

Jovem é assassinado a tiros dentro de casa em Afogados da Ingazeira
Um homicídio foi registrado na manhã desta sexta-feira (26) no bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira. A vítima, José Leonardo Santos Morais, de 24 anos, foi surpreendida dentro de sua residência e, segundo informações preliminares, tentou se defender antes de ser atingido pelos disparos. O jovem morreu no local, e os criminosos fugiram logo após a execução. José Leonardo havia se mudado há pouco tempo para a cidade e tinha passagens pela polícia. Até o momento, as motivações do crime são desconhecidas, e nenhum familiar compareceu para o reconhecimento do corpo. O episódio intensificou o clima de medo na cidade, após uma tentativa de homicídio ocorrida no dia anterior no bairro Miguel Arraes. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, identificar e prender os responsáveis. Matéria na íntegra

Jovem de 17 anos sofre tentativa de homicídio em Afogados da Ingazeira
Um jovem de 17 anos, identificado como Sandro S.F. e popularmente conhecido como Gago, foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite da última quinta-feira (25) no bairro Miguel Arraes, em Afogados da Ingazeira. O crime foi cometido por dois homens em uma motocicleta que efetuaram diversos disparos contra a vítima e fugiram em seguida. Gago foi socorrido e encaminhado com urgência ao Hospital Regional Emilia Câmara, que fica próximo ao local do crime. Ele sofreu duas perfurações, sendo uma na jugular esquerda e outra nas costas. A Polícia foi acionada para iniciar a investigação e apurar a motivação por trás da tentativa de assassinato. Matéria na íntegra

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) novas diretrizes para a realização da mamografia, visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Pela primeira vez, o exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, mediante a vontade da paciente e a indicação de um médico. As novas regras revogam protocolos anteriores do SUS que limitavam o acesso a este grupo. O protocolo oficial agora estabelece rastreamento populacional bienal para mulheres de 50 a 74 anos, expandindo o limite anterior que era de 69 anos. Para as mulheres acima dos 74 anos, a decisão sobre o exame será individualizada. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, a mudança visa consolidar a rede de prevenção e aumentar a regularidade do exame. Matéria na íntegra

Elon Musk alerta: a próxima escassez global não será de água
O bilionário Elon Musk alertou recentemente que a próxima grande escassez global não será de água, mas sim de energia elétrica, podendo ocorrer mais rápido do que se imagina. Segundo ele, a humanidade está entrando em uma era onde a eletricidade se tornará o recurso mais disputado globalmente. A demanda energética deve subir a níveis históricos devido à explosão da Inteligência Artificial, à crescente popularização dos carros elétricos e à digitalização de quase tudo, fatores que pressionam a infraestrutura existente. Musk prevê o risco de apagões em larga escala nas próximas décadas caso nada seja feito. Para evitar este cenário, ele defende a aceleração da transição para energias renováveis, como a solar, e o investimento em armazenamento de energia em baterias e novas tecnologias, como reatores nucleares. Matéria na íntegra




Raquel diz que está virando o jogo em Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (25) para afirmar que o Estado está "virando o jogo", com avanços visíveis na economia e nos indicadores sociais. A gestora destacou que os números comprovam que a administração está no caminho certo, citando a redução da extrema pobreza e da desnutrição, além do aumento no número de carteiras assinadas. Raquel Lyra reforçou que o governo trabalha intensamente para gerar emprego, renda e oportunidade, garantindo que a gestão manterá o "pé no acelerador" no ritmo das ações. Ela concluiu afirmando que é possível fazer diferente e que o esforço tem valido a pena. Matéria na íntegra

Homem mata professor a tiros para vingar morte do filho em acidente de trânsito
O professor Lucas Antonio de Lacerda, de 39 anos, foi assassinado com ao menos oito tiros na Grande Florianópolis, em São José. A Polícia Civil trabalha com a vingança como principal linha de investigação para o crime. Os suspeitos são tio e sobrinho, de 45 e 24 anos, respectivamente. As investigações apontam que o crime foi motivado pela morte do filho do suspeito em um acidente de trânsito em 2024, no qual Lucas Antonio era réu por homicídio doloso. A morte da esposa do suspeito, dois dias antes do assassinato do professor, teria servido como "gatilho" para a execução. O delegado responsável pelo caso confirmou que a motivação é considerada torpe e que o crime foi cometido sem chance de defesa para a vítima. Matéria na íntegra

