BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Jovem é assassinado a tiros dentro de casa em Afogados da Ingazeira
Um homicídio foi registrado na manhã desta sexta-feira (26) no bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira. A vítima, José Leonardo Santos Morais, de 24 anos, foi surpreendida dentro de sua residência e, segundo informações preliminares, tentou se defender antes de ser atingido pelos disparos. O jovem morreu no local, e os criminosos fugiram logo após a execução. José Leonardo havia se mudado há pouco tempo para a cidade e tinha passagens pela polícia. Até o momento, as motivações do crime são desconhecidas, e nenhum familiar compareceu para o reconhecimento do corpo. O episódio intensificou o clima de medo na cidade, após uma tentativa de homicídio ocorrida no dia anterior no bairro Miguel Arraes. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, identificar e prender os responsáveis. Matéria na íntegra


Jovem de 17 anos sofre tentativa de homicídio em Afogados da Ingazeira
Um jovem de 17 anos, identificado como Sandro S.F. e popularmente conhecido como Gago, foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite da última quinta-feira (25) no bairro Miguel Arraes, em Afogados da Ingazeira. O crime foi cometido por dois homens em uma motocicleta que efetuaram diversos disparos contra a vítima e fugiram em seguida. Gago foi socorrido e encaminhado com urgência ao Hospital Regional Emilia Câmara, que fica próximo ao local do crime. Ele sofreu duas perfurações, sendo uma na jugular esquerda e outra nas costas. A Polícia foi acionada para iniciar a investigação e apurar a motivação por trás da tentativa de assassinato. Matéria na íntegra


Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) novas diretrizes para a realização da mamografia, visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Pela primeira vez, o exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, mediante a vontade da paciente e a indicação de um médico. As novas regras revogam protocolos anteriores do SUS que limitavam o acesso a este grupo. O protocolo oficial agora estabelece rastreamento populacional bienal para mulheres de 50 a 74 anos, expandindo o limite anterior que era de 69 anos. Para as mulheres acima dos 74 anos, a decisão sobre o exame será individualizada. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, a mudança visa consolidar a rede de prevenção e aumentar a regularidade do exame. Matéria na íntegra


Elon Musk alerta: a próxima escassez global não será de água
O bilionário Elon Musk alertou recentemente que a próxima grande escassez global não será de água, mas sim de energia elétrica, podendo ocorrer mais rápido do que se imagina. Segundo ele, a humanidade está entrando em uma era onde a eletricidade se tornará o recurso mais disputado globalmente. A demanda energética deve subir a níveis históricos devido à explosão da Inteligência Artificial, à crescente popularização dos carros elétricos e à digitalização de quase tudo, fatores que pressionam a infraestrutura existente. Musk prevê o risco de apagões em larga escala nas próximas décadas caso nada seja feito. Para evitar este cenário, ele defende a aceleração da transição para energias renováveis, como a solar, e o investimento em armazenamento de energia em baterias e novas tecnologias, como reatores nucleares. Matéria na íntegra





Raquel diz que está virando o jogo em Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (25) para afirmar que o Estado está "virando o jogo", com avanços visíveis na economia e nos indicadores sociais. A gestora destacou que os números comprovam que a administração está no caminho certo, citando a redução da extrema pobreza e da desnutrição, além do aumento no número de carteiras assinadas. Raquel Lyra reforçou que o governo trabalha intensamente para gerar emprego, renda e oportunidade, garantindo que a gestão manterá o "pé no acelerador" no ritmo das ações. Ela concluiu afirmando que é possível fazer diferente e que o esforço tem valido a pena. Matéria na íntegra


Homem mata professor a tiros para vingar morte do filho em acidente de trânsito
O professor Lucas Antonio de Lacerda, de 39 anos, foi assassinado com ao menos oito tiros na Grande Florianópolis, em São José. A Polícia Civil trabalha com a vingança como principal linha de investigação para o crime. Os suspeitos são tio e sobrinho, de 45 e 24 anos, respectivamente. As investigações apontam que o crime foi motivado pela morte do filho do suspeito em um acidente de trânsito em 2024, no qual Lucas Antonio era réu por homicídio doloso. A morte da esposa do suspeito, dois dias antes do assassinato do professor, teria servido como "gatilho" para a execução. O delegado responsável pelo caso confirmou que a motivação é considerada torpe e que o crime foi cometido sem chance de defesa para a vítima. Matéria na íntegra


