapear os grupos criminosos e seus integrantes, o aumento de penas e a punição a agentes públicos e empresas que colaboram com as facções. A estratégia é inspirada no plano econômico da década de 1990 e busca resolver problemas graves no âmbito da segurança pública. Informação completa


Animais agora serão microchipados em São José do Egito
A cidade de São José do Egito, em Pernambuco, implementou a Lei Ordinária nº 878/2025, que torna obrigatória a microchipagem de cães, gatos e animais de médio e grande porte que forem apreendidos. A medida, que entrou em vigor em 19 de agosto, estabelece a identificação dos animais por meio de um chip eletrônico subcutâneo e o registro na Secretaria de Meio Ambiente. O dispositivo permite identificar o animal e seu tutor, facilitando o retorno de pets perdidos e agilizando processos relacionados a apreensões. A lei visa promover a proteção animal e modernizar as políticas públicas para a fauna urbana da cidade. Informação completa


Fotógrafo da Rede Globo é preso suspeito de mandar matar mulher com 13 tiros; Polícia revela detalhes
Um assistente de fotógrafo, Diogo da Silva Marques, que trabalha nos Estúdios Globo, foi preso no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22), sob suspeita de ser o mandante da tentativa de homicídio de uma mulher. De acordo com a polícia, o suspeito, que é agiota, teria ameaçado a vítima, Bianca Santos Vilassa, de 36 anos, por conta de uma dívida. A tentativa de homicídio ocorreu na última quarta-feira (20), quando um homem efetuou mais de 13 disparos em direção ao carro da mulher, que estava com os filhos. A vítima sobreviveu e está hospitalizada. O suspeito teve um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio cumprido e as investigações continuam para identificar e prender os demais envolvidos. Informação completa

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Perseguição em Serra Talhada termina em acidente e mulher agredida com socos
Uma mulher foi agredida com socos após uma perseguição de carro em Serra Talhada, no bairro São Cristóvão. O agressor, que dirigia um carro, bateu na traseira da moto da vítima após uma discussão. A mulher não se feriu na queda, mas sua moto teve danos. A confusão continuou na casa da vítima, onde o homem a agrediu com socos. A Polícia Militar foi acionada e fez rondas, mas não conseguiu encontrar o agressor. A vítima teve lesões no braço esquerdo. Informação completa


O hotel histórico que carrega lendas de fantasmas e atrai turistas até hoje
O Stanley Hotel, construído em 1909 no Colorado, EUA, atrai turistas até hoje devido à sua fama de mal-assombrado. O local, que serviu de inspiração para o livro O Iluminado, de Stephen King, é conhecido por lendas de aparições de fantasmas, incluindo o próprio casal fundador e uma camareira que teria morrido no quarto 217. Em vez de se afastar da fama, o hotel abraçou o sobrenatural e oferece tours noturnos e eventos temáticos, atraindo fãs de terror de todo o mundo. Informação completa


Briga de família termina com mulher espancada e ameaças com facão em ST
Uma briga familiar no bairro Vila Bela, em Serra Talhada, resultou na agressão de uma mulher e ameaças com facão. Um homem agrediu a mulher com empurrões e a jogou no chão. Para se defender, ela o atingiu com um pedaço de pau. O marido da vítima interveio, ameaçando o agressor com um facão. Todos os envolvidos foram levados à delegacia para as providências cabíveis e realização de exame de corpo de delito. Informação completa


Sargento da PM morre após ser baleado em emboscada em Salgueiro
O sargento da PM Daniel Sá morreu após ser baleado em uma emboscada em Salgueiro. O militar foi atacado com tiros de fuzil na manhã de quinta-feira, enquanto saía de um restaurante. Ele foi socorrido e transferido para o Hospital Regional Inácio de Sá, e depois levado de avião para Recife, onde faleceu na sexta-feira. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o crime e identificar os responsáveis. Informação completa