Homem é preso em flagrante em Serra Talhada após divulgar fotos íntimas e ameaçar mulher de morte
Um homem foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (25) em Serra Talhada, no bairro Vila Bela, acusado de constrangimento ilegal e ameaça por violência doméstica. A prisão foi efetuada pela Polícia Militar após denúncias de ameaça. A vítima relatou que, após o término do relacionamento, o ex-companheiro passou a fazer constantes ameaças de morte e intimidações de agressão física, caso ela se envolvesse com outra pessoa. O suspeito também divulgou fotos íntimas da mulher em uma conta de rede social criada por ele, o que causou grande constrangimento familiar. A vítima informou que já havia solicitado medida protetiva anteriormente, mas reatou o relacionamento em seguida. Matéria na íntegra

Saiba o que está por trás da química entre Lula e Trump
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, e Trump declarou ter tido "ótima química" com Lula, marcando um novo encontro em breve. Contudo, essa aproximação não é fruto de simpatia mútua, mas sim de um intenso lobby promovido por empresários brasileiros com negócios nos EUA, especificamente os irmãos Wesley e Joesley Batista, donos do grupo J&F. Com uma grande influência no mercado norte-americano, eles têm conseguido abrir diálogo com a gestão Trump. O lobby busca mostrar como as tarifas extras impostas afetam negativamente os consumidores americanos de classes mais baixas, que dependem dos produtos da J&F. Matéria na íntegra

Condenado à morte faz declaração arrepiante antes da execução
O estado da Flórida executou David Joseph Pittman, condenado à morte pelo assassinato de três pessoas em 1990, encerrando um processo que durou mais de três décadas. O que chamou a atenção foram as últimas palavras do condenado, carregadas de mistério e tensão. Momentos antes da injeção letal, Pittman declarou: "Hoje não é justiça. Hoje é assassinato pelo Estado da Flórida. Eu não matei ninguém." A frase manteve sua alegação de inocência até o fim, reacendendo intensos debates nos Estados Unidos sobre a validade da pena capital e a possibilidade de erros judiciais, visto que o condenado passou mais de 30 anos no corredor da morte. Matéria na íntegra
Um homicídio foi registrado na manhã desta sexta-feira (26) no bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira. A vítima, José Leonardo Santos Morais, de 24 anos, foi surpreendida dentro de sua residência e, segundo informações preliminares, tentou se defender antes de ser atingido pelos disparos. O jovem morreu no local, e os criminosos fugiram logo após a execução. José Leonardo havia se mudado há pouco tempo para a cidade e tinha passagens pela polícia. Até o momento, as motivações do crime são desconhecidas, e nenhum familiar compareceu para o reconhecimento do corpo. O episódio intensificou o clima de medo na cidade, após uma tentativa de homicídio ocorrida no dia anterior no bairro Miguel Arraes. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, identificar e prender os responsáveis. Matéria na íntegra

Jovem de 17 anos sofre tentativa de homicídio em Afogados da Ingazeira
Um jovem de 17 anos, identificado como Sandro S.F. e popularmente conhecido como Gago, foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite da última quinta-feira (25) no bairro Miguel Arraes, em Afogados da Ingazeira. O crime foi cometido por dois homens em uma motocicleta que efetuaram diversos disparos contra a vítima e fugiram em seguida. Gago foi socorrido e encaminhado com urgência ao Hospital Regional Emilia Câmara, que fica próximo ao local do crime. Ele sofreu duas perfurações, sendo uma na jugular esquerda e outra nas costas. A Polícia foi acionada para iniciar a investigação e apurar a motivação por trás da tentativa de assassinato. Matéria na íntegra

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) novas diretrizes para a realização da mamografia, visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Pela primeira vez, o exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, mediante a vontade da paciente e a indicação de um médico. As novas regras revogam protocolos anteriores do SUS que limitavam o acesso a este grupo. O protocolo oficial agora estabelece rastreamento populacional bienal para mulheres de 50 a 74 anos, expandindo o limite anterior que era de 69 anos. Para as mulheres acima dos 74 anos, a decisão sobre o exame será individualizada. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, a mudança visa consolidar a rede de prevenção e aumentar a regularidade do exame. Matéria na íntegra