Homem é preso em flagrante em Serra Talhada após divulgar fotos íntimas e ameaçar mulher de morte
Um homem foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (25) em Serra Talhada, no bairro Vila Bela, acusado de constrangimento ilegal e ameaça por violência doméstica. A prisão foi efetuada pela Polícia Militar após denúncias de ameaça. A vítima relatou que, após o término do relacionamento, o ex-companheiro passou a fazer constantes ameaças de morte e intimidações de agressão física, caso ela se envolvesse com outra pessoa. O suspeito também divulgou fotos íntimas da mulher em uma conta de rede social criada por ele, o que causou grande constrangimento familiar. A vítima informou que já havia solicitado medida protetiva anteriormente, mas reatou o relacionamento em seguida. Matéria na íntegra


Saiba o que está por trás da química entre Lula e Trump
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, e Trump declarou ter tido "ótima química" com Lula, marcando um novo encontro em breve. Contudo, essa aproximação não é fruto de simpatia mútua, mas sim de um intenso lobby promovido por empresários brasileiros com negócios nos EUA, especificamente os irmãos Wesley e Joesley Batista, donos do grupo J&F. Com uma grande influência no mercado norte-americano, eles têm conseguido abrir diálogo com a gestão Trump. O lobby busca mostrar como as tarifas extras impostas afetam negativamente os consumidores americanos de classes mais baixas, que dependem dos produtos da J&F. Matéria na íntegra


Condenado à morte faz declaração arrepiante antes da execução
O estado da Flórida executou David Joseph Pittman, condenado à morte pelo assassinato de três pessoas em 1990, encerrando um processo que durou mais de três décadas. O que chamou a atenção foram as últimas palavras do condenado, carregadas de mistério e tensão. Momentos antes da injeção letal, Pittman declarou: "Hoje não é justiça. Hoje é assassinato pelo Estado da Flórida. Eu não matei ninguém." A frase manteve sua alegação de inocência até o fim, reacendendo intensos debates nos Estados Unidos sobre a validade da pena capital e a possibilidade de erros judiciais, visto que o condenado passou mais de 30 anos no corredor da morte. Matéria na íntegra




Ministro garante a prefeitos edital para obras da Transnordestina entre Custódia e Arcoverde no mês de outubro
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou a prefeitos de Pernambuco que a retomada das obras da Transnordestina no estado ocorrerá em outubro. A Infra S.A. publicará o edital para a continuidade dos trabalhos no trecho SPS-4, que liga Custódia e Arcoverde, com 73 quilômetros de extensão e um investimento previsto de R$ 200 milhões. O ministro destacou que a conclusão da ferrovia, paralisada há mais de uma década, é prioridade do Governo Federal para gerar emprego e movimentar a economia local. Renan Filho também anunciou o início dos estudos para a construção de um porto seco com hubs logísticos no Sertão (próximo a Salgueiro) e no Agreste (abrangendo Quipapá e Agrestina). Matéria na íntegra


Bolsonaro pede que Eduardo ‘feche a boca’ para não prejudicá-lo, mas filho intensifica ataques
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu a interlocutores que orientassem seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a "fechar a boca" para não prejudicar as negociações políticas em torno de sua anistia e redução de penas. O contato direto entre pai e filho está proibido por determinação judicial. No entanto, as tentativas de mediação não tiveram sucesso, e Eduardo intensificou os ataques, especialmente contra o STF e o Centrão, incluindo o próprio partido (PL). O deputado afirma que o pai está na condição de "refém" e incapaz de avaliar corretamente o quadro político, alegando existir um movimento para "exterminar com a direita". Em meio à polêmica, Eduardo chegou a se lançar como candidato a Presidente da República sem o aval do pai. Matéria na íntegra