Idosa morre atropelada por F4000 na BR-232 nesta 4ª em Serra Talhada
Uma idosa de 68 anos morreu após ser atropelada por uma caminhonete F4000 na BR-232, em Serra Talhada, no distrito de Varzinha. A vítima, identificada como Raimunda, sofreu fratura no fêmur e traumatismo craniano, e chegou ao hospital já sem vida. Segundo testemunhas, o motorista da caminhonete se identificou no local do acidente. Informação completa


Dispara o número de brasileiros que vivem de aluguel, revela IBGE
O número de brasileiros que vivem de aluguel cresceu 45,4% entre 2016 e 2024, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE. No mesmo período, a porcentagem de pessoas com casa própria caiu de 73% para 67,6%. Os pesquisadores do IBGE não têm uma causa definida para o fenômeno, mas sugerem que mudanças culturais podem estar influenciando o aumento, como a popularização do Airbnb. O estudo também aponta que o número de pessoas vivendo sozinhas cresceu de 12,2% para 18,6% no Brasil. Informação completa


Brasileiro que se voluntariou na guerra da Ucrânia foge após descobrir que iria para linha de frente: "frio na barriga”
O brasileiro Lucas Felype, de 20 anos, que se voluntariou para a guerra na Ucrânia, fugiu do país após ser treinado para atuar na linha de frente. Ele havia assinado um contrato de seis meses, mas decidiu escapar ao perceber que a situação era insustentável. Lucas caminhou quase 1.000 quilômetros para deixar a Ucrânia, sentindo "frio na barriga" a cada barreira. Ele pode responder por deserção. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil não recomenda que voluntários atuem em zonas de guerra. Informação completa


Tribunal do Júri condena trio a até 28 anos de prisão por execução brutal de jovem em São José do Egito
Três pessoas foram condenadas por um Tribunal do Júri pela execução de Natália Rafaela Santos Bernardo, de 21 anos, em São José do Egito. O crime foi motivado pelo tráfico de drogas e a vítima foi morta com nove tiros. Mércia Maria Moreira de Aquino, a mandante, recebeu a maior pena, de 28 anos. Os outros dois acusados, Adeilton Santos Gonçalves e João Wellys Generino Medeiros, foram condenados a 18 e 13 anos, respectivamente. Os réus cumprirão a pena em regime fechado. Informação completa


Seu Jorge, João Gomes, Batista Lima e mais: veja a programação do Festival Pernambuco Meu País em Arcoverde
O Festival Pernambuco Meu País vai levar grandes atrações musicais e artísticas a Arcoverde, no Sertão, entre os dias 29 e 31 de agosto. O evento, que tem entrada gratuita, contará com shows de artistas como Nação Zumbi, Seu Jorge, Wiu, Mart'nália, João Gomes, Batista Lima e Petrúcio Amorim. A programação inclui diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, literatura e artes visuais, e será realizada em diferentes palcos na cidade. Informação completa


Moradores de ST lançam carta aberta e provocam: “Até quando, Márcia”?
Moradores de Serra Talhada, especialmente do bairro AABB, lançaram uma carta aberta denunciando o aumento da população de cães de rua e a inação da prefeitura. Eles relatam ataques de matilhas a outros animais e a pessoas, o que gera medo e insegurança. A carta cobra urgência da prefeita Márcia na implementação de políticas de controle populacional, como castração em massa e a criação de um abrigo municipal. A legislação brasileira, segundo o texto, exige que o poder público atue para garantir a segurança da população. Informação completa


Carnes e café atingem preços recordes nos Estados Unidos
Os preços da carne e do café nos Estados Unidos atingiram valores recordes, impactando o orçamento das famílias americanas. O aumento se deve principalmente a três fatores: secas prolongadas que afetam a pecuária, políticas comerciais protecionistas do governo Trump que impõem tarifas sobre produtos brasileiros, e restrições à importação de gado mexicano. A crise está elevando os custos para os consumidores e para os importadores, que temem que o café, por exemplo, se torne um produto de luxo. Informação completa
 