Elon Musk alerta: a próxima escassez global não será de água
O bilionário Elon Musk alertou recentemente que a próxima grande escassez global não será de água, mas sim de energia elétrica, podendo ocorrer mais rápido do que se imagina. Segundo ele, a humanidade está entrando em uma era onde a eletricidade se tornará o recurso mais disputado globalmente. A demanda energética deve subir a níveis históricos devido à explosão da Inteligência Artificial, à crescente popularização dos carros elétricos e à digitalização de quase tudo, fatores que pressionam a infraestrutura existente. Musk prevê o risco de apagões em larga escala nas próximas décadas caso nada seja feito. Para evitar este cenário, ele defende a aceleração da transição para energias renováveis, como a solar, e o investimento em armazenamento de energia em baterias e novas tecnologias, como reatores nucleares. Matéria na íntegra




Raquel diz que está virando o jogo em Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (25) para afirmar que o Estado está "virando o jogo", com avanços visíveis na economia e nos indicadores sociais. A gestora destacou que os números comprovam que a administração está no caminho certo, citando a redução da extrema pobreza e da desnutrição, além do aumento no número de carteiras assinadas. Raquel Lyra reforçou que o governo trabalha intensamente para gerar emprego, renda e oportunidade, garantindo que a gestão manterá o "pé no acelerador" no ritmo das ações. Ela concluiu afirmando que é possível fazer diferente e que o esforço tem valido a pena. Matéria na íntegra

Homem mata professor a tiros para vingar morte do filho em acidente de trânsito
O professor Lucas Antonio de Lacerda, de 39 anos, foi assassinado com ao menos oito tiros na Grande Florianópolis, em São José. A Polícia Civil trabalha com a vingança como principal linha de investigação para o crime. Os suspeitos são tio e sobrinho, de 45 e 24 anos, respectivamente. As investigações apontam que o crime foi motivado pela morte do filho do suspeito em um acidente de trânsito em 2024, no qual Lucas Antonio era réu por homicídio doloso. A morte da esposa do suspeito, dois dias antes do assassinato do professor, teria servido como "gatilho" para a execução. O delegado responsável pelo caso confirmou que a motivação é considerada torpe e que o crime foi cometido sem chance de defesa para a vítima. Matéria na íntegra

Homem é preso em flagrante em Serra Talhada após divulgar fotos íntimas e ameaçar mulher de morte
Um homem foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (25) em Serra Talhada, no bairro Vila Bela, acusado de constrangimento ilegal e ameaça por violência doméstica. A prisão foi efetuada pela Polícia Militar após denúncias de ameaça. A vítima relatou que, após o término do relacionamento, o ex-companheiro passou a fazer constantes ameaças de morte e intimidações de agressão física, caso ela se envolvesse com outra pessoa. O suspeito também divulgou fotos íntimas da mulher em uma conta de rede social criada por ele, o que causou grande constrangimento familiar. A vítima informou que já havia solicitado medida protetiva anteriormente, mas reatou o relacionamento em seguida. Matéria na íntegra

Saiba o que está por trás da química entre Lula e Trump
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, e Trump declarou ter tido "ótima química" com Lula, marcando um novo encontro em breve. Contudo, essa aproximação não é fruto de simpatia mútua, mas sim de um intenso lobby promovido por empresários brasileiros com negócios nos EUA, especificamente os irmãos Wesley e Joesley Batista, donos do grupo J&F. Com uma grande influência no mercado norte-americano, eles têm conseguido abrir diálogo com a gestão Trump. O lobby busca mostrar como as tarifas extras impostas afetam negativamente os consumidores americanos de classes mais baixas, que dependem dos produtos da J&F. Matéria na íntegra

Condenado à morte faz declaração arrepiante antes da execução
O estado da Flórida executou David Joseph Pittman, condenado à morte pelo assassinato de três pessoas em 1990, encerrando um processo que durou mais de três décadas. O que chamou a atenção foram as últimas palavras do condenado, carregadas de mistério e tensão. Momentos antes da injeção letal, Pittman declarou: "Hoje não é justiça. Hoje é assassinato pelo Estado da Flórida. Eu não matei ninguém." A frase manteve sua alegação de inocência até o fim, reacendendo intensos debates nos Estados Unidos sobre a validade da pena capital e a possibilidade de erros judiciais, visto que o condenado passou mais de 30 anos no corredor da morte. Matéria na íntegra