Por que seu corpo arrepia do nada? A ciência explica
O arrepio é um reflexo comum que mistura evolução, emoções e reações do corpo. Ele ocorre pela contração de pequenos músculos na base de cada folículo piloso, um mecanismo herdado de nossos ancestrais que usavam os pelos eriçados para se aquecer ou parecer maiores. Atualmente, além do frio, o arrepio está ligado a emoções intensas, como ouvir uma música emocionante ou sentir medo, pois o corpo libera substâncias que ativam a resposta de "luta ou fuga". O estresse diário e a ansiedade também podem ser culpados, disparando reações de alerta do sistema nervoso e liberando adrenalina. Em casos sem motivo aparente, pesquisadores levantam a hipótese de memórias inconscientes ou desequilíbrios hormonais. Arrepios muito frequentes acompanhados de tonturas ou palpitações devem ser investigados por um médico. Matéria na íntegra


Polêmico: Deputados aprovam bônus para policiais que matam suspeitos
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma polêmica emenda que concede gratificação a policiais civis que "neutralizarem criminosos" e apreenderem armas de grande calibre. Batizada de "gratificação faroeste", a medida integra um projeto de reestruturação da Polícia Civil e prevê premiação entre 10% e 150%. A proposta gerou intenso debate e segue agora para sanção ou veto do governador. O texto já havia existido entre 1995 e 1998 e foi encerrado após um aumento na letalidade em confrontos. O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício ao governador afirmando que a medida favorece o aumento da letalidade policial e representa um retrocesso, defendendo que o êxito das políticas de segurança deve ser medido por dados e índices, e não por essa métrica. Matéria na íntegra
 

Fundarpe avança em estudos para tombamento do Núcleo Histórico de Triunfo
Técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) visitaram o município de Triunfo para avançar no processo de elaboração do Exame Técnico de Tombamento Estadual do Núcleo Histórico. A área em estudo reúne edificações importantes como o Theatro Cinema Guarany e o Açude João Barbosa, e já é protegida por legislação estadual desde 2010. A programação incluiu entrevistas com a gestão municipal, visitas a equipamentos culturais e rodas de diálogo com moradores. O trabalho, que utilizou até drone para mapeamento, busca garantir a continuidade da memória que se confunde com a identidade cultural da população. O Núcleo Histórico de Triunfo, que soma cerca de 357 mil metros quadrados, é considerado um dos conjuntos urbanos mais relevantes do interior de Pernambuco. Matéria na íntegra

Prefeitura de Iguaracy divulga curso gratuito de Logística através do Qualifica PE

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, chama a atenção da população para uma grande oportunidade de capacitação: estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Administração de Operações Logísticas, ofertado pelo programa Qualifica PE, do Governo do Estado de Pernambuco.

O curso, voltado para jovens e adultos que buscam se inserir ou crescer no mercado de trabalho, terá início no próximo dia 29 de setembro e segue até 10 de outubro de 2025, sendo realizado no CEMUPI – Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy.

Entre os conteúdos abordados estão gerenciamento de transporte, armazenamento, custos logísticos, distribuição de produtos e otimização de processos — áreas cada vez mais valorizadas no mundo corporativo. Além da formação gratuita, os participantes receberão certificado de conclusão, fortalecendo o currículo e ampliando as chances de empregabilidade em um dos setores que mais crescem no país.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial qualifica.sedepe.pe.gov.br/alu_inicio. Outras informações também podem ser acessadas pelo portal sedepe.pe.gov.br.

Com essa ação, a Prefeitura de Iguaracy reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que ampliam o acesso à educação profissional, incentivando a população a investir em conhecimento e garantir novas oportunidades de futuro.

Iguaracy sedia Formação de Educação Popular em Saúde através do Ministério da Saúde

Na manhã desta quarta-feira (24), o município de Iguaracy foi palco da 1ª Formação de Educação Popular em Saúde do projeto IntegraChagas Brasil, uma importante iniciativa do Ministério da Saúde voltada à prevenção da doença de Chagas no país. O encontro, realizado às 8h, reuniu profissionais da Educação, da Saúde, gestores municipais e lideranças sociais, reforçando o compromisso da cidade com a promoção da saúde pública e da cidadania.