Polarização e debate político raso: pesquisas mostram sinais de cansaço do brasileiro
Pesquisas recentes indicam um crescente cansaço da população brasileira com a polarização política e a superficialidade dos debates no Congresso. A sociedade demonstra estar farta de pautas políticas que não atendem aos seus interesses, como a retomada da discussão sobre o voto impresso, uma proposta já rejeitada pelo STF. A maioria dos brasileiros não se identifica com os líderes políticos e considera que os principais problemas do país, como violência, saúde e educação, não são prioridade para os parlamentares. A falta de confiança nas instituições reflete a percepção de que a agenda política está cada vez mais distante das necessidades da população. Informação completa


Ministério da Agricultura recolhe vacinas após morte de quase 200 animais
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) recolheu lotes de uma vacina contra clostridiose após a morte de 199 animais, incluindo ovinos, caprinos e um bovino, que apresentaram reações adversas ao imunizante. O ministério, em conjunto com órgãos estaduais, investiga a causa dos óbitos. A vacina, fabricada pelo laboratório Dechra Brasil, teve seus lotes 16/2024 e 18/2024 apreendidos em uma distribuidora do Piauí, e a ordem de apreensão foi estendida para todo o país. A investigação completa deve levar cerca de 60 dias para determinar a causa das mortes e tomar as medidas necessárias. Informação completa


Operação Conjunta Intensifica Fiscalização de Trânsito em Afogados da Ingazeira
Afogados da Ingazeira inicia uma nova fase na fiscalização de trânsito com a primeira blitz de uma operação conjunta. A ação, que envolve Detran-PE, Secretaria de Trânsito e Transportes, Guarda Municipal e a Polícia Militar, visa reduzir o número de acidentes causados por motoristas irregulares. Com o retorno das autuações por parte da PM, a cidade busca atender a pedidos da população por mais rigor no trânsito. A expectativa é que a iniciativa, comandada pelo Tenente George, promova maior conscientização e segurança para pedestres e condutores. Novas blitzes já estão sendo programadas para o município. Informação completa

Aviso Importante aos que fazem parte de nossa Lista de Transmissão

Amigos e amigas, informamos que o WhatsApp passou a limitar o envio de mensagens em listas de transmissão. Ao atingirmos essa cota, ficamos impedidos de compartilhar as nossas publicações, o que resultou na ausência do envio de notícias recentes sobre Iguaracy.

Pedimos desculpas por essa situação, que foge ao nosso controle. Nosso compromisso sempre foi manter a comunidade bem informada sobre a administração municipal e os fatos relevantes de Iguaracy, com responsabilidade e seriedade. Infelizmente, na tentativa de evitar spam, a própria plataforma acaba prejudicando também quem trabalha dentro da legalidade.

Agradecemos pela compreensão e reforçamos que seguimos firmes no propósito de levar informação de qualidade à população de Iguaracy e região.
Blog Tv Web Sertão

Iguaracy conquista reforma e ampliação da EREM Professora Rosete Bezerra, investimento supera R$ 8 milhões

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, celebrou nesta sexta-feira (22) uma das maiores conquistas recentes para a educação do município: a confirmação da reforma e ampliação da EREM Professora Rosete Bezerra Souza, incluindo também a requalificação da quadra poliesportiva. O investimento totaliza R$ 8,6 milhões, resultado de articulação conjunta com a governadora Raquel Lyra e o deputado estadual e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba.

Para o gestor, a obra representa um marco histórico na valorização da educação local e no fortalecimento da infraestrutura escolar. “Essa conquista é fruto da união de esforços em favor do nosso povo e mostra que Iguaracy segue avançando. Vamos continuar lutando por mais melhorias ao lado da governadora Raquel Lyra e do deputado Kaio Maniçoba”, destacou Dr. Pedro Alves.

A conquista foi comemorada também pelo vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marquinhos Melo, e pelo ex-prefeito Zeinha Torres, hoje assessor especial do Governo de Pernambuco. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em buscar parcerias sólidas para garantir mais oportunidades para a juventude iguaraciense e preparar a cidade para o futuro.