Ministro garante a prefeitos edital para obras da Transnordestina entre Custódia e Arcoverde no mês de outubro
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou a prefeitos de Pernambuco que a retomada das obras da Transnordestina no estado ocorrerá em outubro. A Infra S.A. publicará o edital para a continuidade dos trabalhos no trecho SPS-4, que liga Custódia e Arcoverde, com 73 quilômetros de extensão e um investimento previsto de R$ 200 milhões. O ministro destacou que a conclusão da ferrovia, paralisada há mais de uma década, é prioridade do Governo Federal para gerar emprego e movimentar a economia local. Renan Filho também anunciou o início dos estudos para a construção de um porto seco com hubs logísticos no Sertão (próximo a Salgueiro) e no Agreste (abrangendo Quipapá e Agrestina). Matéria na íntegra

Bolsonaro pede que Eduardo ‘feche a boca’ para não prejudicá-lo, mas filho intensifica ataques
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu a interlocutores que orientassem seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a "fechar a boca" para não prejudicar as negociações políticas em torno de sua anistia e redução de penas. O contato direto entre pai e filho está proibido por determinação judicial. No entanto, as tentativas de mediação não tiveram sucesso, e Eduardo intensificou os ataques, especialmente contra o STF e o Centrão, incluindo o próprio partido (PL). O deputado afirma que o pai está na condição de "refém" e incapaz de avaliar corretamente o quadro político, alegando existir um movimento para "exterminar com a direita". Em meio à polêmica, Eduardo chegou a se lançar como candidato a Presidente da República sem o aval do pai. Matéria na íntegra

Por que seu corpo arrepia do nada? A ciência explica
O arrepio é um reflexo comum que mistura evolução, emoções e reações do corpo. Ele ocorre pela contração de pequenos músculos na base de cada folículo piloso, um mecanismo herdado de nossos ancestrais que usavam os pelos eriçados para se aquecer ou parecer maiores. Atualmente, além do frio, o arrepio está ligado a emoções intensas, como ouvir uma música emocionante ou sentir medo, pois o corpo libera substâncias que ativam a resposta de "luta ou fuga". O estresse diário e a ansiedade também podem ser culpados, disparando reações de alerta do sistema nervoso e liberando adrenalina. Em casos sem motivo aparente, pesquisadores levantam a hipótese de memórias inconscientes ou desequilíbrios hormonais. Arrepios muito frequentes acompanhados de tonturas ou palpitações devem ser investigados por um médico. Matéria na íntegra

Polêmico: Deputados aprovam bônus para policiais que matam suspeitos
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma polêmica emenda que concede gratificação a policiais civis que "neutralizarem criminosos" e apreenderem armas de grande calibre. Batizada de "gratificação faroeste", a medida integra um projeto de reestruturação da Polícia Civil e prevê premiação entre 10% e 150%. A proposta gerou intenso debate e segue agora para sanção ou veto do governador. O texto já havia existido entre 1995 e 1998 e foi encerrado após um aumento na letalidade em confrontos. O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício ao governador afirmando que a medida favorece o aumento da letalidade policial e representa um retrocesso, defendendo que o êxito das políticas de segurança deve ser medido por dados e índices, e não por essa métrica. Matéria na íntegra

Fundarpe avança em estudos para tombamento do Núcleo Histórico de Triunfo
Técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) visitaram o município de Triunfo para avançar no processo de elaboração do Exame Técnico de Tombamento Estadual do Núcleo Histórico. A área em estudo reúne edificações importantes como o Theatro Cinema Guarany e o Açude João Barbosa, e já é protegida por legislação estadual desde 2010. A programação incluiu entrevistas com a gestão municipal, visitas a equipamentos culturais e rodas de diálogo com moradores. O trabalho, que utilizou até drone para mapeamento, busca garantir a continuidade da memória que se confunde com a identidade cultural da população. O Núcleo Histórico de Triunfo, que soma cerca de 357 mil metros quadrados, é considerado um dos conjuntos urbanos mais relevantes do interior de Pernambuco. Matéria na íntegra






