Mais de 100 participantes acompanharam a capacitação conduzida pelo professor José Carlos da Silva, Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este primeiro encontro aconteceu de forma presencial e teve como destaque o acolhimento dos cursistas, criando um espaço de troca e aprendizado coletivo.

O evento contou ainda com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, além de coordenadores do IntegraChagas Brasil, membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Os próximos encontros serão realizados de maneira remota, permitindo a interação ao vivo e a troca de experiências entre os participantes. Em Iguaracy, a ação tem recebido apoio integral da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que vem investindo em iniciativas estratégicas para fortalecer a rede de atenção básica e garantir qualidade de vida à população. 

Prefeito de Iguaracy busca fortalecimento da saúde do município em reunião com a Secretaria de Saúde de Pernambuco

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve nesta quarta-feira (24) na sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, onde participou de uma importante reunião com a secretária estadual de Saúde, Zilda do Rego. O encontro teve como foco o alinhamento de diretrizes e a avaliação de projetos em andamento para o fortalecimento da saúde pública no município.

Dr. Pedro esteve acompanhado do secretário executivo de Gestão Estratégica, Dr. Anderson Oliveira, que destacou a necessidade da integração entre as diversas áreas para ampliar a eficiência dos serviços oferecidos à população. Também participaram da agenda Gabriela Santana, diretora geral de Relações Institucionais e filha da terra iguaraciense, e Rinaldo Albuquerque, assessor do deputado estadual e secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

De forma incansável, o prefeito Dr. Pedro tem batido em todas as portas possíveis em busca de avanços e melhorias para Iguaracy. Em sua fala, reafirmou seu compromisso de transformar a saúde pública e garantir mais qualidade de vida para a população.

“Estamos trabalhando com foco em resultados concretos. Unir forças com o Governo do Estado é essencial para avançarmos e cuidarmos ainda melhor do nosso povo”, declarou.

A reunião integra uma série de compromissos administrativos que o prefeito vem cumprindo em Recife, sempre com a missão de abrir caminhos e consolidar parcerias estratégicas que tragam benefícios diretos para os iguaracienses.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Rodovia que passa na Serra do Teixeira terá terceira faixa e reforço na segurança
O governo da Paraíba anunciou um investimento de R$ 18 milhões na requalificação da rodovia PB-262, que passa pela Serra do Teixeira. O projeto, que deve ser concluído até dezembro de 2025, prevê a implantação de uma terceira faixa em trechos críticos, melhorias nas curvas e contenção de taludes para evitar desmoronamentos. A obra, que inclui recapeamento asfáltico e reforço na sinalização, tem como objetivo principal aumentar a segurança e reduzir o alto índice de acidentes graves no local. A licitação está programada para janeiro de 2026, com início das obras previsto para abril. Informação na íntegra


Corpo de vítima de homicídio fica na rua por mais de 4h nesta 4ª em ST
O corpo de Jeferson de Alencar Lima, um mototaxista de 29 anos assassinado em Serra Talhada, permaneceu na rua por mais de quatro horas. A longa espera se deve à falta de um Instituto de Criminalística (IC) e de um Instituto Médico Legal (IML) na cidade, o que obriga a transferência dos corpos para perícia em outras cidades, como Caruaru ou Petrolina. A situação, descrita como um calvário para a família, expõe um problema histórico de infraestrutura na segurança pública local. Recentemente, foi anunciado que um IML e um complexo do IC serão construídos na cidade, mas o caso atual reforça a urgência da medida. Informação na íntegra


Paciente se masturba no Hospital Eduardo Campos Serra Talhada nesta terça
Um paciente de 29 anos causou tumulto em uma enfermaria do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, ao se masturbar em seu leito na frente de outros enfermos. O incidente, registrado por volta das 22h, levou a Polícia Militar a ser acionada. O homem, que estaria em crise de abstinência, foi levado à Delegacia de Polícia para que as medidas cabíveis fossem tomadas. O caso foi registrado como ato obsceno, e destaca a necessidade de atenção a situações atípicas em ambientes de saúde, que podem demandar intervenções das autoridades. Informação na íntegra