Iguaracy reafirma compromisso com inclusão em seminário estadual sobre pessoas com deficiência

O município de Iguaracy marcou presença no Seminário Intersetorial do Programa BPC na Escola, realizado nesta quarta-feira (21), em Caruaru. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, reuniu representantes das áreas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos para discutir estratégias que assegurem a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

A participação da equipe municipal reforça o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves, com a inclusão social e educacional, tratando com zelo e atenção as pessoas com deficiência e suas famílias. Entre os temas abordados estiveram a adaptação curricular, formação docente, acessibilidade, transporte escolar e apoio psicossocial, além da importância do acompanhamento médico e do monitoramento de indicadores por faixa etária e tipo de deficiência.

Representando Iguaracy, estiveram presentes Tamyres Ordonho (Coordenadora do CRAS), Maria do Socorro Rabelo (Coordenadora da Educação Inclusiva) e Maria José (Coordenadora do Centro de Especialidades). O grupo contribuiu na elaboração de propostas e boas práticas para o fortalecimento das políticas públicas de inclusão.

A presença de Iguaracy em espaços como este reafirma que a gestão municipal segue firme na missão de garantir dignidade, oportunidades e respeito às pessoas com deficiência, promovendo um futuro mais justo e acessível para todos.

Dr. Bruno Vilaça, Oftalmo PE e parceiros, promovem ação social em prol da visão de crianças carentes neste sábado (23)

Com o tema “Visão para quem mais precisa”, o médico Dr. Bruno Vilaça, em parceria com a OftalmoPE e colaboradores, realiza neste sábado (23) uma importante ação social voltada para crianças em situação de vulnerabilidade. O evento beneficiará 40 crianças da Fundação Terra e de colégios de comunidades carentes, oferecendo atendimento oftalmológico gratuito.

A iniciativa acontecerá na clínica OftalmoPE, localizada na Rua Germano Magalhães, que será interditada especialmente para o evento. Das 8h às 12h, a programação contará com atividades recreativas, pula-pula, pipoca e lanches, garantindo um ambiente acolhedor e divertido enquanto as crianças realizam os exames de vista.

Em um segundo momento, haverá a entrega gratuita dos óculos às crianças diagnosticadas com necessidade de correção visual. A ação conta também com o apoio da Ótica Diniz, Cristália e de outros parceiros, reforçando o compromisso social de cuidar da visão e transformar a vida de quem mais precisa.

Segundo Dr. Bruno Vilaça, iniciativas como essa vão além da saúde ocular: “É um gesto de amor e de responsabilidade social, que devolve às crianças a chance de enxergar melhor o mundo e sorrir com mais esperança”.

Iguaracy marca presença no lançamento do Plano Safra 2025/2026 e reforça apoio à agricultura familiar

O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, participou do Lançamento do Plano Safra 2025/2026 no Sertão do Pajeú, realizado nesta semana em Afogados da Ingazeira. O encontro reuniu representantes de diversas prefeituras da região, órgãos estaduais e entidades da sociedade civil, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento rural sustentável.

O secretário Rogério Lins representou o município e destacou a relevância da iniciativa para os agricultores locais. “O Plano Safra amplia o acesso a crédito, insumos e assistência técnica, fortalecendo a produção em Iguaracy, gerando empregos e garantindo a segurança alimentar das nossas comunidades, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação”, afirmou.

Durante o evento, foram discutidos temas estratégicos como financiamento de máquinas, agroindústrias de pequeno porte, agroecologia, juventude rural, crédito agrícola, além de programas como Pronaf, Agroamigo, ATER e Quintais Produtivos. Também estiveram presentes instituições como MDA, BNB, BB, IPA, MST, FETAPE e Serta, reforçando a integração de esforços em prol do desenvolvimento regional.