Governo de Pernambuco avança com projetos de duplicação da BR-232 até Serra Talhada
O governo de Pernambuco está avançando com os projetos para a duplicação da BR-232. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) formalizou o contrato com um consórcio para a realização dos estudos de impacto ambiental e relatórios no trecho de 77 quilômetros entre Custódia e Serra Talhada. O investimento nesses estudos é de R$ 2,1 milhões, com prazo de 150 dias para a execução. A duplicação completa da rodovia, que se estenderá por 264,9 quilômetros de São Caetano a Serra Talhada, faz parte do programa "PE na Estrada", que tem como objetivo modernizar a infraestrutura viária do estado. Informação na íntegra
 


Homem é executado em Belmonte e mulher é vítima de ‘bala perdida’
Um duplo homicídio foi registrado em São José do Belmonte, no Sertão Central. Um homem conhecido como "Nego" foi executado a tiros na Vila Açudinho. Durante o tiroteio, Ana Paula dos Santos, conhecida como "Nega Piu", foi atingida por uma bala perdida enquanto estava sentada na calçada. Apesar de ter sido socorrida, ela não resistiu aos ferimentos e faleceu na Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes. A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e a perícia foi realizada. O caso chocou a população e reforça a crescente sensação de insegurança na região, motivando investigações para identificar os responsáveis. Informação na íntegra


TCE-PE julga legais admissões de servidores na Câmara Municipal de Iguaracy em 2024
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) considerou legais e concedeu registro às admissões de três servidores efetivos da Câmara Municipal de Iguaracy, contratados por concurso público em 2024. A decisão, tomada pela Primeira Câmara do TCE, destacou que as contratações respeitaram os princípios constitucionais. O relator do processo ressaltou que, apesar de irregularidades formais iniciais, como a ausência de extratos e certidões, as falhas foram sanadas e não comprometeram a legalidade dos atos. O Tribunal também recomendou à Câmara a criação de um programa de capacitação para os servidores responsáveis pelos atos de pessoal, a fim de aprimorar o gerenciamento da documentação. Informação na íntegra


Mototaxista é morto à tiros no bairro Vila Bela, em Serra Talhada
O mototaxista Jeferson de Alencar Lima, de 29 anos, foi morto a tiros enquanto caminhava pela calçada da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Vila Bela, em Serra Talhada. Conhecido como "Dão", ele foi surpreendido por um criminoso que se aproximou a pé e efetuou três disparos antes de fugir sem deixar rastros. A Polícia Militar esteve no local para coletar as primeiras informações. Este é o 14º homicídio registrado na cidade em 2025, um dado que acentua a preocupação com a segurança pública entre os moradores. A Polícia Civil já iniciou a investigação para identificar e capturar o responsável. Informação na íntegra


Mais de 600 veículos roubados ou furtados são recuperados pela PRF no Nordeste
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou 628 veículos com adulterações, roubados ou furtados, em uma operação de dez dias nos estados do Maranhão e Alagoas. A Operação Hircus IX, que incluiu a maior ação já realizada no Maranhão com 324 veículos recuperados, também atuou em Maceió, onde recuperou outros 304. A ação revelou que muitos dos veículos foram adquiridos de forma fraudulenta pela internet, com os condutores se tornando vítimas de golpes. As investigações iniciais indicam que parte dos compradores desconhecia a origem ilícita dos bens. Informação na íntegra
 

Petrolina: dono da Havan se pronuncia sobre incêndio criminoso em estátua: “Inaceitável”
O proprietário da Havan, Luciano Hang, se manifestou sobre o incêndio criminoso que destruiu a estátua da loja em Petrolina. Câmeras de monitoramento flagraram dois indivíduos ateando fogo no monumento. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, mas a estrutura ficou reduzida à parte metálica. A Polícia Civil já está investigando o caso para identificar os responsáveis. Em nota, Hang classificou o ato como inaceitável e um sinal de intolerância, afirmando que a empresa continuará abrindo lojas e gerando empregos, e que lutará pela liberdade de expressão e contra a impunidade. Informação na íntegra


SDS divulga redução de 31% nos crimes violentos na RMR após 30 dias de atuação dos novos PMs
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulgou um balanço positivo dos primeiros 30 dias de atuação dos novos policiais militares na Região Metropolitana do Recife. Apelidados de “laranjinhas”, os novos agentes contribuíram para uma redução de 31,2% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), em comparação com o mesmo período em 2024. A SDS também destacou uma queda de 90% nos roubos a ônibus, 15,18% nos furtos no Recife e um aumento de 20% nas apreensões de armas de fogo. Os dados mostram um impacto significativo da nova estratégia de segurança na região. Informação na íntegra


Nordeste: Laudo preliminar indica motivo da morte da Rainha da Cavalgada; Saiba detalhes
O laudo preliminar da morte de Gabrielly Moreira, de 16 anos, encontrada sem vida em uma construção no Ceará, indica que a jovem tinha alimento engasgado na traqueia. A perícia não encontrou sinais de agressão ou abuso sexual, apesar de a adolescente apresentar arranhões e hematomas no rosto e nas mãos. Outros três laudos ainda serão divulgados para confirmar a causa da morte. A jovem foi encontrada por sua família após sair com amigos. A prefeitura de Pedra Branca e a escola da estudante lamentaram a morte, destacando seu carisma e participação nas cavalgadas locais. Informação na íntegra


DER deve indenizar família de homem que morreu ao desviar de buracos em rodovia em Pernambuco; caso aconteceu em 2009
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) foi condenado a indenizar a família de um homem que morreu em 2009, após um acidente de moto na PE-217. A juíza responsável pelo caso determinou que o DER pague uma indenização de R$ 50 mil e pensão mensal à viúva e aos dois filhos da vítima. A decisão se baseou no fato de que o acidente ocorreu quando o motociclista tentou desviar de buracos na rodovia, colidindo com outro veículo. A magistrada ressaltou o estado precário da via e descartou a alegação de culpa exclusiva da vítima, reforçando a responsabilidade do Estado pela manutenção das estradas. Informação na íntegra


Salário de concurso do Banco do Brasil pode chegar a R$ 7 mil; confira detalhes
O Banco do Brasil deve realizar um novo concurso público ainda em 2025. O processo seletivo, destinado a candidatos de nível médio, oferecerá vagas para o cargo de Escriturário, com atuação como Agente Comercial e Agente de Tecnologia. O salário inicial é de R$ 3,9 mil, mas pode chegar a R$ 7 mil com a inclusão de benefícios. As inscrições devem ser realizadas no site da banca organizadora, que possivelmente será a Fundação Cesgranrio. A expectativa é que o novo certame ocorra após a convocação dos aprovados no concurso anterior. Informação na íntegra
 


Infartos em jovens disparam no Brasil e assustam médicos
O número de infartos em pessoas com menos de 40 anos tem crescido no Brasil, com mais de 234 mil atendimentos e 7,8 mil mortes registradas entre 2022 e 2024. As doenças cardiovasculares, que incluem infartos e AVC, continuam sendo a principal causa de morte no país. Especialistas alertam para a importância de adotar hábitos saudáveis e ficar atento aos sintomas, como dor no peito, falta de ar e suor frio. O aumento dos casos entre a população mais jovem tem levantado preocupações e questionamentos sobre os fatores que podem estar contribuindo para esse cenário alarmante na saúde pública. Informação na íntegra
 

Pernambuco lidera ranking nacional de destinos turísticos mais desejados, revela pesquisa
Pernambuco se destacou em uma pesquisa do Ministério do Turismo, com dois de seus destinos entre os mais desejados do país. Fernando de Noronha e Porto de Galinhas ocuparam o primeiro e segundo lugar, respectivamente. A pesquisa, realizada em parceria com a Nexus, ressalta o sucesso das políticas estaduais de fomento ao turismo. A governadora Raquel Lyra atribuiu os resultados à ampliação da malha aérea, requalificação de estradas e realização de ações turísticas. Os dados da Empetur confirmam o crescimento no fluxo de turistas, com Porto de Galinhas e Fernando de Noronha registrando aumentos significativos no primeiro semestre de 2025. Informação na íntegra

Prefeito Pedro Alves cumpre agenda oficial no Recife na COMPESA e Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, que está na capital pernambucana cumprindo uma importante agenda institucional voltada à captação de recursos e ao fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento do município.