Com a participação ativa nesse lançamento, a gestão do prefeito Dr. Pedro Alves reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a construção de um futuro mais próspero e sustentável para Iguaracy e todo o Sertão do Pajeú.

Iguaracy fortalece políticas de cuidado à primeira infância com encontro de gestantes


O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, promoveu na terça-feira (20) um importante encontro de gestantes dentro da programação do Mês da Primeira Infância. A ação contou com o apoio do CRAS e do programa Criança Feliz, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves com a proteção social e a construção de um futuro mais saudável para as novas gerações.

Representando o gestor municipal, a secretária Juliany Rabelo destacou a relevância do evento, que trouxe orientações sobre atenção integral à saúde da gestante, acompanhamento pré-natal, vacinação e apoio psicossocial. Também foram divulgados os direitos referentes ao Benefício Eventual de Auxílio Natalidade, além de oficinas práticas com confecção de lembrancinhas de maternidade, proporcionando acolhimento e aprendizado para as futuras mamães.

A iniciativa reafirma a prioridade da atual administração em investir na infância, garantindo acolhimento, saúde e qualidade de vida desde o início da vida, com políticas públicas voltadas ao cuidado das famílias iguaracienses.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Testemunhas relatam espanto com brutalidade de crime em ST
Testemunhas e socorristas expressaram choque com a brutalidade do assassinato de Maria Francisca de Moura Silva, de 42 anos, morta a facadas pelo ex-companheiro, Cícero Ramos. De acordo com relatos da equipe de socorro, a vítima apresentava ferimentos profundos e dilacerantes no pescoço, na boca e no abdômen, este último com evisceração, ou seja, as vísceras expostas. Um funcionário do hospital afirmou nunca ter visto tanta violência, enquanto outro detalhou que a mulher chegou praticamente sem sangue devido à quantidade de facadas que recebeu. A Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu o suspeito em um matagal próximo à residência da família. Informação completa


Surgem novas informações sobre assassinato brutal de mulher em ST
Novas informações revelam mais detalhes sobre o assassinato de Maria Francisca de Moura Silva, que, segundo apuração, foi morta com mais de 20 facadas pelo ex-companheiro, Cícero Ramos. O casal estava separado há cerca de seis meses. A maioria dos golpes atingiu o abdômen e o rosto da vítima, que, segundo testemunhas, chegou ao hospital com o rosto "irreconhecível" devido à violência dos ataques. Informação completa


Homem que foi esfaqueado por estuprador em ST se recupera no HEC
Um homem de 39 anos, identificado como José Adriano da Silva, foi internado no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, após ser esfaqueado durante uma briga. A sorte de Adriano foi que o cabo da faca quebrou e a lâmina ficou cravada em seu braço. O agressor foi preso pela Polícia Militar, que descobriu que ele tinha um mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável no estado da Bahia. O hospital informou que a vítima está em estado de saúde regular e consciente. Informação completa


Caminhão de empresa serra-talhadense é levado em assalto; vítimas ficaram três horas sob ameaça
Um caminhão da empresa Bode e Cia, de Serra Talhada, foi assaltado em Jaboatão dos Guararapes enquanto transportava uma carga avaliada em mais de R$ 120 mil. O motorista, o irmão do proprietário e um cliente foram rendidos por um grupo de assaltantes e feitos reféns por três horas, sendo obrigados a manter a cabeça baixa sob ameaça de armas de fogo. Após a liberação, o caminhão e a carga de carne de bode foram levados pelos criminosos. Informação completa


Acidente entre Afogados e Carnaiba
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (20), na estrada que liga Afogados a Carnaíba. Segundo populares, um veículo Gol bateu na traseira de um veículo Touro. O motorista do Gol sofreu apenas escoriações, e ninguém se feriu gravemente. Informação completa