A programação começou com uma reunião na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), onde o prefeito foi recebido por Guilherme, diretor regional do Sertão, e por José Virgínio, servidor da companhia. No encontro, foram discutidas ações para melhorias no abastecimento de água em Iguaracy, visando ampliar a cobertura e eficiência dos serviços prestados à população.

Logo após, Dr. Pedro foi recebido pelo Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Dr. Almir Cirilo. Participaram ainda da reunião Rinaldo Albuquerque, assessor do deputado estadual e atual Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, e Igor Galindo, assessor direto do secretário. A pauta tratou de investimentos em segurança hídrica, ampliação de obras estruturantes e projetos que beneficiem o município, especialmente as áreas mais vulneráveis.

Prefeito Dr. Pedro Alves garante avanço na saúde com a construção da nova UBS Sede, que avança em ritmo acelerado

Segue em ritmo acelerado a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede de Iguaracy, que está sendo erguida ao lado do Parque Municipal Eduardo Campos. O equipamento representa um marco na infraestrutura da saúde pública do município, oferecendo ambientes modernos, acolhedores e funcionais para melhor atender a população.

A nova UBS garantirá mais conforto aos usuários e condições adequadas de trabalho para os profissionais de saúde, fortalecendo a atenção básica e ampliando o acesso aos serviços essenciais.

O prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância do investimento para a comunidade: “Estamos investindo na estruturação da saúde básica do nosso município, garantindo um espaço moderno e adequado para atender com mais qualidade a nossa população. Essa UBS será fundamental para ampliar o acesso a serviços essenciais de saúde”, afirmou.

Com a obra, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a valorização da saúde e o bem-estar dos iguaracienses, mostrando que cuidar das pessoas segue sendo prioridade.

Prefeito Pedro Alves cumpre agenda com o deputado Renildo Calheiros em busca de recursos para Iguaracy

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito do município de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve em Recife cumprindo agenda oficial no gabinete do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB). O encontro teve como objetivo articular recursos e parcerias que tragam investimentos para diversas áreas do município.

Segundo o prefeito, a reunião foi bastante positiva. “A conversa foi muito proveitosa. Apresentamos demandas importantes e, muito em breve, teremos uma programação a ser divulgada com boas notícias para o povo de Iguaracy”, afirmou Dr. Pedro Alves.

A visita reforça o compromisso da gestão municipal com a busca contínua por melhorias, fortalecendo o diálogo com representantes da bancada federal e visando sempre o desenvolvimento de Iguaracy.

Bruna Torres será premiada como Vereadora Revelação no Troféu Ouro 2025, durante evento em Caruarú

A vereadora Bruna Torres será destaque no Troféu Ouro 2025, recebendo o título de Vereadora Revelação na Política de Iguaracy e Região. A premiação acontece no próximo dia 25 de outubro, em Caruaru, dentro do maior evento de reconhecimento político e empresarial do Nordeste, idealizado pelo empresário Wellington Wagner.

O Troféu Ouro é considerado uma das premiações mais prestigiadas de Pernambuco, sendo uma das poucas do Nordeste realizadas com base em pesquisas e levantamentos reais em diversos municípios, o que reforça ainda mais a legitimidade do reconhecimento.

Eleita com 791 votos, Bruna não apenas foi a mais votada nas últimas eleições, mas também fez história ao conquistar a maior votação já registrada para o Legislativo de Iguaracy. Jovem, mulher e atuante, ela vem se destacando pela seriedade, dedicação e compromisso com as demandas da população, representando os quatro cantos do município e levando as vozes da comunidade para dentro da Câmara.

Esse reconhecimento estadual é mais uma prova de que o trabalho de Bruna Torres ultrapassa fronteiras, consolidando seu nome como um dos principais destaques da nova geração da política iguaraciense e reafirmando seu compromisso com uma atuação voltada para as necessidades reais da população.