IFPE abre inscrições para concurso público com 77 vagas em cargos técnico-administrativos
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu inscrições para um concurso público com 77 vagas para cargos técnico-administrativos. As vagas exigem níveis de ensino médio e superior, com inscrições abertas até o dia 4 de setembro, exclusivamente pelo site da banca organizadora Funcern. A taxa de inscrição varia entre R$ 75 e R$ 150. O edital retificado informa que houve alterações na distribuição de vagas para cumprir a lei que ampliou a reserva de vagas para candidatos pretos ou pardos, indígenas e quilombolas, além de incluir a cota para pessoas com deficiência. As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro. Informação completa


Pela 1ª vez, Pernambuco tem mais motos do que veículos de passeio e preocupa Detran
Pela primeira vez na história, o número de motos em Pernambuco ultrapassou o de veículos de passeio. O relatório do Detran-PE mostra que a frota de duas rodas, que inclui motocicletas, motonetas e ciclomotores, alcançou a marca de 1.562.097 no estado, enquanto os automóveis de passeio somam 1.538.192. O crescimento do número de motos nos últimos cinco anos foi quase quatro vezes maior que o de carros, impulsionado pela facilidade de compra e economia de combustível. O aumento preocupa o Detran, que teme um crescimento no número de acidentes. Informação completa


Caldeirão explode e deixa bebê e outras 6 pessoas feridas
A Polícia Civil de Pernambuco investiga a explosão de um caldeirão que deixou um bebê e outras seis pessoas feridas durante um evento em um terreiro de religião de matriz africana, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. As vítimas, com queimaduras, foram levadas para o Hospital da Restauração. Segundo a polícia, as vítimas participavam de uma celebração religiosa quando um líquido inflamável foi despejado no recipiente, provocando a explosão. Informação completa


Salário de 5 a cada 10 brasileiros não dura até o fim do mês, mostra estudo
Uma pesquisa da SalaryFits, em parceria com a Serasa Experian, revelou que o salário de 54% dos brasileiros não é suficiente para chegar ao fim do mês. Embora o dado seja alarmante, representa uma melhora em relação a 2024, quando 62% da população enfrentava a mesma situação. A pesquisa aponta que 49% dos trabalhadores que não conseguem fechar o mês precisam de uma renda extra. A maior parte do dinheiro dos brasileiros é gasta com despesas fixas, como alimentação, luz e água, seguidas por compromissos financeiros de médio e longo prazo. Informação completa


Cidade de Flores promove o 1º Encontro de Carros Antigos e Rebaixados
O município de Flores, no sertão pernambucano, promoverá o 1º Encontro de Carros Antigos e Rebaixados – Classic Show, nos dias 6 e 7 de setembro. O evento faz parte das celebrações de 133 anos de emancipação política da cidade. O encontro contará com show musical e premiações em diversas categorias, como carro mais antigo, mais zelado e destaque, além de prêmios para diferentes tipos de suspensão. Informação completa


Operação Ponto de Contato realizada em cidades do sertão de Pernambuco desarticula grupo que fraudava concursos públicos
O Ministério Público de Pernambuco, em conjunto com os MPs do Ceará e da Bahia e com apoio das polícias civil e militar, deflagrou a Operação Ponto de Contato para desarticular um grupo criminoso que fraudava concursos públicos no Nordeste. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em Petrolina e Trindade, em Pernambuco, e em Juazeiro, na Bahia. A operação, que faz referência ao ponto eletrônico usado pelos criminosos, apreendeu aparelhos e documentos que serão analisados para confirmar as fraudes em certames dos estados do Ceará e de Alagoas. Informação completa
 

Alexandre de Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar documento com pedido de asilo à Argentina
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu um prazo de 48 horas para a defesa de Jair Bolsonaro se manifestar sobre um documento de pedido de asilo político à Argentina encontrado no celular do ex-presidente. A decisão foi motivada por um relatório da Polícia Federal que aponta diversas tentativas de Bolsonaro de descumprir as medidas cautelares impostas pelo tribunal. O relatório da PF indica que Bolsonaro cogitou a possibilidade de asilo com o presidente argentino, Javier Milei, e que o documento foi encontrado em seu aparelho desde 2024. O caso foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Informação completa

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.