Prefeitura de Iguaracy entrega 190 metros de saneamento na Rua Joaquim Vicente Sobrinho

O Governo Municipal de Iguaracy segue avançando em obras que melhoram a vida dos cidadãos. Desta vez, a gestão do prefeito Dr. Pedro Alves concluiu a implantação de 190 metros de saneamento básico na Rua Joaquim Vicente Sobrinho, na sede do município. 

A ação reforça o compromisso da administração em garantir mais saúde, dignidade e infraestrutura para os moradores. O prefeito destacou em suas redes sociais que o trabalho não para e reafirmou sua determinação em seguir transformando a cidade. “Seguiremos firmes para construir uma cidade cada vez melhor para todos”, declarou.

Com investimentos contínuos em saneamento, Iguaracy demonstra responsabilidade com o presente e visão de futuro, cuidando da saúde pública e oferecendo mais qualidade de vida à população.

Iguaracy sediará a I Formação de Educação Popular em Saúde através do Ministério da Saúde

Na próxima quarta-feira, dia 24, às 8h, o município de Iguaracy sediará a I Formação de Educação Popular em Saúde do projeto IntegraChagas Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde para prevenção da doença de Chagas no país. A atividade é voltada para profissionais da Educação e da Saúde, além de gestores e lideranças sociais da cidade.

A capacitação mobilizará mais de 100 pessoas e será ministrada pelo Professor José Carlos da Silva, Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O processo iniciará com encontro presencial e um momento de acolhida dos cursistas. 
 
Participarão representantes das Secretarias de Educação e de Saúde do município, coordenadores do projeto IntegraChagas Brasil, representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Os encontros seguintes serão remotos ao vivo, com troca de experiências a partir das atividades propostas.

Iguaracy recebe ações de educação voltadas para a prevenção e o controle da doença de Chagas desde 2024. A formação deste ano faz parte do eixo de Educação e Comunicação em Saúde do IntegraChagas Brasil. A proposta propõe construir ideias, métodos e técnicas em educação popular que sejam aplicáveis no cotidiano das pessoas, estimulando a mobilização comunitária e a conscientização social sobre o cuidado em saúde em Iguaracy.

A metodologia da Formação gira em torno do diálogo, da construção coletiva de estratégias e da troca de saberes entre os participantes de áreas complementares: Saúde e Educação. Segundo Professor Carlos, “o curso poderá transitar por objetivos mais concretos e da teoria no campo da educação em saúde, mas também tem a intenção de escutar as pessoas, valorizar os seus saberes e encantar essas pessoas para que, de forma solidária e amorosa, colabore com a lida cotidiana nos processos de cuidado, prevenção e recuperação da saúde das pessoas acometidas pela Doença de Chagas.”

SOBRE O PROJETO

O IntegraChagas Brasil é um projeto do Ministério da Saúde financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento da Doença de Chagas no âmbito dos serviços de atenção primária e integração de ações com os serviços de vigilância em saúde, atuando em 5 cidades do Brasil consideradas endêmicas.

Iguaracy, no sertão do pajeú, é a única cidade de Pernambuco a receber ações do projeto. 5 mil pessoas foram testadas para a doença na cidade desde agosto de 2024 e 153 novos casos foram identificados até agora. A identificação dos casos é fundamental para garantir o tratamento da doença.

Iguaracy realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 26 de setembro

O município de Iguaracy realiza nesta sexta-feira, dia 26 de setembro de 2025, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento será realizado no CEMUPI – Centro de Múltiplo Uso, a partir das 8h da manhã, reunindo profissionais da saúde, gestores públicos, representantes da sociedade civil e usuários do SUS.

Com o tema “Planejamento e Fortalecimento do SUS na Saúde de Iguaracy com Perspectivas para o Futuro”, a conferência tem como objetivo discutir, avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que garantam o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde no município.

A participação da população é considerada essencial para o avanço das ações em saúde e para consolidar um SUS mais justo, eficiente e acessível. O espaço será aberto para debates, escuta ativa e deliberações que impactarão diretamente nas decisões e investimentos na área da saúde municipal.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.